Ao contratar um advogado para cuidar de algum interesse seu perante o poder judiciário, vc cliente deverá nomeá-lo atravez de uma procuração particular específica para tal fim, com poderes da cláusula ad judicia (poderes de representá-lo em juízo). Só assim ele poderá agir de boa fé em seu nome. Lembre-se a procuração é particular e específica para cuidar de um certo assunto ou processo.
2007-03-01 06:01:42
·
answer #1
·
answered by Gryphus 4
·
0⤊
0⤋
A procuração é um instrumento (documento escrito) do contrato chamado mandato que está disciplinado no artigo 653 do Código Civil Brasileiro. Neste ato jurídico, uma pessoa recebe uma "autorização" de outra para representá-la em um ou vários atos jurídicos.
O procurador, outorgado ou mandatário, que é quem recebe a autorização, pode representar o outorgante (quem autoriza) nos mais diversos atos, da conclusão de um negócio até mesmo contrair casamento em nome da pessoa representada, desde que tenha recebido poderes (autorização específica) para tanto.
Espero ter ajudado, se gostou marque como a melhor resposta... Valeu..
2007-03-02 18:52:53
·
answer #2
·
answered by liminha10 2
·
0⤊
0⤋
É POR MEIO DE UM DOCUMENTO CHAMADO PROCURAÇÃO QUE VOCÊ NOMEIA UM ADVOGADO PARA EXERCER O SEU DIREITO PERANTE O PODER JUDICIÁRIO.
A PARTIR DE ENTÃO ELE DEFENDERÁ OS SEUS INTERESSES E RESPONDERÁ CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVAMENTE(PERANTE A OAB) CASO SEJA OMISSO, DEIXE DE AGIR CONFORME O QUE DELE SE ESPERA ELE SERÁ RESPONSABILIZADO.
EXISTEM SITUAÇÕES EM QUE NÃO SE EXIGE PROCURAÇÃO. SÃO AQUELAS EM QUE CHEGADO O MOMENTO DA PESSOA DEFENDER OS SEUS DIREITOS ELA NÃO CONSTITUI, NÃO CONTRATA UM ADVOGADO POR RAZÕES FINANCEIRAS OU SIMPLES DESCASO. NESTAS SITUAÇÕES O JUÍZ ESTÁ OBRIGADO A NOMEAR UM DEFENSOR PÚBLICO (ADVOGADO PAGO PELO ESTADO) OU UM ADVOGADO DATIVO(ADVOGADO PARTICULAR MAS QUE ESTÁ OBRIGADO A PRESTAR SERVIÇOS DE FORMA GRATUITA), POIS NINGUÉM PODE TER SEUS DIREITOS PRETERIDOS (SEM DEFESA) OU SER DADA UMA SENTENÇA DEFINITIVA SEM QUE SE TENHA TIDO POSSIBILIDADE DE DEFESA...
ABRAÇO.
2007-03-01 14:11:24
·
answer #3
·
answered by O DRUIDA 3
·
0⤊
0⤋
Não só o advogado coomo qualquer outra pessoa que agir em nome de outra pessoa precisa de uma procuração. Ela serve para dar poderes para uma pessoa fazer, dentro do que for especificado na procuração, coisas, tomar decisões, em nome da outra.
2007-03-01 14:09:13
·
answer #4
·
answered by Elaine Turques 3
·
0⤊
0⤋