English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que passou, passou, mas no futuro o que daria melhor retorno à sociedade: o BNDES emprestar 1 bilhão de reais com juros subsidiados (como ele fez com a FORD) à alguma multinacional - a qual deveria ter a obrigação de trazer dinheiro do exterior, de sua matriz - ou selecionar 10.000 pequenos empresários que vivem às voltas com mil e um problemas financeiros em suas microempresas e emprestarem 100.000 reais a cada um, com o mesmo percentual de juros? Será que o retorno econômico ao país não seria bem maior? Pensem em termos de geração de empregos, por exemplo.

Será que deve o povo brasileiro (em última análise) emprestar o pouco dinheiro que tem para que as empresas venham para cá? Que raio de capitalismo é esse?

2007-03-02 13:18:28 · 4 respostas · perguntado por Argo 4 em Governo e Política Outras - Governo e Política

4 respostas

É o capitalismo em seu auge. O que virá ninguém sabe, assim como não sabiam nossos antepassados na transição do feudalismo para o capitalismo. Só percebemos que da forma como está, não dá. Que dinheiro que o povo vai emprestar? Se mal conseguimos obter o necessário para manter a nós e aos nossos? Gostaria muito de ser otimista e crer que um dia realmente o sistema capital - talvez de uma forma melhorada, venha abarcar a todos. Chega de "ver" multi nacionais cada vez mais ricas, esmagando quem trabalha!

2007-03-02 13:50:26 · answer #1 · answered by professora Maria Aparecida 1 · 0 0

É esta a realidade do sistema capitalista, ganha dinheiro quem tem dinheiro , quem nao tem....

2007-03-10 11:33:34 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Este é o nosso capitalismo, e é assim também em quase todo o mundo, Isto que você colocou, na realidade é a ditadura do capitalismo, o que originou, origina e originará, cada vez mais uma pirâmide de renda com uma minoria no topo, abocanhando a maior parte da renda nacional e o resto, a grande base da pirâmide, já sem a classe média. E viva o capitalismo selvagem.

2007-03-10 03:02:41 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Com certeza o retorno seria bem maior e é fácil de entender. Entrega um bilhão a uma grande empresa e esta robôtizará sua linha de produção. A conseqüência é por demais conhecida. Um robô substituirá diversos operários, ocasionando maior concentração da riqueza. Dilui este mesmo valor para diversas pequenas empresas. Muito distantes da possibilidade da robotização, elas certamente investirão no aumento de suas produções com a imediata necessidade de absorção de mão-de-obra. Nem preciso dizer que isso ampliará em muito os beneficiários desta ação, pois até mesmo (e talvez principalmente) a economia informal será beneficiada, pois quantos dos novos contratados destas pequenas empresas terão de procurar uma babá, passarão a consumir mais em suas comunidades e certamente terão outras necessidades deste porte.
Observa que em 1977 uma montadora empregava, somente em São Paulo, 43 mil operários que produziam uma certa quantidade de veículos. Hoje, esta mesma montadora trabalha com bem menos da metade daquele efetivo e produz muito mais. Com quem está ficando todo este acúmulo. Com certeza não é com o trabalhador, pois os que conseguiram se manter nos postos estão se sujeitando a maiores exigências em troca de menores benefícios em função de que o número de interessados em sua vaga é muito maior. Este é o resultado imediato do capitalismo. Mas seus efeitos colaterais são muito piores, pois a competição a que somos submetidos subverte totalmente os valores fazendo com que nossos familiares passem a condição de eventuais (quando não contratempos) em nossas vidas. Sempre temos que produzir, temos que ter...
Viver? Talvez algum dia, quando uma aposentadoria recompensadora nos garanta alguns tempos de conforto...

2007-03-02 13:58:10 · answer #4 · answered by gladimir g 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers