Você já chegou a pensar que -- se os nazistas tivessem ganho a Segunda Guerra Mundial -- pode ser que, até você, nem existisse . . .
O grande "barato" disso tudo é que os nazistas perderam a guerra mas levaram . . .
Haja vista à presença do novo Führer George W. Bush e sua política de extermínio por esse mundo a fora.
A sistemática eliminação dos pobres e despossuídos. O Brasil com seus 16 bilionários, segundo a FORBES . . .
Sieg Heil !
2007-03-04 00:48:37
·
answer #1
·
answered by arthurgoncalvesfilho 4
·
0⤊
1⤋
Interessante, é a segunda vez que vejo esse tipo de pergunta no Respostas, eu percebo isso como uma tendência cada vez maior das pessoas a enxergar a história não como algo concreto e imutável mas construído conforme as possibilidades, reais ou mesmo imaginárias.
Não é muito próprio ao historiador especular sobre situações hipotéticas que "poderiam ter ocorrido" mas em todo caso não há por que não participar do divertido jogo do "E se...", então vamos lá.
Acredito que se tivesse logrado vitória na guerra Hitler não duraria muito no poder para cantar os louros de sua façanha; a alta oficialidade do Exército germânico caminhava a passos largos na trama para sua deposição e estaria em melhores condições de fazê-lo tanto numa situação exitosa quanto o tentou diante da iminência da derrota. Assim, tão logo estivesse descartado o risco da imprevisibilidade do estado beligerante, o alto escalão da Wermacht ainda imbuído do espírito aristocrático prussiano colocaria Guderian, Rommel ou mesmo Staufemberg no comando do Reich ou chamaria o herdeiro do velho Kaiser e restaurariam a monarquia eclipsada com a derrota de 1918.
Mas a vitória alemã dependeria fatalmente do sucesso na campanha a Leste contra o "Gigante Vermelho". Se as forças do general Von Rundsted (cujos tanques atolaram diante da capital russa) tivessem tomado Moscou de assalto, logo no início da Operação Barbarossa, o stalinismo realmente poderia ter entrado em total colapso, conforme previra o próprio Hitler quando afirmara a seus generais que "Todo o edifício soviético está podre, basta alguém arrombar a porta e toda a estrutura desabará" mas a resistência dos demais russos, embalados no nacionalismo renitente estenderia o conflito por pelo menos quatro ou cinco anos ainda. Por outro lado, se os alemãos por acaso tivessem desenvolvido armas nucleares, as V1 e V2 seriam capazes de transformar Stalingrado e Londres nas "Hiroshima e Nagasáki" dos aliados e paralisariam as ações anglo-americanas a Ocidente, o famoso "Desembarque Aliado na Normandia" ( que é ilustrado na seqüência inicial do filme " O Resgate do Soldado Ryan) jamais teria havido ante a possibilidade de um maciço ataque nuclear às ilhas britânicas. Assim, uma "Guerra Fria" se configuraria depois da derrota total da União Soviética, no início dos anos de 1950 rivalizando as democracias ocidentais, liderados pelos Estados Unidos junto a uma debilitada Inglaterra de um lado, e a extraordinária potência fascista e totalitária, a Grande Germânia, de outro, englobando um vastíssimo domínio de territórios conquistados à Rússia.
É bem possível que se o fascismo fosse mantido na nova ordem mundial pós vitória alemã, ele se racionalizaria com uma anistia relativa a judeus e demais opositores (é importante considerar que o anti-semitismo jamais foi unanimidade no Exército alemão que inclusive contou com muitos condecorados judeus na Primeira Guerra Mundial) e a nova orientação interna da política alemã evitaria o confronto direto com a outra potência nuclear, os Estados Unidos.
Contudo o poderio alemão entraria em crise política e econômica cerca de 40 ou 50 anos depois do fim da guerra e o mapa europeu seria redesenhado com o ressurgimento de países desaparecidos desde o fim da guerra (Polônia, Ucrânia, Bielo-Rússia, a própria Rússia, Estônia, Letônia,Lituânia...).
Tal qual ocorreu realmente com a União Soviética no final dos anos 1980, o "Império Fascista" se auto-implodiria na esteira do fracasso da economia totalitária, o "Terceiro Reich" idealizado por Hitler não duraria sequer 100 anos após sua vitória na Segunda Guerra Mundial.
Um abraço e tudo de bom,
Clayton.
PS.: obviamente tudo isso é suposição.
2007-03-03 14:23:29
·
answer #2
·
answered by Lavs Deo! 7
·
3⤊
0⤋
Teria mudado a historia mundial
2007-03-04 00:54:40
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Pra mim entre ele e os EUA não faz tanta diferença assim, francamente falando... :{
2007-03-03 12:34:51
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
...SE HITLER TIVESSE GANHADO...
A COMIDA DO ***** FARIA SCRANCK!!!
ENTENDE??? OU SMASH....SMASH...
2007-03-04 00:29:14
·
answer #5
·
answered by alixTAA 1
·
0⤊
0⤋
coitado dos judeuses
2007-03-03 21:07:00
·
answer #6
·
answered by Leone 6
·
1⤊
1⤋
São questões ambivalentes. E se Lula tivesse começado a governar, como seria hoje ??
2007-03-03 14:10:32
·
answer #7
·
answered by Bad Dream 4
·
1⤊
1⤋
Vc não estaria aqui fazendo esta pergunta, porque ele queria que no mundo só ficasse a raça ariana. Começou eliminando os judeus, mas se ele vencesse, com certeza chegaria aqui !!!!!
2007-03-03 12:43:54
·
answer #8
·
answered by Menino do Rio 7
·
0⤊
0⤋
eu não ia existi...."/
2007-03-03 12:39:12
·
answer #9
·
answered by Cintia 3
·
1⤊
1⤋
Se HITLER ganhasse a guerra como ele era louco e psicótico ele tentaria dominar o mundo mas como pra isso ele teria que fazer laços acredito que ele teria o mesmo fim, suicídio. quanto ao mundo um puco pior do que ja esta, com uma diferença os estados unidos não teriam invadido o Iraque pois teriam na sua historia uma fato parecdo e que não deu certo eles nem tentariam derrubar outro ditador, quanto ao preconceito e as injustiças não mudaria nada
2007-03-03 12:37:03
·
answer #10
·
answered by Thiago D 3
·
0⤊
0⤋
ainda bem que não aconteceu isso
pois se tivesse acontecido ele iria tentar conquistar o resto do mundo. ai talvez eu e voce não teria sequer nascido.
ja que ele pregava a pureza racial
2007-03-03 12:36:18
·
answer #11
·
answered by vachanski 4
·
0⤊
0⤋