As vezes, só alguns fatos traumatizantes são bloqueados/esquecidos. Por isso elas não esquecem de andar, falar e por aí vai. Só esquecem tal fato.
2007-03-02 11:22:27
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Depende da causa da lesão. Se uma lesão cerebral atingiu partes da memória onde se guarda as memórias recentes, o doente pode saber quem é o que faz, mas não se lembrar por exemplo da situação anterior a seu acidente.
Pode ser ainda que a área atingida de seu banco de memória seja a parte responsável pelas lembranças afetivas e assim o doente perde a lembrança das pessoas com quem convivia e até de si mesmo, sem implicar por isso que ele perca as capacidades de comunicação. Embora isso possa acontecer, não é uma constante.
Pode ser ainda que o paciente sofra de perda de memória devido a qualquer trauma que o faca auto-bloquear uma lembrança. Assim ele pode não ter lembranças de um acontecimento, de uma pessoa, de um lugar ou apenas de um dia...
Tudo é muito variável... Legal essa sua pergunta. Bom dia!
2007-03-06 06:54:02
·
answer #2
·
answered by Dominich 4
·
0⤊
0⤋
Conheço uma pessoa, ensinava alfabetização, que devido a um acidente de carro, no qual não teve nem um corte, desaprendeu de falar, de escrever, até das letras do alfabeto!!!
2007-03-05 17:01:14
·
answer #3
·
answered by mamélia 4
·
0⤊
0⤋
QUE TAL PROVOCAR ALGO, PARA DEPOIS VOCÊ TIRAR A CONCLUSÃO COM VOCÊ MESMO?
2007-03-03 11:23:27
·
answer #4
·
answered by solar 4
·
0⤊
0⤋
tem lugar e lugar para ter lesão no cérebro para ter amenésia
há lugar para fala, lugar para a coordenação motora, para emoções, para criatividade, para armazenar informações e tantas outras.
não encuque com coisa assim
qual eéé - se liga - isto raramente acontece
batemos com a cabeça tantas vezes..
oôo cabeça dura esta
tem ossos para protegerem isto tudo
tanto que o crânio dura anos(num esqueleto -né)
Bjo
2007-03-02 19:49:50
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha Rafa, a memória é uma função psíquica superior de alta complexidade e nos temos ainda poucas informações como ela funciona ou como as lembranças são arquivadas. Alguns neuro cientistas acreditam que que as memórias ( no plural porque são varias, memória de fixação de curto prazo, de longo prazo, de evocação etc.), são formadas pelo criação de novos neurônios e novas sinapses. Existem varias formas de perda de memória. Uma súbita e que pode retornar pouco tempo depois, por exemplo, em conseqüência de um traumatismo craniano, ou uma forma lenta e definitiva como nas doenças orgânicas cerebrais do tipo degenerativo como na doença de Alzheimer. Neste segundo caso a memória vai desaparecendo aos poucos, começando pelos fatos mais recentes, e terminando com o individuo destituído de todas suas lembranças, ao ponto de esquecer come se come ou se bebe. Esquece o próprio nome e de todos os fatos vivenciados. Os neurônios (células que formam o cérebro) desaparecem com se virassem um iogurte. Felizmente esta forma de doença não é tão freqüente e só aparece depois de certa idade, acima dos sessenta anos em média. Espero ter ajudado a diminuir sua duvida cruel. Não esqueça, tá? Abraços.
2007-03-02 19:42:19
·
answer #6
·
answered by conquistadigital 3
·
0⤊
0⤋
a perda da memória é a mesma coisa quando você desliga o computador, ele desliga mas os dados neles contidos nunca se apagam , a não ser através de vírus, a comunicação entre os neurônios são feita por impulsos elétricos.
2007-03-02 19:41:30
·
answer #7
·
answered by pepelegal 2
·
0⤊
0⤋
Rafa, nem todas as pessoas que perdem a memória apresentam as mesmas características. Tudo irá depender da origem da perda da memória. O que dependerá também do neurônio afetado.
2007-03-02 19:40:01
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sem considerar a perda de memória que geralmente fazemos por obção bem conciente - exemplo esquecer algum fato ruim ou insignificante - relato o que acho de amnésia por motivo de trauma produzidos por acidente ou, sei lá, tumor e outros...
pense em dois discos que rodam juntos. - no primeiro disco há pinos diversos e em diversas posições - no segundo disco há orifícios (buracos) exatos para cada pino
enquanto o cérebro esta legal, acionamos nosas memórias e cada pino se encaixa para fazer um relatório mental
quando não esta legal, quando acionamos o que achamos que seria uma memória, o dois discos continuam girando mas, não encaixa "nada"
outra coisa, os relatos confirmam: pessoas que perderam a memória por um motivo ou outro, costumam a ter muita dor qando aparentemente acham que estão lembrando de algo - o que faz geralmente a pessoa parar até de tentar lembrar
DICA - consulte um neorologista sob qualquer, e pequena, suspeita, de algo parecido.
Até pode ser que ele diga que isto daqui é uma maneira muito estranha de perseber as coisas, mas é assim que eu imagino que seja. É mais facil de explicar
2007-03-02 19:39:43
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Meu querido, quando eu tiver isso te falo. ok?
2007-03-02 19:25:13
·
answer #10
·
answered by {Biah} 4
·
0⤊
0⤋
Simples, assista a um filme chamado amnésia. É ótimo, inclusive tem a opção de ver o filme de trás para frente.
2007-03-02 19:24:37
·
answer #11
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋