Se a "Ditadura" não houvesse cometido o erro de perseguir e matar jornalistas, com certeza ainda hoje estariamos no Regime Militar. Éramos felizes e não sabiámos. Naquela época se voce fosse encontrado na rua depois das 22:00hs voce era repreendido severamente por eles, hoje em dia é igual, a diferença é que o MARGINAL é quem te repreende, te rouba e se voce tiver "sorte" te deixam viver. Se por um lado a Ditadura éra severa demais, a lebertinagem dos dias de hoje é muito pior.
2007-03-02
11:53:01
·
9 respostas
·
perguntado por
Marco A
3
em
Governo e Política
➔ Militares
LILINHA, voce não entendeu bem meu raciocínio, por isso vou tentar ser mais claro.
Fiz tal comparação para que as pessoas reflitam que, se por um lado a Ditadura foi um momento "negro" para o nosso País, o momento em que vivemos tambem é "negro", porque não há um equilibrio entre o que é de direito das pessoas e o exesso dele.
Se os Militares não perseguissem as pessoas que eram contra o regime, certamente viveriamos num pais melhor.
2007-03-02
12:35:07 ·
update #1
Também fui estudante universitário na época do regime militar. E como todo jovem universitário da época, achava que o governo estava errado. Sempre tomei posições dentro do que a lei permitia. Sempre discordei sem fazer balbúrdia. E nunca fui preso. Tive aulas de Problemas Brasileiros que, em verdade, falava de problemas brasileiros. Não tive professor algum que fosse general. Não me recordo de ter aulas de tal disciplina às sextas-feiras no último tempo, nem que fosse de freqüência obrigatória. Jamais vi algum ou soube notícia de que qualquer universitário do meu tempo aceitasse castigo de ficar de pé e virados para a parede. Sem dizer que a senhora Lilinha 32 esteja mentindo, isso é pouco provável de ter ocorrido. Com toda certeza, desmandos políticos aconteceram, porque afinal desmandos ocorrem em qualquer sociedade. A maior diferença que observo é que os universitários de hoje parecem não mais ter ânimo de discordar, todos querem se dar bem, aproveitar uma brecha da lei, ou o descaso de uma autoridade, seja lá o que for. Viramos apenas oportunistas, na base da lei de Gérson. Não há nada de idealismo que, em realidade, havia entre a juventude do meu tempo. Os que protestavam no passado tinham lá o seu quinhão de razão, embora muitos até hoje se comportem de forma emocional apesar de adultos. Alguns simplesmente viraram canalhas e mentirosos. Outra diferença é que não se roubava de forma tão escancarada como hoje. Não havia crimes com tanta certeza de impunidade como hoje. Não se cheirava, picava, fumava, drogava-se como hoje, protegidos por leis que parecem fabricadas exatamente para levar o caos à sociedade. No campo econômico, o brasileiro vivia melhor. Muito melhor. Éramos a oitava maior economia do mundo e foi o período em que o salário mínimo teve o seu maior poder aquisitivo. Mas evidentemente, havia descontentes. E muitas vezes, os descontentes foram tratados de maneira mais dura do que mereciam, no meu ponto de vista. O número de desaparecidos, por incrível que pareça (negando a propaganda da mídia de hoje) foi o menor de todas as ditaduras implantadas na América Latina. Em Cuba desapareceram mais de cem mil. No Brasil, mesmo com todo exagero que querem fazer, não se chegou a mil. De qualquer forma é lamentável. O ideal seria não ter havido nem ditaduras, nem mortes. Por outro lado, o endurecimento do regime ocorreu depois que os descontentes resolveram fazer um atentado no Aeroporto dos Guararapes, no qual morreu um jornalista que estava no lugar errado, na hora errada. A resposta do governo foi dura. O AI-5 nasceu assim e trouxe todas as conseqüências que se discute hoje de forma incompleta ou intencionalmente velada.
E eu sei do que estou falando. Eu vivi naquele tempo.
2007-03-03 03:09:06
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Primeiro os militares não estavam preparados para governar este pais. Segundo é que tudo isso foi tramado pelos EUA. O golpe militar foi coordenado pelos EUA.
2007-03-02 13:03:09
·
answer #2
·
answered by JBond 2
·
1⤊
0⤋
Essa Lilinha32 é uma retardada mesmo.
2017-03-23 20:17:24
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o regime militar ainda não acabou, esta apenas dando um tempo para retornar com mais força e sem os grotescos erros que o fizeram ser cerceado temporariamente
2007-03-03 03:21:23
·
answer #4
·
answered by jaildão 3
·
0⤊
0⤋
Foi o tempo de vacas mais gordas...
2007-03-02 12:09:35
·
answer #5
·
answered by Peçauto 3
·
0⤊
0⤋
Porque o nosso presidente nao seria eleito se o regime fosse militarista
2007-03-02 11:57:24
·
answer #6
·
answered by Eu vou ser... 4
·
0⤊
0⤋
Amigo, que idade você tem? Pergunto isso porque acho que você não sabe o que diz. Não foram só jornalistas mortos (o que já seria bastante grave). Creio que você ainda não era nascido naquela época ou era muito criança e ainda não tinha entendimento. Na época eu era estudante universitária e vi muitos amigos meus desaparecerem (como num passe de mágica), simplesmente por serem amigos, filhos, vizinhos, etc de alguém que julgavam ser contra o regime. Alguns reapareceram tempos depois, mas completamente destruidos fisica e psicologicamente. Tínhamos um professor de uma disciplina chamada "Problemas Brasileiros". Era um general do exército e obviamente não ensinava nada sobre os verdadeiros problemas brasileiros. A aula se resumia à apologia do regime militar. Era ministrada às 6ªs feiras às 21:00h (estudávamos em horário integral) e tinha frequência obrigatória. Esse indivíduo, na época já um senhor de certa idade (era um general), tinha a capacidade ridícula de colocar alunos adultos e até algumas alunas já grávidas de castigo em pé virados para a parede. Dá para acreditar num autoritarismos desses? Não pense que naquela época desmandos políticos e sociais não existiam. Existiam como hoje, só não eram noticiados. Realmente você não sabe o que está falando. Boa sorte.
2007-03-02 12:09:41
·
answer #7
·
answered by lilinha32 7
·
2⤊
3⤋
Concordo com vc. Naquela epoca era purgatorio, hoje e o inferno. Bjs da gigi.
2007-03-02 11:57:42
·
answer #8
·
answered by Gigi 6
·
0⤊
1⤋
Porque não somos animais em cativeiros, para viver vivermos vigiados, amedrontados, coagidos e sem liberdade, somente pessoas retrógradas pensão em voltar a esse regime autoritário.
2007-03-03 04:19:54
·
answer #9
·
answered by narigão 3
·
1⤊
3⤋