English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-01 15:43:37 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Governo

5 respostas

A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana e levou subsequentemente ao estabelecimento do Protestantismo. Houve divisão na Igreja entre os «católicos romanos» de um lado e os «reformados» ou «protestantes» de outro; entre esses, surgiram várias igrejas, das quais se destacam o Luteranismo (de Martinho Lutero), as igrejas reformadas e os Anabaptistas. A Reforma teve intuito moralizador, colocando em plano de destaque a moral do indivíduo (conhecedor agora dos textos religiosos, após séculos em que estes eram o domínio privilegiado dos membros da hierarquia eclesiástica). Sua principais figuras foram Jan Huss (1370-1415), Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564). A resposta da Igreja foi o movimento conhecido como Contra-Reforma.

O biógrafo de João Calvino, o francês Bernard Cottret, escreveu: "Com o Concílio de Trento (1545-1563)... trata-se da racionalização e reforma da vida do clero. A Reforma Protestante é para ser entendida num sentido mais extenso: ela denomina a exortação ao regresso aos valores cristãos de cada indivíduo". A Igreja havia criado um meio de salvação no qual para ser salvo, o homem deveria passar por uma série de passos e rituais nos quais, além de Jesus, havia a intercessão de santos, a necessidade de penitências e o pagamento de indulgências que comprariam um pedaço do céu. A Reforma redescobriu o papel de o próprio indivíduo poder se achegar a Deus, e obter o perdão e a sua salvação. Proclama-se, com a Reforma, que o homem seria salvo pela fé e não por obras da carne.
Um elemento comum às igrejas que surgem da Reforma Protestante é esta centralização na salvação do indivíduo. Bernard Cottret: "A reforma cristã, em toda a sua diversidade, aparece centrada na teologia da salvação. A salvação, no cristianismo, é forçosamente algo de individual, diz mais respeito ao indivíduo do que à comunidade". Este aforismo de Lutero do ano 1531 caracteriza bem a importância da história pessoal de cada um para a causa reformadora. Lutero não é nenhum fundador de um império, ele é um monge em busca da sua salvação. Como Pierre Chaunu mostrou de forma extraordinária, "não se trata de uma questão da Igreja mas de uma questão da salvação".

O resultado deste movimento religioso é uma mais fervorosa observação dos princípios morais cristãos tais como eles estão expressos na Bíblia. Os movimentos de zelo religioso que têm lugar na Europa do século XVI são para ser entendidos no contexto do efeito multiplicador iniciado pela invenção da imprensa por Gutenberg. Se a bíblia não estivesse agora acessível a cada um, traduzida nas línguas e dialetos locais, compreensível aos Europeus, tal como ela começou a surgir no século XVI, tal zelo religioso não teria sido possível. Anteriormente ao século XVI, a bíblia era um manuscrito em Latim, (uma língua dominada por uma minoria) do qual havia poucas cópias, que se encontravam fechadas nos conventos e nas igrejas, lida por uma elite eclesiástica. A grande maioria da população nunca a tinha lido. No século XVI, ela está disponível em grandes números e nas línguas e dialetos locais. Não é de admirar pois que a religião se torne um tema polêmico.

2007-03-01 15:52:16 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Reforma Protestante é um movimento iniciado na Europa na transição da Idade-Média para Renascensa.
A Reforma Protestante vai atingir seu apice na Alemanha do século XVI.
Seu lider reformador era Martinho Lutero que rompe com a Igreja Católica nesta época e funda uma nova religião cristã o protestantismo.
Suas prícipais caracteristicas são:
a rejeição do sistema de Bispos e Arce-Bispos, adoração de imagens, e substituição do latim pelo alemão nos cultos e o mais importante de tudo:
Em sua analise da reforma protestante Max Webber nos diz que o lucro e a usura não se constituem em pecado. Pratica considerada pecado mortal para Igreja Católica da época, e segundo Webber Lutero ainda nos diz que o trabalho não se constitui em um castigo divino e sim em um dom que Deus nos deu.
Desta forma Lutero consegue atrair a Burguesia que começava a se formar na Europa.

2007-03-01 16:01:23 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Olá!
Isso de "reforma", não existe e nunca existirá.
§-O que existe é um jogo de interesses. Sempre o interesse está roubando de Deus os seus atributos para o fim da humanidade pensante. Por isso o ateísmo está cada dia mais forte.
§-Se queres saber: Jesus Cristo e Deus o Nosso Criador, estão restritos exclusivamente à Biblia Sagrada e mesmo assim ainda existem muitos que tem a coragem da própria ignorância, para jogar pedras nela.
§-Se formos falar em "características" de qualquer religião hoje, precisaríamos usar as velhas palavras desde os primeiros profetas: "raça de víboras" "hipócritas". E os hipócritas são os que mais tem proliferado. Mas pagarão o preço da própria "incompetência" perante o julgamento de Deus, segundo os passos que damos. E será "bem feito"! Não respeitam nada e nem mesmo o nome de Deus. Pois que o dinheiro do dízimo não pode ser jamais usado em benefício próprio a não ser para despesa de boca e higiene pessoal. Todo pregador tem que ter ciência de uma outra forma de pagar as suas despesas, ou passará muita vergonha diante de Deus na "Hora H". Porque não eram e não são "aleijados" a não ser da inteligência, pois que nem conseguem ler e interpretar sequer os "Apóstolos" que ajudavam as famílias mais fracas até com sua mão de obra, para não se tornarem pesados àqueles.
§-Hoje tudo mudou! Os "políticos de deuses pessoais" estão massacrando os fracos e roubando dos ricos. Por isso são piores do que qualquer bandido digno de cadeia. Pois que roubam de Deus e não dos homens. Dízimo é para uso na comunidade e não para uso particular. E isso é o cúmulo eterno da hipocrisia fundamentalista disfarçada. Pois que não amarram bombas no corpo, mas dilapidam as mentes em troca de dinheiro, como se Deus fosse uma mercadoria barata que se vende proclamando "versículos".
§-Isso é O FIM da "picada". E nunca deixará de ser!
Abração do amigo, Adelso de Castro.

2007-03-01 17:01:02 · answer #3 · answered by Adelso de Castro 4 · 0 0

É Digao, mas o grande efeito colateral desse movimento de aproximação da burguesia e aprovação do lucro surgiu o conceito de que "A mente ociosa é a casa do Diabo". Com isso a Reforma quase que diretamente criou o conceito "Time is Money".

Por esse motivo, vivemos atualmente em um mundo onde não podemos mais aproveitar momentos simples de lazer e relaxamento espiritual...

Enfim, essa é mais uma polêmica e pode-se discutir isso durante horas... Podendo acabar em briga...

Por isso que não se deve misturar Política e Religião!!!

2007-03-01 16:22:41 · answer #4 · answered by Marco 2 · 0 0

Isabela a reforma protestante foi um movimento que começou em meados do sec XVI,e aconteceu devido a abusos da igreja católica para com o povo, ou seja ,os fiés,a igreja só queria bens materiais ,dinheiro etc...cobrava impostos absurdos ,indulgencias,por terrenos no céu e cometia as maiores atrocidades para que os fiés tivessem convicção de que eram seres inferiores,e eram mínimos perante a presença de Deus e do clero,sendo assim a lei do papal imperava nesta epoca.Um dos primeiros a contestar tais praticas da igeja catolica foi o monge Martinho Lutero que colocou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé.Devido aos protestos,a partir das 95 teses de Lutero,onde o povo acordou de sua ipinóse religiosa e queria REFORMAS ,protestando contra a Igreja.Então preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento ( Concílio de Trento ) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido :
- Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;
- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias
- Criação do Index Librorium Proibitorium ( Índice de Livros Proibidos ) : evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.Um abraço

2007-03-01 16:01:39 · answer #5 · answered by deipe2004 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers