Engenharia Química
Caracterizada pela transformação de matérias-primas em produtos, a Engenharia Química se faz presente em, praticamente, tudo no nosso dia-a-dia. Cimento, medicamentos, fertilizantes, plásticos, alimentos, gasolina são alguns dos muitos exemplos de materiais obtidos a partir de transformações cujo principal responsável é o Engenheiro Químico. Profissional bastante versátil, pela ampla área de atuação, tem na Matemática, na Física e na Química a base para a sua formação.
Já a profissão de químico industrial está regulamentada no Brasil desde 1934 e abrange as indústrias de revestimentos (tintas e pisos), de fertilizantes, inseticidas e agrotóxicos, indústrias alimentícia, de produtos químicos, etc.
Em todas estas funções o químico pode exercer suas ações nas quatro linhas de funcionamento da indústria: linha de produção, controle de processo, pesquisa e desenvolvimento e assistência técnica.
Outras linhas de atuação dos químicos envolvem a investigação científica e aplicada em institutos de pesquisa voltados para a agropecuária, biologia, controle ambiental, planejamento energético, medicina e tecnologia, tendo como campo de atuação:
- Indústrias químicas;
- Indústrias de alimentos;
- Indústrias petroquímicas e de derivados;
- Indústrias de tintas;
- Indústria de plástico;
- Indústrias onde existam processos químicos;
- Universidades,escolas e centros de pesquisas;
É isso, certu?
2007-03-02 00:55:23
·
answer #1
·
answered by ♥Dani♥Léo♥ 4
·
0⤊
0⤋