English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-02 19:00:50 · 2 respostas · perguntado por Idicéia M 2 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

2 respostas

Pegando na sua referência à metafonia, encontrei um site onde consta uma exposição publicada na revista Mathesis, cujo título é:
* REGULARIDADE E IRREGULARIDADE NOS PARADIGMAS FLEXIONAIS, MARIA LUÍSA A. F. DE ALMEIDA. como não posso establecer links, irei fazer um copy/paste do trecho que nos interessa. Lamento ser tão extenso.

(9) Latim clássico: ïÌô â àá òóû ö au ø" L. coloquial: /aw/ /i/ /e/ /3/ /a/ /#/ /o/ /u/
...... motivada pelo fenómeno de metafonia. ...
ovo - ovos, porco -porcos, ou à oscilação entre /o/, em nomes do género masculino e /#/ nos nomes femininos correspondentes, como porco - porca, ou grosso / grossa.
porco - porcos, a par de lobos: lobo -lobos, onde a vogal semi-fechada se mantém.


*O termo metafonia significa, etimologicamente, "mudança de som", mas em português é usado, particularmente, para se referir à mudança do timbre das vogais médias anteriores /e /, /e/ e posteriores /� /, /o/, em posição de tonicidade, configurando-se uma abertura ou um fechamento dessas vogais, por influência das vogais altas /i/ e /u/ átonas finais.

METAFONIA :
* MUDANÇA DE TIMBRE DE UMA VOGAL TÔNICA INFLUENCIADA POR OUTRA.
eX. jOGO>JOGOS
fOGO>FOGOS
oVO >OVO

2007-03-02 19:44:28 · answer #1 · answered by Angel 2 · 0 0

A metafonia, como um traço específico do sistema vocálico, atingiu principalmente o idioma lusitano, no âmbito das línguas românicas nacionais, mas é fato que ela existe também em dialetos espanhóis e italianos. É um processo de ordem fonológica, com repercussão na morfologia portuguesa nominal, pronominal e verbal, servindo para distinguir o número e o gênero nos nomes e pronomes, os tempos e as pessoas dos verbos, e ainda, categorias gramaticais. Criou-se nos primórdios da língua, e, ao que parece, ainda é produtiva no português moderno.
Prótese = acréscimo de fonema no início da palavra. Ex.: lat. v. stella, scutu > port. estrela, escudo.
Epêntese = acréscimo de fonema no interior da palavra. Ex.: lat. v. stella, registu > port. estrela, registro. No port. bras. cont., ocorre uma particularização da epêntese, chamada anaptixe, que consiste em se desfazer um encontro consonantal pela intercalação de vogal: pneu, advogado > p(i)neu, ad(i)vogado ou adevogado.
Paragoge = acréscimo de fonema no final da palavra. Ex.: lat. ante > port. antes. Também ocorre nos casos de adaptação de estrangeirismos limitados posteriormente por consoante, como fr. chic > port. chique, ingl. lunch > port. lanche.

2007-03-03 08:51:20 · answer #2 · answered by patpedagoga 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers