English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O amor de uma mãe para um filho é o único verdadeiro, como muitos defendem, ou as pessoas não sabem o que é amar, confundindo este sentimento, Universal e Sublime, com instinto e paixão?

2007-03-02 00:06:57 · 9 respostas · perguntado por Carlinha dos Anjos 3 em Artes e Humanidades Filosofia

9 respostas

O amor se mostra desde suas formas mais íntimas, o amor conjugal, o amor paterno e materno, o amor filial, o amor fraterno, até as formas mais amplas do amor ao próximo que envolve, na sua amplitude, desde os parentes e conhecidos, até os concidadãos e a humanidade inteira.

O amor maternal, em particular, pode ser muito limitado pelo instinto de posse, de poder sobre uma criatura que nasce indefesa e que em princípio está totalmente dependente dos cuidados da mãe.

Muitas mães gostam de seus filhos enquanto os acham engraçadinhos, bonitinhos, fofinhos...

Mas quando começam a dar trabalhor, a ter problemas, aí elas já passam a não ter mais aquele sentimento todo...

Quanto ao instinto maternal, isso acontece inclusive entre os animais. Você já viu uma vaca, por exemplo, com seu bezerro recém-nascido? Ela o protege, se alguém chega perto dele ela ataca, muge,...

A mulher deve superar o instinto, deve ir além, para que seja amor.

2007-03-02 01:19:31 · answer #1 · answered by Superman 2 · 0 0

Depende do tipo de mãe,existem muitas que viram as costas aos filhos,outras os aprisionam com um amor possessivo,como se eles não pertencessem ao mundo e somente á elas sendo guiadas apenas pelo instinto selvagem de proteção.Quanto ao amor sublime e universal tenho em minha vivencia mães que realmente sabem o que é o amor doação,aquele que não aprisiona,que orienta,que ampara os filhos nos caminhos do amadurecimento.As mães são seres humanos,sujeitas á erros e defeitos,nem todas são santas que se pode colocar em um altar e venerar eternamente.Felizes os que tem uma mãe que sabe amar,respeitar,orientar,pois são estas que fazem a diferença neste mundo conturbado,entregam á vida o fruto de seus ventres,formados no sentimento doação,para que eles possam edificar o valor que o amor universal tem perdido no decorrer dos tempos.Saúde e paz.

2007-03-02 00:46:18 · answer #2 · answered by Mulher de 40 procura respostas 5 · 0 0

Existem várias formas de amar e vários ciclos de amores em uma vida. Não tente achar uma verdade única e acabada. O ser humano é um agente em constante mudança, princípios e conceitos vão sendo afetados pela rotina social... Então, quando estiver precisando de resposta, olhe para dentro e pergunte-se o que é importante pra vc HOJE! Com certeza suas conclusões serão as melhores para o momento em que está vivendo.

2007-03-02 00:44:42 · answer #3 · answered by tudoazul1 2 · 0 0

Amor e paixão se confundem, por serem basicamente sinônimos.
Creio eu que o o amor tanto faz ser de mãe, de pai, de irmã(o) ou de namorada (o) sempre vão ser amor independente de qualquer coisas, o que os diferencia é a magnitude com a qual é apresentado.
Mas mesmo assim o amor materno é um dos que mais se destaca dentro os outros

2007-03-02 00:36:15 · answer #4 · answered by Alyson 3 · 0 0

Na minha opinião, existe sim o amor verdadeiro, ele pode ser de pais para filhos e vice-versa, de amigo para amigo, de namorados entre outros, já sobre o amor de mãe para filho é um amor como outros nem todas as mães amam seus filhos, por isto não podemos afirmar que o único amor verdadeiro é este, por que quem ama cuida, e têm mães que até jogam seus filhos no lixo, represa sem falar daquelas que chegam até mata-los, mas também temos as maravilhosas mães que amam seus filhos intensamente.

Tem muitas pessoas que sabem realmente amar, como também existe outras que não conseguem definir esta palavra.

2007-03-02 00:27:19 · answer #5 · answered by Dulce 4 · 0 0

Sem dúvida, o amor de mãe é um tipo de amor mais verdadeiro q existe.
Mas tbm acho q a maioria das pessoas ñ sabem distinguir um amor verdadeiro de um encantamento passageiro.

2007-03-02 00:15:41 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Sua pergunta é fantástica, mas tenho que lhe dizer que muitas mães tem os seus filhos e não amam os mesmos. está cheio de provas por ai, lembra daquela mãe que jogou a filha na lagoa? mas, como o amor tem caminhos misteriosos, deixamos fluir o nosso instinto, deixamos aflorar nossa paixão e conseqüentemente outros sentimentos , bons e ruins também , este conjunto de amores e neuroses compõe a convivência, e cria os acontecimentos,, que vai nos fazer sermos mal interpretados ou não,, como pais, e como filhos também,, devemos nos esforçar pra conhecer o amor mais puro,, identifica-lo e viver em paz,,,beijo pra vc..

2007-03-02 00:15:20 · answer #7 · answered by vcavalo 3 · 0 0

Srta. pergunta inteligente. O amor de mãe é unico porque é diferente de todos os amores que possamos ter. Se é diferente, portanto, não tem comparação. Agora, as pessoas se amam com bastante fervor e bastante harmonia. O homem que ama defende a sua amada de tudo e de todos.
Não há, na minha opinião, como encontrar entre o amor de mãe e o amor de um homem e uma mulher, qualquer semelhança.

2007-03-02 00:13:38 · answer #8 · answered by Alberto Bento 7 · 0 0

Esse negócio de:
Amor de mãe é o único e verdadeiro.
Criança não mente.
Deus não castiga ninguém.

E demais baboseiras, é tudo mito detonado.
As pessoas têm a mania errônea de direcionar suas vidas baseadas em sentenças pré-determinadas e insensatas, sem avaliar suas variações e perigos. São adeptos da "cegueira conveniente".


[][][]

2007-03-02 00:13:15 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers