é uma taxa de desenvolvimento ou de crescimento.
2007-03-01 07:37:01
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não sei qual o contexto, mas uma taxa de incremento é sempre uma taxa de crescimento ( também pode ser negativo !) de um considerado período para o outro seguinte. Podemos aplicar esse conceito para medir o crescimento do PIB, do Investimento, do Consumo, da Despesa Nacional, enfim, de tudo o que, afinal, ...pode variar. No caso da economia, essa taxa pode ser Nominal se incluir também o acréscimo referente à inflação, Pode ser Real, se no acréscimo que se pretende medir for, previamente, descontado o valor da inflação.
Será isto o que pretende?
2007-03-02 06:50:17
·
answer #2
·
answered by R Campos 5
·
1⤊
0⤋
TAXAS DE INCREMENTO DIAMETRAL EM BIOMASSA DE CARBONO EM UMA FLORESTA MANEJADA COM CORTE SELETIVO NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJOS. Sousa, C. A. D.1; Figueira, A. M. S.1; Maia, A. R.1; Goulden, M.2 ; Miller, S. D.2; Rocha, Humberto R. da3. 1Bolsistas do CNPq; 2Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Irvine; 3Pesquisador da Universidade de São Paulo. (kleilim@yahoo.com.br)
As florestas tropicais apresentam um papel destacado no ciclo global de carbono, estocando em sua vegetação cerca de 40% do carbono encontrado na biomassa terrestre. A fotossíntese realizada pela vegetação florestal absorve urna quantidade enorme de carbono da atmosfera a cada ano. Foi implantado na Floresta Nacional do Tapajós, onde o LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) tem conduzido estudos um experimento de monitoramento do crescimento das árvores afim de saber qual a taxa de incremento diametral em biomassa de carbono. Inicialmente, foram sorteadas de forma aleatória 400 árvores, sendo 200 de classe de DAP³ 35crn com maior predominância distribuídas em três transectos de 50 x 600rn e posteriormente mais 200 árvores com classe de 10 £ DAP < 35crn. A partir desta seleção ocorreu a instalação dos dendrometros na área sob rnanejo de corte seletivo. A biomassa absorvida foi calculada por meio de quatro equações alométricas. Os resultados obtidos de dendrometria mostram que o incremento diametral médio de biomassa de carbono diminuiu de Maio a Dezembro, este período coincidiu relativamente com o período de menor precipitação, a estação seca. O incremento diametral em biomassa de carbono da floresta estudada ficou em torno de 1,5 toneladas de carbono por hectare por ano. Conclui-se que a metodologia mais eficaz para se determinar o crescimento em diâmetro dos indivíduos de uma comunidade florestal e o estabelecimento de parcelas permanentes e a medida diamétrica dos troncos, distribuídos em classes diamétricas e grupos funcionais. Portanto, o monitoramento mostrou ser urna ferramenta excelente para a determinação da taxa de crescimento de urna floresta e conseqüentemente do armazenamento de carbono nas florestas
2007-03-02 03:15:31
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Taxa de incremento: proporção de acréscimo ou decréscimo da produção ou pagamento de um procedimento, de um período em relação a outro anterior.
2007-03-01 07:29:25
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋