Sim!
As formas de vida na Terra evoluíram durante milhões de anos em presença de gravidade 1 (1G), de modo que sua morfologia e fisiologia se desenvolveram no sentido de melhor adequação possível a este valor.
No que diz respeito ao aparelho cardiovascular, a abolição da gravidade manifesta-se principalmente pelo fim do peso da coluna líquida dentro dos vasos sangüíneos, ou seja, ausência da pressão hidrostática (Phid), com importantes repercussões sobre a dinâmica dos sistemas venoso, capilar e arterial. Além disso, a função circulatória torna-se ainda mais alterada pela anulação da compressão extrínseca sobre os vasos normalmente exercida pelo peso dos tecidos e órgãos adjacentes.
A longo prazo, somam-se a estes fatores o descondicionamento físico e a atrofia muscular, aumentando assim o número de variáveis que influenciam o comportamento do sistema cardiovascular.
Finalmente, é importante lembrar que a mudança do ambiente terrestre para o microgravitacional tem repercussões sobre o comportamento intrínseco do sistema nervoso, onde fenômenos de sensibilização e habituação (processo de aprendizado) estão constantemente em curso, modificando as respostas autonômicas no sentido de melhor adaptação ao novo ambiente.
2007-03-04 05:51:05
·
answer #1
·
answered by Renata D 2
·
1⤊
0⤋
Agora vc me deixou fora de órbita, a essa hora da madrugada, baby... faz isso não, até o sangue me sobe a cabeça, só de pensar em responder uma pergunta tão séria, vixi.... kkkkkkk
Prefiro te deixar um beijo e te presetear com uma vênia pela tua imensa criatividade e curiosidade sadia. Bjs. da amiga Bri
PS: Já ouvi dizer que fica mais lenta... Fonte? acho que foi o filme Apollo 11, se não me engano... =XD
2007-03-05 14:53:29
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os efeitos da falta de gravidade por longo tempo no organismo humano foi estudado pela primeira vez em agosto de 1961 na
missão soviética Vostok II
O metabolismo do corpo sofre alterações com a falta de gravidade, provavelmente decorrente da reação do corpo para se adaptar ao novo ambiente. O primeiro efeito é uma desorientação, seguido de inchaços no corpo (começando pelo pescoço). Ocorrem variações no olfato e no paladar, o rítmo cardíaco aumenta (aumentando a circulação sangüínea) e os níveis de oxigênio no sangue variam. Ocorre um relaxamento da musculatura da coluna cervical que resulta em um ligeiro aumento da estatura dos astronautas.
2007-03-04 12:44:37
·
answer #3
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
acho que não , pois o caração bombeia o sangue pelo corpo de uma maneira tão forte , que a circulação não ficará afetada por isso.
2007-03-04 04:28:03
·
answer #4
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
0⤊
1⤋
NAO
a pressao dentro do copro é diferente de fora do corpo
2007-03-04 04:27:14
·
answer #5
·
answered by _bruno_ 3
·
0⤊
1⤋
Não sei dizer ao certo,pois j´fiz sexo no avião e não notei diferença alguma.
2007-03-04 04:43:37
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋