Mxyzptlk (Mr. Mxyzptlk)
Criação: Em 1944, na edição de número 30 do Super-Homem, um estranho vilão roubou a cena do Homem-de-Aço. Vestindo roupas de tons de laranja e roxo, sem mencionar um chápeu coco também roxo e cabelos prateados, a estranha criatura se identificava como um ser mágico da quinta dimensão. Dono de um senso de humor peculiar, o anãozinho possuía poderes incríveis capazes de dar vida a manequins, mudar estados da matéria, criar gigantes de um simples brinquedo e, para complicar ainda mais a vida do Homem-de-Aço, ele sabia a dupla identidade de Clark Kent. Ainda nesta primeira HQ, o estranho vilãozinho explica que seu nome é impronunciável pelos seres humanos e resolve adotar um nome para ser chamado pelos seres humanos. Materializando uma máquina de escrever gigante de dentro um outdoor, a criatura bate em teclas aleatórias e resolve adotar o "nome" que surge delas: Mxyzptlk. Ou melhor, senhor Mxyzptlk. O nome que por sinal também não é nada pronunciável (soa como Micsispitlic ou coisa que o valha) logo se tornaria quase tão famoso como o do Super-Homem.
As histórias de mr. Mxy, como os fãs passaram a chamá-lo para ficar mais fáceis, eram as preferidas, apesar de obrigatoriamente serem publicadas com intervalos regulares entre si. Isso porque cada vez que o Super-Homem o enviava para a quinta dimensão - o homenzinho era obrigado a voltar se dissesse seu nome ao contrário - Mxyzptlk tinha que permanecer po lá 90 dias até que um novo vórtice dimensional pudesse ser criado.
Para os leitores, o chamado "imp" (palavra em inglês que siginifica diabinho ou moleque levado) dava às HQs do Homem-de-Aço um tom humorístico, pois o homem da quinta dimensão podia criar qualquer coisa e, apesar de saber qual era o segredo da identidade do Super-Homem, se divertia mais em ameaçar Clark Kent e pregar as mais absurdas peças do que em efetivamente cumprir suas ameaças.
O auge da popularidade chegou na década de 70, no auge do psicodelismo, do qual Mxy - com suas roupas coloridas e magias absurdas - era um símbolo perfeito. Tanto que a empresa Mego (1971/1983), responsável pela maioria dos bonecos articulados na época, escolheu Mxy para ser o único vilão lançado em sua linha de brinquedos. E teve que fazer duas versões, porque a primeira (imagem ao lado), foi considerada assustadora demais para crianças.
O próprio Mxy, nas décadas de 80 e 90, chegou a assumir um ar mais cruel e perigoso em algumas HQs (em especial algumas criadas por Alan Moore). Em uma chegou inclusive a assumir uma aparência monstruosa e a matar amigos de Clark Kent - esta e a maioria das HQs mais pesadas de Mxyzptlk, porém, foi colocada fora da cronologia do Super-Homem, em histórias do tipo "elseworlds" (mundos paralelos, túnel do tempo, o que aconteceria se... etc, etc).
No final dos anos 90 Mxy voltou ao estilo mais humorístico, que pôde ser conferido recentemente nos EUA em um crossover da DC com Pernalonga e o pássaro Dodô. Também em uma edição mais recente (prevista para chegar aqui no Brasil em meados de 2002) Mxy resolveu entender a morte e para isso desafiou para um duelo ninguém menos que Apocalypse, o vilão que matou o Super-Homem. A história, que tem como capa uma paródia da edição da morte do herói, é engraçadíssima. Vale ressaltar que Mxyzptlk continua a ser um personagem secundário e não tem revista própria (como a maioria dos vilões), apesar de aparecer em destaque em várias edições especiais.
Mxyzptlk é uma criatura da quinta dimensão que tem poderes fantásticos. Apenas com a força do pensamento ele é capaz de, por exemplo, rearranjar as moléculas de qualquer coisa (viva ou não) e transformá-la no que quiser. No entanto, o sr. Mxy prefere usar seu tempo para prgar peças e brincadeiras nos seres de outros planetas. Seu escolhido deste século (e do passado) é o Super-Homem, de quem Mxy já chegou inclusive a tirar os poderes em uma determinada ocasiào quando criou a kryptonita vermelha. A cada noventa dias o diabinho consegue passar para a nossa dimensão e apronta com o herói. Nessas ocasiões, a única forma de derrotá-lo é fazê-lo dizer em voz alta o seu nome ao contrário. Mxyzptlk não se considera um vilão e sim um sujeito engraçado. Na verdade ele adora seus joguinhos com o Super-Homem, por quem chega a nutrir até mesmo um certo carinho, mas suas peças sempre representam um perigo mortal para o herói e, em geral, para o resto da humanidade.
2007-03-04 08:33:45
·
answer #1
·
answered by APP 3
·
0⤊
0⤋