Reciclagem é a grande pedida. Já dizia Lavoisier:- "Nada se cria,
nada se perde. Tudo se transforma".
2007-03-01 11:20:06
·
answer #1
·
answered by nelnufer 4
·
0⤊
0⤋
RECICLAR
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de metais, plásticos, papéis, vidros, ou qualquer outro material, orgânico ou inorgânico, recuperando-o ou retransformando-o para aproveitamento ou novo uso. O processo pode ser industrial ou artesanal. Caso não sejam reaproveitados, esses materiais, normalmente tratados como lixo ou dejetos, tendem a causar sérios problemas ambientais.
A palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Em tese, o processo de reciclagem deveria permitir o contínuo reuso de materiais para o mesmo propósito. Na prática, em boa parte dos casos, a reciclagem aumenta o tempo de vida útil de um material, porém de forma menos versátil. Por exemplo:
ao reciclar-se o papel, as suas fibras diminuem, tornando-o inapropriado para determinados usos;
determinados materiais podem contaminar-se, tornando-os impróprios para embalagem de alimentos ou medicamentos.
Já no caso do alumínio, essa regra não é válida, visto que o mesmo pode ser reciclado continuamente sem que perca suas qualidades.
A reciclagem pode prolongar a vida de um material dando-lhe um novo uso, por exemplo, ao transformar artesanalmente produtos considerados como lixo em artigos de uso cotidiano ou de adorno. Uma garrafa PET pode ser transformada industriamente em fios que mais tarde serão utilizados na confecção de roupas.
A grosso modo, grande parte do lixo que é gerado, no campo ou nas cidades, pode ser reciclado e voltar novamente para a cadeia de consumo e uso.
2007-03-02 08:56:50
·
answer #2
·
answered by Marisa 2
·
0⤊
0⤋
!!!...,
Esse é um assunto delicado mas não tão difícil de ser resolvido, essa verba que é desviada para outros fins se fosse destinado para financiar usinas de reciclagem e terrenos sanitários em todas as cidades do Brasil sabemos que aos poucos teríamos uma resposta definitiva para o destino do lixo principalmente nas grandes cidades onde esse problema aí é mais grave devido a existência de mais empresas responsáveis pela poluição visual e nos grandes rios. Se existisse um estudo com seriedade por pessoas realmente capacitadas e preocupadas com o meio ambiente, dedicadas em buscar honestamente bons resultados para sanar esse problema com rapidez e eficácia teríamos um resultado preciso dentro de um curto espaço de tempo. O que falta mesmo é boa vontade para esse investimento.
Boa Sorte!
2007-03-01 21:54:28
·
answer #3
·
answered by Malukety em movimento 7
·
0⤊
0⤋
Garanto a você que se reciclassemos tudo o que é possivel, essa quantidade de lixo não seria tão grande e consequentemente o nosso problema com o lixo também não.
2007-03-01 16:55:25
·
answer #4
·
answered by STRYPER FOXHAWK 4
·
0⤊
0⤋
Embora o povo de cima ache que todos os materias da terra são recicláceis. Existem muitos que não são.
Os reciclaveis, reciclem.
Os não, queimem. Paris faz isso numa termoelétrica e com isso produz energia para parte da cidade. As chaminés tem filtros e impedem que impurezas subam p/ a atmosfera.
2007-03-01 14:34:20
·
answer #5
·
answered by mathikan 2
·
0⤊
0⤋
acredito na produção de materiais recicláveis e num trbalho efeti
vo de conscientização.
2007-03-01 13:04:26
·
answer #6
·
answered by marhenri 4
·
0⤊
0⤋
O que acontece é que aprendemos a viver numa sociedade consumista, precisamos consumir para que outros produzam, assim haverá geração de emprego e renda e todos viverão maravilhosamente. Acontece que geramos muitos descartáveis que entendemos ser um lixo. Na verdade, o lixo para nós é matéria prima para alguém que vai gerar um bem lá na frente. Temos que reciclar o que for possível, reutilizar o que iria para o lixo e reduzir a produção do mesmo. Exemplos não faltam como gaseificação de certos resíduos, compostagem de orgânicos, separação do vidro, ferro e metais diversos, papel, papelão, latinhas de aço, alumínio que serão matéria prima na cadeia produtiva, e acabar com o lixão. Mas ainda tem o que não enxergamos como as poeiras e gases que poluem também o ar a água e também o solo. Há uma normalização ambiental maravilhosa, mas os empresários dizem que atrapalham o seu investimento, inviabilizando o mesmo, com isso a preservação ambiental é colocada em plano secundário. Em última análise, cumpra-se a lei.
2007-03-01 12:20:52
·
answer #7
·
answered by cardoso1130 1
·
0⤊
0⤋
Reciclar, reciclar, reciclar, tentar reaproveitar ao máximo as sobras. Não conheço outra alternativa!
2007-03-01 11:56:43
·
answer #8
·
answered by Euzinnho 5
·
0⤊
0⤋
Em primeiro lugar, você pode separá-los dentro mesmo de sua casa, ou seja, o lixo que pode ser recilado, você deve colocar em um saco diferente daquele que não é reciclável!
Se o teu lixo for do tipo caixas de papelão e papel limpos, pode colocar em um outro saco e deixá-los abertos no local onde passam recolhedores desse tipo de material, pois, certamente, serão utilizados para fazer as folhas de um jornal que você lerá no dia seguinte, ou até mesmo para fazer o papel higiênico que também utilizará!
O que achar que não é recilável, você coloca para que sejam levados pelo lixeiro, pois certamente, os catadores de lixo saberão separar!
Só não os jogue pela janela do carro em trechos das estradas e nem mesmo nos rios e mares do nosso tão querido planeta! E também não os incinerem em casa, pois existem órgão para isso e você poderá causar um acidente se assim proceder!
Um beijo para você e vamos realmente cuidar do nosso lixo para não destruir a nossa natureza e o nosso habitat!
2007-03-01 11:37:54
·
answer #9
·
answered by Léa C 3
·
0⤊
0⤋
Aqui em Portugal e na maioria dos paises europeus existe a reciclagem!!!
Em todo o lugar depositos para lixo reciclável (ecopontos)
O que sobra, lixo organico (cascas de alimentos, restos de comida...etc...etc é muito pouco.
E como o reciclável é de novo aproveitado, deixa de ser lixo.
2007-03-01 11:20:05
·
answer #10
·
answered by mariakida 2
·
0⤊
0⤋