Nova entrevista de Dan fala sobre MORTE DE DUMBLEDORE!!!! (P.S: Mas ele não morreu no 6º livro????? )
Uma nova entrevista realizada pelo The Times Online e The Observer traz Daniel Radcliffe onde ele fala de uma conversa com JK Rowling feita em uma de suas visitas aos sets.
Eles conversaram:
Jo veio aqui aos sets e eu perguntei. 'Ah, Olá, por que você está aqui?'. Ela disse, 'Ah, eu preciso de uma ruptura do livro - Dumbledore está me dando dor de cabeça '. E eu disse, 'Mas ele não está morto?', e ela: 'Bem... Sim, mas é mais complexo.'
Assim como Sirius tbm não morreu ( ele está em um mundo além do véu...) eu tenho 9 provas de que Dumbledore não morreu:
Pista 1:
Harry e Dumbledore estão na torre embaixo da Marca Negra, Harry está usando a capa de invisibilidade. Harry escuta passos e olha em volta, mas Dumbledore ordenada a ele com um gesto para regridir. Harry abaixa sua varinha e volta.
“A porta se escancarou e alguém irrompeu por ela gritando:
-Expelliarmus!
O corpo de Harry se tornou instantaneamente rÃgido e Ãmovel, e ele se sentiu tombar contra a parede da Torre, escorado como uma estátua instável, incapaz de se mexer ou falar. (HP-PM pag 458)”
à interessante notar que as coisas estão acontecendo muito rápido, até mesmo Harry está momentaneamente confuso:
“...Não conseguiu entender como acontecera, Expelliarmus não era um Feitiço Paralisante...
Então, ä luz da Marca, ele viu a varinha de Dumbledore traçar um arco por cima das ameias e compreendeu... Dumbledore o imobilizara silenciosamente, e o segundo que levara para lançar o feitiço lhe custara a chance de se defender. (HP-PM pag 458)”
Porque Dumbledore congelou Harry? Harry já estava invisÃvel ä seus atacantes e fora de perigo.
A única explicação poderia ser que Dumbledore já sabia, já havia planejado, que ele iria morrer naquela noite (ou fingir que morreu), e não só não queria que Harry se envolvesse e possivelmente se machucasse; ele precisava de Harry como uma testemunha, como alguém capaz de contar as pessoas como tudo acontecera.
Dumbledore talvez tenha também prevenido Snape de que ele se certificaria de que Harry não seria capaz de interferir, sabendo como Harry se sente a respeito dele, e o que Snape estaria prestes a Ter de fazer.
A suposição de que era um plano de Dumbledore fazer tudo isso é suportada pelo fato de que ele agiu tão rápido para fazê-lo, quase sem pensar, quando Draco entra em cena.
O único argumento de Harry de que o Feitiço Congelador fora feito por Dumbledore é suportado pelo fato de que o feitiço o libertou quando Dumbledore deixou a torre minutos depois.
Pista 2
Enquanto Dumbledore está tentando convencer Draco a não o matar, Dumbledore propõe uma saÃda interessante a Draco:
”-...posso ajudá-lo, Draco.
-Não, não pode. – A mão de Malfoy que empunhava a varinha tremia muito fortemente. – Ninguém pode. Ele me mandou fazer isso ou me matará. Não tenho ecolha.
Nota: a parte seguinte de Ãtálico não está presente na versão brasileira mas na americana sim:
-Ele não pode te matar se você já estiver morto. Venha para o lado certo, Draco, e podemos escondê-lo mais completamente do que pode imaginar. E, mais, posso mandar membros da Ordem ä sua mãe hoje ä noite, e escondê-la também. Seu pai no momento está seguro em Azkaban... quando chegar a hora posso protegê-lo também... venha para o lado certo, Draco... você não é um assasino... (HP-PM pag 464)”
Isso é muito interessante não é mesmo? Dumbledore está dizendo que ele tem meios que podem fazer parecer que Draco morreu quando ele na verdade está vivo. Não soa exatamente como o que nós suspeitamos que Dumbledore havia planejado para si mesmo?
Essa pista no PrÃncipe-Mestiço é especialmente interessante quando posta ao lado de outra passagem escrita bem antes. Na introdução de Quadribol Através dos Séculos, que foi lançado antes do Cálice de Fogo, JK escreve como Dumbledore:
“Ela (Madame Pince) sugere várias alternativas, como contando as pessoas da Comic Relief UK que a bibiloteca pegou fogo, ou simplesmente pretender que eu caà morto sem deixar instruções.”
Nota: não estou com o livro agora por isso talvez esteja um pouquinho diferente.
Não só JK menciona fogo nessa passagem (veja a pista 9, a seguir), ela também descrevem bem claramente Dumbledore sugerindo fingir sua própria morte. De novo, exatamente o que nós suspeitamos que Dumbledore fez no final do PrÃncipe Mestiço.
REVELAÃÃO IMPORTANTE
EDIÃÃO INGLESA NÃO POSSUI UM TEXTO IMPORTANTE!
A edição inglesa do PM (assim como a brasileira) está sem alguns trechos incluÃdos na edição Americana, e esses trechos são muito importantes para essa Pista!
Essa é a edição inglesa (igual a nossa):
“”-Venha para o lado certo, Draco, e podemos escondê-lo mais completamente do que pode imaginar. E, mais, posso mandar membros da Ordem ä sua mãe hoje ä noite, e escondê-la também. Seu pai no momento está seguro em Azkaban... quando chegar a hora posso protegê-lo também... venha para o lado certo, Draco... você não é um assasino... (HP-PM pag 464)”
Essa é a edição americana:
“-Ele não pode te matar se você já estiver morto. Venha para o lado certo, Draco, e podemos escondê-lo mais completamente do que pode imaginar. E, mais, posso mandar membros da Ordem ä sua mãe hoje ä noite, e escondê-la também. Ninguém ficaria surpreso que você tivesse morrido na tentativa de me matar – desculpe-me, mas Lord Voldemort provavelmente o espara. Nenhum dos Comensais da Morte ficaria surpreso que nós tivéssemos capturado e matado sua mãe – era o que eles iriam fazer sozinhos, afinal de qualquer jeito. Seu pai no momento está seguro em Azkaban... quando chegar a hora posso protegê-lo também... venha para o lado certo, Draco... você não é um assasino...”
As duas omissões são diretamente relacionadas, elas são sobre Ter Draco fingindo Ter morrido, assim parece que as omissões foram intencionais.
Teria JK incluido esses trechos originalmente, e então decidido que ela havia ido muito longe e feito a pista muito transparente e óbvia? à possÃvel que ela tenha decidido remover elas, mas os trechos entraram acidentalmente na edição americana ainda assim?
Pista 3 – Fawkes não tenta salvar Dumbledore
Nós vimos Fawkes entrar em cena e salvar a vida de Harry na Câmera Secreta. E ele também salvou Dumbledore na Ordem da Fênix.
Nós sabemos que Fawkes estava perto da torre, e ele aparece depois da “morte” de Dumbledore. Então porque Fawkes não foi salvar Dumbledore dessa vez?
Eu acho que o fato dele Ter achado possÃvel acreditar que Dumbledore não queria Ter sua vida salva, e isso suporta a teoria de Dumbledore já havia planejado “morrer” na torre naquela noite.
Pista 4 – A Avada Kedavra voadora
Assim que eu li a descrição do que aconteceu exatamente no momento que Snape matou Dumbledore, pequenas bandeiras vermelhas estavam brotando na minha mente (?), mas eu não dei atenção ä elas a principio. Essa foi na verdade, a primeira pista que me alertou sobre tudo isso.
Todas as outras vezes que nós vimos a Avada Kedavra ser executada a vÃtima simplesmente caà morta no chão.
No Cálice de Fogo duas vezes: tanto na morte do trouxa jardineiro, como na morte de Cedrico Diggory.
No entanto, no PrÃncipe-Mestiço, quando Snape enfeitiça Dumbledore com algum feitiço, Dumbledore voa violentamente para cima e para longe da torre:
‘’’Snape ergueu a varinha e apontou diretamente para Dumbledore:
-Avada Kedavra!
Um jorro de luz verde disparou da ponta de sua varinha e atingiu Dumbledore no meio no peito. O grito de horror de Harry jamais saiu; silencioso e paralisado, ele foi obrigado a presenciar Dumbledore explodir no ar: por uma fração de segundo, ele pareceu pairar suspenso sob a caveira brilhante e, em seguida, foi caindo lentamente de costas, como uma grande boneca de trapos, por cima das ameias, e desapareceu de vista.”
Porque essa aplicação da Avada K. seria tão diferente de todas as outras vezes já vistas?
Talvez seu feitiço fosse diferente porque embora aquelas fossem as palavras que Snape disse, ele não executou o feitiço assassino no fim das contas. Lembra toda a importãncia que esse livro deu aos feitiços não-verbais? Talvez Snape tenha dito Avada Kedavra, mas o feitiço que ele estava pensando, o não-verbal, era outro diferente, um que apenas fez parecer que Dumbledore havia morrido.
A possibilidade de Snape Ter falado um feitiço e realizado outro não-verbalmente talvez não seja aceitável se nós não pudéssemos reconhecer o feitiço que realmente foi realizado... mas nós podemos!
Nota: estou sem os livros por isso traduzi os trechos com base nos meus conhecimentos mesmo.
“Ambos levantaram as suas varinhas acima de suas cabeças e apontaram para seu oponente. Snape falou:
-Expelliarmus!
Houve um relâmpago vermelho e Lockhart foi atirado no ar: ele voou para fora do palco, bateu na parede, e deslizou para o chão. (Câmara Secreta)”
“Harry pensou rápido em um segundo. Antes que Snape pudesse Ter dado um passo em sua direção, ele tinha levantado sua varinha:
-Expelliarmus! – ele gritou exceto que essa não foi a única voz que gritou
Houve(...) Snape foi atirado no ar e bateu contra a parede então deslizou por ela até o chão, com um fiapo de sangue brilhando debaixo de seus cabelos. Ele havia sido nocauteado. Harry olhou em volta. Ambos Rony e Hermione haviam tentado desarmar Snape ao mesmo tempo. (Prisioneiro de Azkaban)”
Nesses exemplos da CS e do PDA, diferentes bruxos estão usando o feitiço Expelliarmus com os resultados sendo descritos quase exatamente da mesma forma. Isso também se parece com a descrição de quando Dumbledore é atacado na torre. Então, mesmo parecendo que Snape falou a Avada Kedrava, a evidência dos livros mostra que os feitiços não-verbais que ele realizou foi o Expelliarmus.
Até mesmo o tÃtulo do capÃtulo em que tudo acontece é suspeito “A Torre Atingida Pelo Raio”. Ainda que essa é o nome da carta de tarô que Trelawney estava preocupada a respeito em uma passagem anterior no mesmo livro, é possÃvel que JK esteja escondendo aqui que o feitiço não é o Avada Kedavra, mas outro feitiço que tem efeitos luminosos?
Mas ainda existe uma outra pista de que Dumbledore Ter voado para forra da torre naquela noite foi uma coisa previamente arranjada entre ele e Snape. De volta ao capÃtulo 19, quando Harry ordena Dobby e Monstro a perseguirem Malfoy por aà com o objetivo de descobrir o que ele estava tramando, Dobby diz:
“-Sim, Harry Potter! – concordou Dobby imediatamente, seus olhos brilhando de exitação – E se Dobby errar, Dobby se atirará da torre mais alta, Harry Potter! (HP-PM pag 330).”
Repare que Dobby diz que “se atirará”, e não algo como “você pode me jogar”. Além disso, Dobbyn mencionou especificamente “A torre mais alta”, exatamente o lugar onde a “morte” de Dumbledore iria ocorrer mais tarde no mesmo dia.
Agora, nós sabemos que Dobby anda por aà e provavelmente escuta muitas coisas que ele não deveria no castelo, não estamos sugerindo que Dumbledore poderia tão facilmente deixar Dobby escutar sobre seu plano secreto. Mas o que estamos sugerindo é que JK está usando no trecho acima o que Dobby diz para plantar uma pista para nós que depois nessa história seria
Dumbledore, ele mesmo, que planejou toda a charada de sua morte, e causou ele mesmo, ou arranjou para si mesmo, que fosse atirado da torre mais alta.
Pista 5 – Não aponte para mim a não ser que você tenha a intenção.
Muitas vezes ao decorrer dos livros de HP, JK nos contou que a Avada Kedavra não é um feitiço que você pode fazer eventualmente.
No Cálice de Fogo, Moody diz para sua classe de Defesa Contra as Artes das Trevas:
“Avada Kedavra é uma maldição que precisa de um pouco de mágica por trás dela (mas uma vez eu que estou fazendo a tradução, talvez não esteja idêntica ao livro) – vocês poderiam todos pegar suas varinhas agora e apontar para mim e dizer as palavras, que eu duvido que eu ficarei com algo a mais que um nariz sangrento. (Cálice de Fogo)”
Se Snape estava realmente trabalhando para realizar as ordens de Dumbledore, e fazer parecer que ele o tivesse matado, mesmo que ele tivesse usado a verdadeira maldição, se ele não tivesse tido a intenção, então não seria possÃvel que a maldição não tivesse matado Dumbledore, mas apenas o machucado seriamente?
Pista 6 – O lamento de Fawkes
Logo após a more de Dumbledore, quando todos se juntaram na ala hospitalar, Harry diz ä todos que Snape foi quem o matou. Ele para, emocionado, e então algo importante acontece:
“Engolindo em seco, Madame Pomfrey apertou a boca com os dedos, olhos arregalados. Em algum lugar lá fora, na escuridão, uma Fênix cantava de um jeito que Harry jamais ouvira: um lamento comovido de terrÃvel beleza. E ele se sentiu, como antes sentira ao ouvir o canto da fênix, que a música vinha de dentro e não de fora dele: era o seu próprio pesar que se transformava magicamente em canto, ecoava pelos jardins e entrava pelas janelas do castelo. (HP-PM pag 482/483)”
Com a entrada de McGonagall logo após mais um parágrafo o assunto é esquecido. Alguns minutos depois dos acontecimentos serem relembrados JK menciona que a Fênix ainda cantava:
“Todos se calaram. O lamento de Fawkes ainda ecoava pela propriedade äs escuras.(...) (HP-PM pag 487)”
Mas os pensamentos de Harry moviam-se em outra direção, estava supondo onde o corpo de Dumbledore estaria agora. Alguns minutos depois ainda, com a reunião terminada e Harry seguindo com McGonagall para seu escritório (o antigo de Dumbledore). JK interpõe:
“Os corredores estavam desertos, e o único som era o distante canto da Fênix. (HP-PM pag 490)”
O que quer que estivesse fazendo, Fawkes estava se esforçando muito para fazê-lo direito, e não estava desistindo. Ainda nós somos levados a acreditar que, assim como no tÃtulo desse capÃtulo “O lamento da Fênix”, que é apenas o animal de estimação de Dumbledorem cantando os pêsames de todos?
Nós esquecemos tão facilmente que a fênix tem poderes de cura?
Significativamente, é a curandeira, Madame Pomfrey, que cai no choro com o choro da Fênix. Ela sabe dos poderes curativos da Fênix. Ela reconhece que algo especial está acontecendo.
JK também desvia de seus propósitos para descrever os poderes curativos da Fênix e seu canto. Harry o sente por dentro, como da última vez que havia sido curado por uma, e ainda mais importante, parece aliviar a dor!
Dessas passagens, certamente parece que JK quer que agente ache que Fawkes está curando alguma coisa! Talvez Fawkes não seja poderosa o suficiente para trazer alguém de volta a vida, mas e se Dumbledore não tiver sido atingido por uma Avada Kedavra, e invés disso tiver sido atingido por metade da maldição, ou ainda outro feitiço que apenas o fez parecer morto(como já foi explicado nas pistas anteriores)?
Pista 7 – Alguém tem visto a varinha de Dumbledore ultimamente?
Logo no começo da grande cena entre Draco, Dumbledore e Snape, uma das primeiras coisas que acontecem é que Dumbledore perde sua varinha.
Mas aonde foi parar sua varinha?
Nós sabemos que a varinha de umb ruxo é muito importante para ele, e uma varinha que pertenceu a um bruxo poderoso como Dumbledore seria um item muito importante para se saber onde está, algo que você não gostaria que caÃsse nas mãos erradas.
Essa pista poderia não ser tão importante se nós não soubessemos os costumes bruxos nessas ocasiões... mas nós sabemos! Cinco capÃtulos antes Harry e Slughorn estavam consolando Hagrid na sua cabana, devido a morte de Aragogue, Hagrid e Slughorn cantam uma música sobre um bruxo chamado Odo:
“E Odo o herói foi levado para casa
Para o lugar que jovem conhecera
E sepultado com o chapéu pelo avesso
E a varinha partida ao meio, que tristeza.”
Mas até onde nós sabemos eles não partiram a varinha de Dumbledore ao meio. Depois da cena na torre, ela simplesmente não é mais mencionada.
à possÃvel que ela esteja desaparecida porque Dumbledore ainda a possui, ainda precisa dela, porque ele não morreu?
Pista 8 – Nenhum corpo. Nenhum Crime.
A última vez que nós realmente vimos o corpo de Dumbledore foi quando Harry estava ajoelhado sobre ele depois que Snape o matou.
Agora, nós vimo Hagrid carregar o corpo de Dumbledore para o funeral, mas ele estava coberto.
Nós nunca vimos o corpo de Dumbledore no funeral! Como sabemos que ele esteve lá de fato?
Pista 9 – Cuidado: Dumbledore é inflamável.
Como parte do funeral, um fogo pega em volta do corpo de Dumbledore, e quando ele abaixa, o corpo de Dumbledore está coberto por um caixão. De novo nós não vemos o corpo.
Mas, mais importante, é que ninguém acende o fogo, ele simplesmente pega do nada. Um corpo pegando fogo por si só! Isso soa familiar? Já vimos Fawkes o fazer várias vezes na saga de Harry Potter, e você sabe o que acontece toda vez que Fawkes o faz.
Anteriormente no livro nós vemos várias passagens onde Dumbledore usa o fogo, um aspecto importante que simboliza a fênix. Quando ele conhece Tom Riddle no orfanato, por exemplo, ele põe fogo em um ármario. E ele conjura o fogo na caverna, para proteger ele e Harry dos Inferi.
E depois de tudo, se por acaso não fizemos a associação ä Fênix JK nos lembra, só por preocaução:
“Subiram espirais de fumaça branca no ar, desenhando estranhas formas: Harry pensou, por um momento de sustar o coração, que estava vendo uma fênix voar feliz para o infinito, mas, no segundo seguinte, o fogo desaparecera. (HP-PM pag 505)”
Todas essas pistas parecem sugerir que se Dumbledore de fato morreu, ele possui a habilidade de renascer das chamas, com seus próprios poderes, ou com a ajuda da Fênix e seus poderes curativos.
Além do mais, ainda que o corpo de Dumbledore estivesse ali, quando foi posto em chamas, nós sabemos que isso não significa nada:
“Pessoas não-mágicas (mais conhecidas como trouxas) tinham medo particulamente de mágica nos tempos medievais, mas não eram muito bom em reconhecê-las. Nas raras ocasiões em que eles de fato capturavam um bruxo ou bruxa verdadeiro, queimá-los não produzia nenhum efeito. A bruxa ou bruxo iria realizar um básico Feitiço Congelador de Chama e então fingir se debater de dor enquanto aproveitava uma leve sensação de cócegas. (Prisioneiro de Azkaban – logo no inÃcio)”
Então, quem eles acham que estavam enganando no funeral?
Abração, Claudinha
2007-03-03 15:50:50
·
answer #3
·
answered by ☆Kakauzinha☆ 5
·
0⤊
0⤋