ciência geral dos princípios e das causas;
investigação dos princípios essenciais que supõem uma ciência particular;
doutrina filosófica;
razão, sabedoria;
força moral e elevação de espírito com que o Homem se coloca acima dos preconceitos;
amor ao saber.
bjs
2007-03-02 07:08:27
·
answer #1
·
answered by barbysena188 2
·
2⤊
0⤋
A filosofia é a ciencia tal e qual que não leva nada a niguem e tal.
Detalhe, faço faculdade de filosofia. Na verdade é a investigação de todos os problemas que existem, questionamentos que uma pessoa sem o senso filosófico nao conseguiria ....blá blá blá....
2007-03-02 15:21:15
·
answer #2
·
answered by Zero 2
·
2⤊
0⤋
É o exercício do raciocínio,da reflexão,do questionamento,da indagação.É a base de qualquer conhecimento,enfim é a arte de pensar.
2007-03-02 16:42:24
·
answer #3
·
answered by fagoramg 4
·
1⤊
0⤋
Filosofia é uma coisa que discute filosofia. Porque este (filósofo) disse isto em razão daquilo, e o outro (filósofo) disse aquilo em função disto, e a palavra que fulano(filósofo) empregou não foi no sentido iconoclástico mas no simbólico e que o fenomenologismo clarividente de sicrano(filósofo) não passa do mesmo epistemológico obscurantista de beltrano(filósofo). Donde eu, há muito tempo ter chegado à conclusão de que nem Platão, nem Sócrates, nem Kant, nem Spinoza ou quantos mais vocês queiram, foi grande filósofo coisa nenhuma. Só tem mesmo um grande filósofo na História e esse nem eu, nem vocêm nem ninguém conhece. Exatamente porque o genial filósofo percebeu bem cedo a inutilidade da filosofia e nunca se deu ao trabalho de filosofar. Nem mesmo, como eu, para negar a filosofia.
2007-03-02 15:10:26
·
answer #4
·
answered by Penso; logo Descartes existe. 7
·
1⤊
1⤋
como é possível diferenciar a água do ouro e do cloro através das propriedades físicas?
2014-03-18 14:05:42
·
answer #5
·
answered by LUCIA 1
·
0⤊
0⤋
Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philia - amor, amizade + sophia - sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências". Didaticamente, a Filosofia divide-se em:
Lógica: trata da preservação da verdade e dos modos de se
evitar a inferência e raciocínio inválidos.
Metafísica ou ontologia: trata da realidade, do ser e do nada.
Epistemologia ou teoria do conhecimento: trata da crença, da
justificação e do conhecimento.
Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal.
Filosofia da Arte ou Estética: trata do belo.
2007-03-03 03:23:34
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋