English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

por favor!!!!!!!!!!!!!

2007-03-04 02:49:56 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Ajuda para Lição de Casa

4 respostas

A cultura organizacional determina o estilo de gestão das chefias e o próprio comportamento das pessoas dentro da empresa. Sentir sua influência e perceber sua forte pressão social é uma experiência única.

E única também são as suas características fazendo-se diferenciar as empresas da mesma maneira que os seres humanos diferenciam-se por meio de suas características individuais, sua personalidade.

Aliás, por razões didáticas compara-se a cultura organizacional das empresas com as características de personalidade das pessoas. É como se a cultura organizacional fosse a personalidade da empresa. Não há empresa, de qualquer segmento ou porte, que não tenha suas características de personalidade.

E essa comparação vai longe. Por exemplo, no processo terapêutico dedicado às pessoas não se objetiva modificar a personalidade do paciente. Não se pode despersonalizar as pessoas.

Da mesma forma, nos processos de mudança cultural, algumas vezes chamados também de Desenvolvimento Organizacional, não se pode esperar que o objetivo seja o de despersonalizar a empresa.

É fundamental reconhecer suas características e principalmente seus elementos de formação. A cultura organizacional forma-se da confluência de alguns fatores que tem sua origem ou no fundador da empresa (típico das empresas nacionais) ou na Matriz da empresa (típico das empresas multinacionais).

Os valores, crenças e experiências são os primeiros fatores para formação da cultura, complementados pelos costumes éticos e étnicos. Os costumes éticos fundamentam-se na escala de valores da sociedade em que se insere a empresa e regem os procedimentos do negócio. Os costumes étnicos fundamentam-se nas características da raça de origem (país ou cultura) da organização e interferem nos procedimentos da organização até com mais força que os costumes éticos (os costumes éticos são adaptados quando da mudança de local da empresa, os costumes étnicos não sofrem alteração).

Outro aspecto importante na formação da cultura organizacional relaciona-se com o nível de competitividade. Segmentos competitivos geram empresas organizadas e mais modernas. Segmentos pouco competitivos tornam as empresas mais acomodadas e menos desenvolvidas.

São estes fatores que criam a Cultura Organizacional que, por sua vez, define como vai ser a característica de gestão predominante na empresa.

E, a característica de gestão predominante determina como será o comportamento organizacional, isto é, como vão comportar-se os profissionais dentro da empresa.

Entender este processo de formação da cultura e aprofundar a compreensão e a prática das organizações é fator de sucesso nos processos de mudanças e de Desenvolvimento Organizacional.


+

2007-03-04 02:58:51 · answer #1 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 0 0

é importante para a qualidade de vida das pessoas

2007-03-04 16:29:17 · answer #2 · answered by patpedagoga 5 · 0 0

Os animais que estão no nível mais baixo da escala zoológica de desenvolvimento são caracterizados por reflexos e instintos enquanto o homem é consciente da finalidade, o ato existe antes como pensamento e a execução é o resultado de seu livre arbítrio. Porém, nos níveis mais altos da escala zoológica, as ações deixam de ser exclusivamente resultado de reflexos e instintos, encontrando-se assim, uma resposta inteligente ao problema, pessoal e criativa, mas limitada pela inteligência concreta, esta dependendo da experiência vivida "aqui e agora".

A experiência distingui-se do instinto por sua flexibilidade, já que as respostas são diferentes conforme situação e também por variarem de animal para animal.


A palavra caracteriza fundamentalmente o homem e o distingue do animal, que também se comunica por meio de linguagem, mas a natureza dessa comunicação não se compara à revolução que a linguagem humana provoca na relação homem com o mundo. A diferença entre a linguagem humana e a do animal está no fato de que este não conhece o símbolo, mas somente o índice. O índice está relacionado de forma fixa e única com a coisa a que se refere. O símbolo é universal, convencional, versátil e flexível; é a interpretação plural de uma única palavra ou objeto. A linguagem animal visa a adaptação à situação concreta, enquanto a linguagem humana intervém como uma forma abstrata que distância o homem da experiência vivida, dando assim ao animal uma inteligência concreta e ao homem uma abstrata. A linguagem abstrata permite ao homem interagir com o mundo, compreendendo-o e transformando-o. Se a palavra se encontra enfraquecida na possibilidade de expressão. É o próprio homem que se desumaniza.


O homem é um ser que trabalha e produz o mundo e a si mesmo, enquanto o animal não produz na sua existência, apenas a conserva agindo instintivamente. O trabalho humano é uma ação de finalidades conscientes que visa sua interação com a natureza para a compreensão e/ou mutação desta, enriquecendo assim, a si mesmo. Pelo trabalho o homem se autoproduz, enquanto o animal permanece sempre o mesmo na sua essência. Além de tudo, é uma atividade exclusivamente humana, pois melhora enriquece a afetividade resultante do relacionamento com membros de sua espécie, além de ser uma expressão de liberdade. Mas muitas vezes representa um instrumento de alienação e desumanização, como um trabalho imposto, rotineiro e nada criativo.


O homem é capaz de transformar a natureza, tornando possível a cultura. Cultura significa tudo o que o homem produz ao construir sua existência; é o conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar. É o que o caracteriza como um ser de mutação: a capacidade do homem de produzir sua própria história.


A ação humana é uma ação coletiva. O trabalho é executado como tarefa social, e a palavra toma sentido pelo diálogo. O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros, deixando o homem à mercê de regras impostas á sua existência até o fim dela. Toda a forma de guiar a vida de um indivíduo, tanto cultural como formal, é baseada no aval da maioria, da sociedade. Mesmo um indivíduo sendo contra a sociedade, suas raízes e crenças são firmadas a partir dela. Esse comportamento modelado pode levar à perda de valores próprios e autênticos, privando o homem de sua liberdade. Mas a vida autêntica só pode ocorrer na sociedade e através dela, fazendo assim com que seja uma condição de alienação e de liberdade, para o homem se perder, mas também se encontrar.

2007-03-04 11:20:58 · answer #3 · answered by lalinha 1 · 0 0

A cultura é a memória que se possa ter de tudo, infelizmente em nosso país, ainda não é tudo!!! Parece que existe uma enorme borracha da contra cultura apagando tudo que se tem de bom e melhor!!! Parece coisa do demônio!!! Sempre gostei de arqueologia insólita, ufos e mistério; todos os sites a esse respeito foi apagado na net!!! A contra cultura já começou; devemos ficar burros e desinformados!!!!

2007-03-04 11:00:39 · answer #4 · answered by jack 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers