English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

a gasolina do tipo B

2007-03-03 22:24:22 · 4 respostas · perguntado por rodolfo s 1 em Ciências e Matemática Química

4 respostas

No Brasil, atualmente encontram-se no comércio vários tipos de gasolina que são:

gasolina do tipo A ( 73 octanas - gasolina amarela )

gasolina do tipo B ( 82 octanas - gasolina azul)

gasolina do tipo C ( 76 octanas - gasolina + álcool )

gasolina verde - cujo NO = 110 - 130

esta última é somente utilizada na aeronáutica. A gasolina empregada nos motores endotérmicos, deve possuir os seguintes requisitos:

volatilidade média

ausência de impurezas

alto poder calorífico

alta resistência à detonação

Índice de Octano (autodetonância)

O combustível é classificado segundo seu poder antidetonante, em número de octanagem (NO). Quanto maior for o “NO”, mais antidetonante será o combustível e, por conseguinte maior será a sua capacidade de suporte as altas compressões sem sofrer a detonação.

O número de octano de um combustível represente o percentual de isoctano (C 8 H 18 ) e de heptano (C 7 H 16 ) contidos nele.

Aditivos Utilizados

Em alguns casos, o NO de um combustível pode ser aumentado, adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante.

Os aditivos geralmente são:

• chumbo tretametila Pb (C2H5) e

• chumbo tretaetila Pb (CH3)4

Entre os dois aditivos, o mais eficaz é o chumbo tretaetila.

A adição destes aditivos ao combustível causa os seguintes inconvenientes:

• Produz formação de depósitos de óxido de chumbo, ocasionando corrosão nas paredes dos cilindros

• São tóxicos

• Não podem ser utilizados nos combustíveis empregados para alimentar motores comcatalisadores no tubo de descarga.

A percentagem adicionada destes aditivos no combustível, com a finalidade de aumentar o número de octanas, varia na ordem de 0,08 cm3/litro a 0,9 cm3/litro.

2007-03-07 03:38:13 · answer #1 · answered by Xavier-jr 2 · 0 0

Antes de responder a sua pergunta, vc deve saber um pouco sobre octanagem. Os combustíveis são compostos por uma série de substâncias, em geral baseadas nos elementos químicos carbono e hidrogênio. Uma dessas substâncias em particular — o isoctano — é especialmente resistente à compressão, devido à estrutura de suas moléculas. Na gasolina, a presença de isoctanos evita o problema da detonação ou batida de pino — fenômeno que acontece quando o combustível explode durante a compressão, e não no momento em que a vela solta a faísca dentro do cilindro. Com mais isoctanos — ou seja, mais octanagem — é possível usar taxas de compressão mais altas no motor, e com isso obter mais rendimento.
A gazolina azul nada mais é que um tipo de combustível com mais octanagem. O chumbo, usado na época da tal gasolina azul, hoje só é usado em combustível de competição e de aviação, por ser poluente e cancerígeno. Para obter tantas octanas, a Petrobras faz uma mistura de alta precisão de vários tipos específicos — ‘‘naftas’’, no termo técnico — de gasolina.
Quanto a função, além de deixar menos resíduos e ser muito menos poluente, serve para dar ao motor mais potência.
Mas quem espera chegar num posto de Uno Mille e sair com a Williams do Montoya pode tirar os cavalinhos-vapor da chuva. Quem talvez sinta alguma diferença de desempenho são os donos de importados com vocação mais esportiva, que já foram projetados para usar combustível especial. Para os carros nacionais ou os que passaram por adaptações para a gasolina brasileira, a maior octanagem pode ter efeitos variados. Testes feitos num Gol 1000 indicaram um aumento de 9% no desempenho em retomada de velocidade de 80km/h a 120km/h. Já a Mercedes-Benz Classe A não teve nenhum aumento de potência. ‘‘Depende do projeto do motor e do mapeamento da injeção eletrônica de cada fabricante. Abraço

2007-03-04 06:40:10 · answer #2 · answered by marofransa 3 · 1 0

Antigamente ela era usada em veículos automotivos e em aviões de pequeno porte, hoje sinceramente eu não sei em q ela é empregada, mas acho q ainda é usada em pequenos aviões.

2007-03-04 06:29:50 · answer #3 · answered by baretta 6 · 0 0

A gasolina azul tem na verdade pouca adição de etanol na sua composição, o seu uso contínuo em automóveis prolonga a vida do motor justamente pela grande concentração e adição de aditivos especiais, porisso, lubrifica igualmente as peças internas do motor e a carburação funciona de maneira satisfatória.

Abraços.

2007-03-04 06:33:26 · answer #4 · answered by ratinho 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers