English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Primeiramente não precisam me denunciar, pq não há nenhuma intenção ofensiva (como pode alguém querer pensar), na pergunta elaborada. É que, um amigo do interior vez ou outra utiliza esse termo qdo alguma coisa que ele está fazendo e não conclui, porque saiu errado e/ou acontece tudo diferentemente ao que previu, e até mesmo qdo foi parado por uma blitz de trânsito, utiliza sempre o termo "agora embucetou tudo". Também utiliza o termo mesmo na presença feminina e independente da idade. O questionei à respeito e me disse que o termo não é pejorativo e que desde criança utilizava esse termo, bem como, sempre ouviu quase todos em sua cidade utilizá-lo( acredito ser da cidade de PIRACICABA). Alguém que também já tenha ouvido esse termo na colocação aqui feita, ou mesmo que também utilize ou já a tenha utilizado, ou ainda, da cidade de Piracicaba, poderiam RESPONDER se há verdade na explicação ou fundamentação do que aqui exponho?

2007-03-03 12:40:26 · 8 respostas · perguntado por pinhé 2 em Educação e Referência Citações

8 respostas

sim colega, esta corretíssima a sua colocação, e eu tb conheço varias pessoas que usam esse termo, inclusive eu, mas não na presença de mulheres, acho profundamente desagradável falar palavrões na presença delas, elas não aprovam, mas esse termo é muito usado no interior de sp e sua origem foi na região de piracicaba.

2007-03-03 16:25:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A forma correta seria embocetar. Porque ****** é uma pequena bolsa arredondada. Embocetar seria colocar na bolsa. Nada demais.

2007-03-03 13:15:40 · answer #2 · answered by Olívia 5 · 1 0

Como esta pergunta trata de Cultura, ninguém fique espantado se um dia em terras lusas ouvir alguém dizer com a maior naturalidade: “O Manuel foi à farmácia tomar uma pica no ccu”, e que no Brasil seria: “O Mané foi à farmácia tomar uma injeção nas nádegas”. Bem, em conversas coloquiais, ao referir-se à “perseguida” ninguém diz “vulva”, preferindo o termo “bboceta” (ê) (em latim, diminutivo de “buxis”, significando “caixinha”). Já em Portugal, BBoceta de Pandora significa “a origem de todos os males”, com base na mitologia, e também antigo significado de “bolsa pequena”. Particularmente, o apelido familiar de “piririca” parece mais suave pois em Geografia é nome tupi de pequena cachoeira. Na mitologia, Pandora, criada pelos deuses para castigar o desafio de Prometeu, foi responsável pela vinda do mal sobre a Terra. Criada por Zeus para castigar Prometeu, deus da estirpe dos titãs, que roubou o fogo dos céus e entregou aos mortais, a versão mais conhecida da lenda de Pandora é relatada no século VIII a.C. pelo poeta Hesíodo, na sua Teogonia: Zeus decidiu vingar-se e ordenou a Vulcano, que modelasse com terra uma mulher de extrema beleza, à qual os deuses do Olimpo concederam presentes e qualidades excepcionais. Atena ensinou-lhe as artes do sexo feminino e Afrodite os encantos da beleza. Hermes concedeu-lhe o dom da palavra insinuante e as Graças cobriram-na de jóias raras. Por isso foi chamada de Pandora (em grego, “portadora de todos os dons”). Zeus encarregou-a então de entregar a Prometeu (em grego, “o previdente”), uma caixa fechada, mas este resistiu aos encantos de Pandora e recusou-se a abrir o presente. Apesar das advertências de Prometeu, seu irmão Epimeteu (em grego, “o que reflete tardiamente”) ficou fascinado com a beleza de Pandora e tomou-a por esposa. Depois, pediu-lhe que abrisse a caixa, da qual escaparam todos os males e desventuras que desde então afligem os humanos. Arrependido, Epimeteu tentou fechar a caixa, mas conseguiu apenas nela encerrar a esperança, que seria o consolo da humanidade. Zeus não perdoou Prometeu por ter escapado à armadilha e o acorrentou ao Cáucaso, para que um abutre eternamente lhe devorasse o fígado. A expressão “caixa de Pandora” (em Portugal, “bboceta de Pandora”), é empregada como sinônimo de tudo que, sob aparência de encanto, é fonte de males e desgraças. Só de curiosidade, num trecho do livro “Lisboa Galante” o sensível escritor José Valentim FIALHO DE ALMEIDA (1857/1911) descreve raparigas locais...“com suas bbocetas atochadas de pastilhas e docinhos perfumados...”! Romântico, não? Só não entendi a censura para a palavra bbuceta, que tive que dobrar a letra "b", para eliminar as estrelinhas (******), e não para a palavra embucetar. Quanto aos fanáticos religiosos e falsos moralistas de plantão, entendam que o conhecimento e a Cultura expandem os espíritos, não os limitando ao seu mundinho mesquinho e particular.

2007-03-04 01:45:39 · answer #3 · answered by Origem9Ω 6 · 0 0

Você está levantando um problema linguístico intererssante... aqui, no norte se usa a expressão rebucetear, no sentido de dar a volta por cima, de dar uma virada (e a conotação fica explícita) ou também,no sentido de sentir um novo impulso de satisfação (novamente outro sentido explícito de orgasmo)...
Vejam como eu comecei minha explanação...sincopada poderia ser assim: Você tá ?
e vejam a sonorização de b e de v...
Lembram-se de quando se dizia, que não devia se perguntar para as mocinhas, o seguinte: Oi,fulana QUE DIABO VOCÊ TINHA, QUE EU NUNCA MAIS VI ?
LEMBRAM-SE?
Pois é...meu boa noite!
04.03.2007 - já é domingo, 3 horas- BELÉM(PA)

2007-03-03 17:25:31 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Conheco um homem que utliza esse termo para desrever veiculos desgovernados, quando os carros correm rapido demais, ele fala que o carro passou embucetado.

2007-03-03 12:56:58 · answer #5 · answered by *Fada dos Injustiçados* 4 · 0 0

O baixo nível leva a isso. xc

2007-03-03 13:02:08 · answer #6 · answered by xiscat 5 · 0 1

Faz sentido... se b-u-c-e-t-a, no seu significado real, é "caixa redonda", quem sabe "embucetar" não possa ser "encaixotar"...

2007-03-03 12:51:54 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

embucetar é q nem ´fudeeeuuu´, um palavrao pra expressar o problema, no meu trabalho é normal falar palavrao usando orgaos genitais rs.

2007-03-03 12:46:41 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers