Dado a massa e ao corpo delgado e cheio de pequenos cílios, a formiga acaba tendo uma desaceleração por causa do atrito com o ar...desse modo, sua chegada ao solo é de velocidade bem pequena...
qualquer outro inseto acontece a mesma coisa...
2007-03-02 12:52:19
·
answer #1
·
answered by drfravio 2
·
0⤊
0⤋
hehehehee....
Não, não. Nada a ver com serem invertebrados ou não.
O ponto aqui é que todo corpo em queda sobre uma ação oposta da força de arrasto do ar sobre si, resistindo à queda. Acontece que essa força é proporcional ao quadrado da velocidade de queda, e, como todo corpo acelera quando está em queda livre (afinal, está sujeito à *aceleração* gravitacional), vai chegar uma hora em que sua força peso que o puxa para baixo se igualará à força de arrasto do ar.
O que acontece com um corpo sujeito a equilíbrio de forças? Ele não acelera! Ora, é a Lei de Newton! F = m.a. Se a massa é constante e a força é nula, a aceleração é nula.
Então, nesse momento fatídico, o corpo não acelera mais e passa a se mover em velocidade constante, chamada VELOCIDADE TERMINAL.
Como a massa da formiga é muito pequena, ela atinge sua velocidade terminal alguns centímetros depois de deixar o ponto de início de queda, e, daí pra frente, é como se ela estivesse descendo de pára-quedas: não acelera mais. Então, pra formiga, tanto faz cair da laje quando do rodapé.
Sua pergunta é interessante e leva a outra mais interessante ainda: você sabia que é mais fácil um gato morrer caindo de um muro alto do que do 5º andar de um prédio?
Ah é????
Pois é! Nós, mamíferos, somos capazes de sentir a aceleração sobre nosso corpo, mas não a velocidade (graças a Deus, porque senão a gente estaria louco com a velocidade astronômica do nosso planetinha! Mas como a aceleração da Terra é constante, pra nós tudo bem!).
Acontece que ao cair do muro, o gato estará o tempo todo sujeito a aceleração e a certeza de que está em queda pode deixá-lo desorientado e incapaz de se defender a tempo.
Ao cair do décimo andar, em certo ponto ele atingirá sua velocidade terminal, e, como a sensação se queda cessa, ele fica tranqüilão da vida para se virar com as patas para baixo e abri-las como se fossem asas, o que reduzirá ainda mais sua velocidade e permitirá que ele "pouse" com segurança.
Você teria um gato aí pra gente fazer o experimento? ;-)
O exemplo da formiga e do gato é bem ilustrativo, mas lembre-se que todo corpo tem sua própria velociade terminal, por estranho que pareça. O problema é que o corpo humano, por exemplo, devido à sua massa e geometria, só atingiria essa velocidade depois de muitos e muitos quilômetros de queda, e essa velocidade terminal ainda seria mortal para nós.
Pô, que aula de física essa resposta, hein? hehehe
Abraço!
.
2007-03-03 09:51:03
·
answer #2
·
answered by Labaki 4
·
1⤊
0⤋
A coisa mais impressionante dessa pergunta que achei, foi você já ter prestado atenção a queda de uma formiga.kkkk. Um abraço.
2007-03-05 17:21:06
·
answer #3
·
answered by Chaguinha Acari RN 7
·
0⤊
0⤋
ELAS SAO LEVES E SEU PESO QUASE NAO É SUFICIENTE
''PRA FURAR O AR" A RESISTENCIA DO AR É GRANDE EM RELAÇAO A MASSA DA FORMIGA.
2007-03-03 18:05:23
·
answer #4
·
answered by _bruno_ 3
·
0⤊
0⤋
Leves e resistência do ar, tá explicado ....
2007-03-02 20:48:18
·
answer #6
·
answered by Dog 6
·
0⤊
0⤋
acho que deve ser pelo seu peso insignificante......
por isso a gravidade, não exerce muita força sobre elas!!!!!!!
2007-03-02 20:44:11
·
answer #7
·
answered by maykrock 3
·
0⤊
0⤋