English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

Rigor mortis é um sinal reconhecível de morte que é causado por uma mudança química nos músculos, causando aos membros do cadáver um endurecimento ("rigor") e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los. Tipicamente o rigor acontece várias horas após a morte clínica e volta espontaneamente depois de dois dias, apesar do tempo de início e duração depender da temperatura ambiente. Na média, presumindo-se temperatura amena, começa entre 3 e 4 horas post-mortem, com total efeito do rigor em aproximadamente 12 horas, e finalmente o relaxamento em aproximadamente 36 horas.
A causa bioquímica do rigor mortis é a hidrólise do ATP no tecido muscular, a fonte de energia química necessária para o movimento. Moléculas de miosina derivados do ATP se tornam permanentemente aderentes aos filamentos e os músculos tornam-se rígidos. O rigor mortis aparece em torno da 12ª hora após a morte, e permanece até em torno da 36ª, quando se tem sua reversão que ocorre naturalmente devido a degeneração dos tecidos musculares.

2007-03-02 12:30:46 · answer #1 · answered by Junior m 1 · 1 0

É devido ao fenomeno "Rigor Mortis", mas este já foi bem explicado nas respostas anteriores, só tem mais uma informação a respeito da sua comparação: isso não ocorre apenas com as vacas, bois, mas tb com aves, ultimamente esses animais são submetidos a altas doses de hormonios femininos a fim de inchá-los para que eles cresçam mais rápido para o abatimento, diminuindo assim o custo com o animal e esses hormonios deixam suas carnes mais"tenras", e mesmo após a morte desses animais os hormonios continuam em seus corpos.

2007-03-04 09:46:50 · answer #2 · answered by belzinha 2 · 0 0

Qualquer corpo fica duro durante um tempo inicial e depois amolece.

A dureza do corpo na morte (chamada "rigor mortis") se deve a conexões ATP nas fibras dos músculos que não estão sendo liberadas. Uma vez que essas mesmas conexões eventualmente "fiquem sem bateria", as fibras soltam e o corpo relaxa.

Ah! O doce sabor do conhecimento! Aplausos por favor!

2007-03-02 13:02:35 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

primeiro passamos pelo rigor mortis que nos deixa o corpo duro e algumas horas depois passamos pelo algor mortis que nos deixa macios novamente.
no caso da produção da carne para o consumo existe a sangria que é a máxima retirada do sangue, em seguida a carne sofre um processo chamado maturação num periodo de 4 a 6 horas aonde os processo vitais celulares ocorrem e causam uma acidificação da carne que ataca as fibras musculares e torna a carne macia, é mais ou menos istio.
phantão

2007-03-02 12:30:49 · answer #4 · answered by gordo 4 · 0 0

se desossássemos um homem, tiraria-mos também carne macia de algum lugar. se matasse-mos um boi e deixasse-mos ao relento sua carne enrijeceria.

2007-03-02 12:27:35 · answer #5 · answered by Tinteiro 3 · 0 0

A Seqüência do Fenômeno de Rigidez Cadavérica

Outra verdade perpetuada inexplicadamente nos livros de texto é a de que o fenômeno cadavérico conhecido como "rigor mortis" apresenta, invariavelmente, uma seqüência cronológica de instalação que obedece com fidelidade o sentido céfalo-podálico. É incrível que ainda seja ignorado o mecanismo da rigidez cadavérica ligado intimamente à incapacidade de ressíntese de ATP, parcialmente suprida pela reserva existente e pelo teor de glicogênio muscular que se converte em ácido lático. Considerando esse fato bioquímico, pode-se afirmar sem receio que a ocasião do início do processo é bem variável, na dependência principalmente da reserva de glicogênio do músculo e que a rigidez cadavérica é fenômeno que se instala simultaneamente em toda a musculatura. O que sugere a ordem seqüencial alegada, nada mais é senão a óbvia percepção do fenômeno em primeiro lugar nos grupos musculares de menor porte, os de maior volume requerendo inevitavelmente, maior margem de tempo para serem englobados por completo pelo processo. Imaginar uma outra razão é um total desatino biológico. Para não nos alongarmos em demasia é suficiente dizer, para invalidar o critério céfalo-podálico baseado na pura observação macroscópica, que em todos os cadáveres por nós examinados em fase de enrijecimento, as articulações do tornozelo apresentaram "rigor mortis" sem exceção antes da articulação coxo-femural, fato que pode ser constatado por qualquer necroscopista.
O cadáver duro é apenas temporário, logo fica igual à um bife de vaca mesmo

2007-03-02 12:24:55 · answer #6 · answered by Dog 6 · 0 0

E tu achas que tenho a mesma configuração anatômica de uma vaca??? rsrsrsrs.... BrincadeirinhaI O Rigor Mortis é comum e natural a todos os seres vivos,especialmente mamíferos e de sangue quente. O que ocorre, e´que após o abatimento do animal,sua carne é processada,preparada com determinados produtos para uma maior durabilidade e baixo índice de deterioração,todos processos que alteram esta situação que falou. Em nosso caso, e de qualquer outro animal, o Rigor Mortis não dura muito tempo,começando todos os órgãos a liquefazer-se, os produtos usados nos animais retardam este processo, mas, tanto eles,quanto nós,ficamos molinhos,molinhos depois de uns dias, líquidos mesmo.......Bj ♥

2007-03-02 12:21:31 · answer #7 · answered by ◘ Ysis ◘ 7 · 0 0

hahahahahahahahaha

Boa pergunta...
Você já alguma vez bateu o martelo de bife ou usou algum tempero amaciante de carne em algum cadáver?

2007-03-02 12:19:08 · answer #8 · answered by Gaivs Cæsar Caligvla 2 · 0 0

Temos muitos músculos.

2007-03-02 12:19:01 · answer #9 · answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7 · 0 0

EU não morrí ainda ...

2007-03-02 12:18:07 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers