Lilica,
Arte a força da expressão humana onde através dela o artista exprime seus pensamentos.
A definição original e abrangente de arte (do latin ars, significando técnica ou habilidade) é o produto ou processo em que conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades.
Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirmou que:
nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas (A História da Arte, LTC ed.).
Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender esse fenômeno.
Arte pode ser sinônimo de beleza, ou de uma Beleza transcendente.
Dessa forma, o termo passa a ter um caráter subjetivo, qualquer coisa pode ser chamada de Arte, desde que alguém a considere assim, não precisando ser limitada à produção feita por um artista.
♫ ♪ ♫ Um abraço! ♫ ♪ ♫
2007-03-01 13:11:50
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
Também vou participar
com o meu ponto de vista
Arte é tudo aquilo que
é feito por um artista
Das belezas escondidas
é a melhor comentarista
Ela pode expressar
sutilezas do amor
Revelar a diferença
entre espinho e a flor
e mostrar o universo
da paisagem interior
Toda arte é um espelho
de uma vida feia ou bela
Todo aquele que é sensível
se vê refletido nela
E até pra quem é cego
ela abre uma janela...
2007-03-02 06:57:14
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A fotografia da alma.
2007-03-02 03:14:02
·
answer #3
·
answered by Jhonny 2
·
0⤊
0⤋
Tentando compreender o fenômeno artístico chegaremos a mais um conceito cuja compreensão é necessária, se queremos atingir uma séria consciência artística: a beleza.
Considerando-se, como vimos no capítulo anterior, a arte como produto do espírito, e lembrando que este se manifesta através da intuição, deduzimos que a idéia geral de beleza, que está intimamente ligada ao conceito da arte, também será compreendida com o sentimento intuitivo.
Enquanto Aristóteles considera que "(...)Um ser ou uma coisa composta de diferentes partes só pode ter beleza na medida em que estas partes são dispostas numa certa ordem(...)" ¹, Platão vai mais longe e afirma que "(...) A origem de toda a beleza é uma beleza que, por sua própria presença, torna bela as coisas que chamamos de belas, seja qual for a maneira pela qual o contato se estabeleça.(...)" ². Só no século XVIII, em Kant (1790), quando a estética passa a ser estudada de uma forma independente de outras questões, vamos encontrar uma definição algo mais ampla: "(...) É belo aquilo que agrada universalmente sem conceito.(...)" ³
Este agradar universalmente condiciona uma faculdade única de reconhecimento do belo como um conhecimento inerente a todo os seres humanos, em todas as épocas.
Ainda assim, seguindo nesta cansativa busca nos meandros do conhecimento intelectual, não encontramos uma explicação definitiva sobre a beleza, nem no seu conceito nem nas sensações que provoca, pois a verdadeira noção do belo não pode aceitar um conceito estético determinado pelo saber humano, ditado pelo raciocínio unilateral, pois está ligada ao conceito primevo de verdade.
Vários são os teóricos que discutem o significado do conceito de beleza alegando que a experiência estética varia de acordo com as culturas, as épocas, os povos, e assim por diante.E realmente, uma vez que a necessidade de expressão artística é permanente e universal, na múltipla diversidade de conceitos implícita nesta universalidade encontraremos também diversos tipos de beleza com os quais o ser humano se satisfaz.
A cultura de cada povo possui saberes próprios, oriundos do seu desenvolvimento, que condicionam todos os seus sistemas de expressão, notadamente característicos de cada região. Também de indivíduo para indivíduo, mesmo sendo estes contemporâneos, a arte irá variar, caracterizando-se pela diversidade de representação, sensibilidade, personalidade e interesses de cada um. Mesmo obras de um mesmo indivíduo, por vezes variam bastante de acordo com a experiência, estados de ânimo, idade, etc..
Admitindo que o produzir artístico nasce sempre de uma observação apurada, guiada pela vivência do artista, que tanto pode ser dirigida para os aspectos externos quanto internos de algum fator, esta produção poderá mostrar-se em formas externas diversas, mas a beleza a ela inerente advirá da sua essência e será facilmente reconhecida (sentida) com a intuição.
O crítico inglês Herbert Read, um dos primeiros estudiosos a defender a "educação pela arte", pois entendia que apenas através da educação dos sentidos seria possível a formação do ser humano para aquilo a que chamamos de integridade, defendia que "o sentimento estético é inerente à maioria dos homens, independente de seu nível de desenvolvimento intelectual".
Com segurança podemos dizer que este sentimento estético é inerente sim, à totalidade dos seres humanos, como uma propriedade do espírito, encontrando-se tanto mais vivo quanto maior for a vivacidade espiritual do respectivo ser humano, o que garante o reconhecimento da beleza.
"Entregai-vos ao original e verdadeiro senso de beleza e nunca podereis errar, pois ele está ligado às leis primordiais da Criação, é a expressão de um saber ainda oculto sobre a perfeição, um indicador de caminho infalível para cada espírito, pois unicamente todo o espiritual, nesta Criação posterior, tem a faculdade de reconhecer, numa bem determinada maturidade, a verdadeira beleza com consciência plena!" (Mensagem do Graal de Abdruschin Volume III - Dissertação: "Beleza dos Povos")
"(...) por toda a parte onde vosso senso de beleza não puder vibrar alegremente, a harmonia severamente condicionada pela lei da Criação não existe assim como deve ser. E onde falta harmonia, também não há beleza."
(Mensagem do Graal de Abdruschin Volume III -
2007-03-02 01:53:07
·
answer #4
·
answered by klara k 1
·
0⤊
0⤋
A arte maior: O Cosmos
2007-03-01 14:41:48
·
answer #5
·
answered by Naturaleza 5
·
0⤊
0⤋
A arte é um canal que o ser humano se utiliza para expressar suas emoções...
bjsss
2007-03-01 13:44:32
·
answer #6
·
answered by ♥ 7
·
0⤊
0⤋
como o próprio nome induz é ser bem arteiro,pois os criadores da arte fugiram bastantes dos conceitos ditos "normais"
2007-03-01 13:32:02
·
answer #7
·
answered by pepelegal 2
·
0⤊
0⤋
Boa noite lilica!
Para mim... tudo é arte "na vida"...Se pode fazer arte com desenhos,literatura,cinema, música, culinária etc.Então..arte é mesma o modo, o jeito,que tem cada pessoa...para expressar seu próprio "sentir",suas emoções,costumes,sentimentos etc nas diversas disciplinas humanas.
2007-03-01 13:12:03
·
answer #8
·
answered by mailen dessiré 5
·
0⤊
0⤋
Arte é a expressão máxima de tudo de bom e de belo que existe no coração humano. E só pode ser verdadeiramente apreciada por quem já vislumbrou a sua própria beleza interior. Esta é a melhor espécie de ser, porque liberta e deixa aflorar a própria sensibilidade. E sensibilidade é um atributo de seres inteligentes e espiritualmente superiores, sejam eles letrados,ou não. Se procuramos algo que nos venha realmente preecher a vida de encantamentos, esse algo é a arte, em todas as suas expressões. Espero tê-la ajudado, cara Lilica. Um abraço!
2007-03-01 12:58:56
·
answer #9
·
answered by Luzia Zënia P 2
·
0⤊
0⤋
VIVER.
2007-03-01 12:56:31
·
answer #10
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋