English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gente como na pergunta que fiz sobre teocentrismo, gostaria de saber como as pessoas pessavam sobre isso e, gostaria de saber a história detalhada!

2007-03-03 00:56:33 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades História

3 respostas

Elaine, resumindo, o antropocentrismo começa no renascimento, quando o homem lentamente vai abandonando o pensamento medieval teocentrista, onde tudo era voltado para o lado religioso e e passa a valorizar o pensamento voltado para a ciência, a razão, a lógica, etc., ou seja, o homem passa a entronizar a si próprio como principal tema para ser estudado.

2007-03-03 02:55:25 · answer #1 · answered by DeBarros 7 · 1 0

No período Renascentista

2007-03-03 09:01:32 · answer #2 · answered by Raphael M 6 · 2 0

resposta
resumo sobre Antropocentrismo=O antropocentrismo (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro"), é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, tudo no universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem.

O termo tem duas aplicações principais. Por um lado, trata-se de um lugar comum na historiografia qualificar como antropocêntrica a cultura renascentista e moderna, em contraposição ao suposto teocentrismo da Idade Média. A transição da cultura medieval à moderna é freqüentemente vista como a passagem de uma perspectiva filosófica e cultural centrada em Deus a uma outra, centrada no homem – ainda que esse modelo tenha sido reiteradamente questionado por numerosos autores que buscaram mostrar a continuidade entre a perspectiva medieval e a renascentista.

Por outro lado, e em um contexto moderno, se denomina antropocentrismo às doutrinas ou perspectivas intelectuais que tomam como único paradigma de juízo as peculiaridades da espécie humana, mostrando sistematicamente que o único ambiente conhecido é o apto à existência humana, e ampliando indevidamente as condições de existência desta a todos os seres inteligentes possíveis.

O antropocentrismo, nesse sentido, pode tomar um aspecto cultural — como na representação, típica na ficção científica da Era de Ouro — do ser humano como excepcional entre as espécies inteligentes, como evidenciado nas ingênuas representações dos extraterrestres como vagamente humanóides.

Esta situação deu origem a uma extensa discussão acerca do chamado principio antrópico — que, simplificadamente, postula que os valores possíveis para as constantes físicas universais estão de fato restritos àqueles que permitem a existência da espécie humana, ainda que não haja limitação de princípio para que assim seja —, e acerca da teoria do desenho inteligente, que utiliza esta limitação para afirmar que é evidente o desígnio de uma inteligência superior, artífice da ordem do universo.

2007-03-03 09:03:52 · answer #3 · answered by neto 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers