English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por exemplo quando caem (ou se jogam, sei lá) da pia do banheiro, que para elas é uma altura enorme, elas simplesmente continuam a caminhar normalmente... isso tem a ver com o fato de elas serem animais invertebrados?

2007-03-02 12:39:06 · 7 respostas · perguntado por moonunit_fish 2 em Ciências e Matemática Biologia

7 respostas

Dado a massa e ao corpo delgado e cheio de pequenos cílios, a formiga acaba tendo uma desaceleração por causa do atrito com o ar...desse modo, sua chegada ao solo é de velocidade bem pequena...
qualquer outro inseto acontece a mesma coisa...

2007-03-02 12:52:19 · answer #1 · answered by drfravio 2 · 0 0

hehehehee....

Não, não. Nada a ver com serem invertebrados ou não.

O ponto aqui é que todo corpo em queda sobre uma ação oposta da força de arrasto do ar sobre si, resistindo à queda. Acontece que essa força é proporcional ao quadrado da velocidade de queda, e, como todo corpo acelera quando está em queda livre (afinal, está sujeito à *aceleração* gravitacional), vai chegar uma hora em que sua força peso que o puxa para baixo se igualará à força de arrasto do ar.

O que acontece com um corpo sujeito a equilíbrio de forças? Ele não acelera! Ora, é a Lei de Newton! F = m.a. Se a massa é constante e a força é nula, a aceleração é nula.

Então, nesse momento fatídico, o corpo não acelera mais e passa a se mover em velocidade constante, chamada VELOCIDADE TERMINAL.

Como a massa da formiga é muito pequena, ela atinge sua velocidade terminal alguns centímetros depois de deixar o ponto de início de queda, e, daí pra frente, é como se ela estivesse descendo de pára-quedas: não acelera mais. Então, pra formiga, tanto faz cair da laje quando do rodapé.

Sua pergunta é interessante e leva a outra mais interessante ainda: você sabia que é mais fácil um gato morrer caindo de um muro alto do que do 5º andar de um prédio?

Ah é????

Pois é! Nós, mamíferos, somos capazes de sentir a aceleração sobre nosso corpo, mas não a velocidade (graças a Deus, porque senão a gente estaria louco com a velocidade astronômica do nosso planetinha! Mas como a aceleração da Terra é constante, pra nós tudo bem!).

Acontece que ao cair do muro, o gato estará o tempo todo sujeito a aceleração e a certeza de que está em queda pode deixá-lo desorientado e incapaz de se defender a tempo.

Ao cair do décimo andar, em certo ponto ele atingirá sua velocidade terminal, e, como a sensação se queda cessa, ele fica tranqüilão da vida para se virar com as patas para baixo e abri-las como se fossem asas, o que reduzirá ainda mais sua velocidade e permitirá que ele "pouse" com segurança.

Você teria um gato aí pra gente fazer o experimento? ;-)

O exemplo da formiga e do gato é bem ilustrativo, mas lembre-se que todo corpo tem sua própria velociade terminal, por estranho que pareça. O problema é que o corpo humano, por exemplo, devido à sua massa e geometria, só atingiria essa velocidade depois de muitos e muitos quilômetros de queda, e essa velocidade terminal ainda seria mortal para nós.

Pô, que aula de física essa resposta, hein? hehehe

Abraço!

.

2007-03-03 09:51:03 · answer #2 · answered by Labaki 4 · 1 0

A coisa mais impressionante dessa pergunta que achei, foi você já ter prestado atenção a queda de uma formiga.kkkk. Um abraço.

2007-03-05 17:21:06 · answer #3 · answered by Chaguinha Acari RN 7 · 0 0

ELAS SAO LEVES E SEU PESO QUASE NAO É SUFICIENTE

''PRA FURAR O AR" A RESISTENCIA DO AR É GRANDE EM RELAÇAO A MASSA DA FORMIGA.

2007-03-03 18:05:23 · answer #4 · answered by _bruno_ 3 · 0 0

Elas são muito leves!!!!!!!!!

2007-03-02 20:50:58 · answer #5 · answered by Rodrigo Spy 4 · 0 0

Leves e resistência do ar, tá explicado ....

2007-03-02 20:48:18 · answer #6 · answered by Dog 6 · 0 0

acho que deve ser pelo seu peso insignificante......
por isso a gravidade, não exerce muita força sobre elas!!!!!!!

2007-03-02 20:44:11 · answer #7 · answered by maykrock 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers