Imagine-se andando tranquilamente por uma rua, quando de repente sai correndo de uma casa um homem nu e molhado gritando EURECA, EURECA (achei, em grego). Isto aconteceu em Siracusa, uma colónia grega, há mais de 2200 anos atrás, e o nome do maluco em questão era Arquimedes. Que na verdade era um génio. Foi julgado como arruaceiro. Mas após longos debates, os juizes da cidade resolveram absolvê-lo, pois ele havia descoberto algo realmente importante. Havia formulado o princípio que permite aos barcos flutuarem: "Qualquer corpo mais denso que um fluído, ao ser mergulhado neste, perde peso correspondente ao volume do fluído deslocado.
Foi uma pessoa extremamente criativa, físico, matemático, astrónomo e inventor dos mais competentes. Arquimedes desenvolveu métodos para determinar áreas e volumes. Seus métodos anteciparam o cálculo integral, 2000 anos antes de ter sido "inventado" por Newton e Leibniz. Arquimedes também provou que o volume de uma esfera corresponde a dois terços do volume do cilindro circunscrito. Evidentemente ele considerou este como seu maior feito, pois pediu que sua lápide tivesse uma esfera circunscrita por um cilindro.
Calculou ainda com boa aproximação o número PI. Formulou com exactidão cientifica os princípios da alavanca, da roldana e do parafuso. Formulou teoremas fundamentais a respeito do centro de gravidade de figuras planas e sólidos. Foi dele a celebre frase "Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Entre as suas memoráveis invenções contam-se a roldana composta, o parafuso tubular para bombear água, as lentes convexas e um planetário. Desenhou catapultas, com as quais Siracusa defendeu-se dos romanos.
Depois de uma guerra prolongada, os romanos finalmente conquistaram Siracusa. O general romano mandou que poupassem a vida de Arquimedes, que tanto ajudou na defesa da cidade com os seus inventos, destruindo inúmeros navios romanos. Mas quando sua casa foi invadida pelos soldados, ele estava tão concentrado em seu trabalho que não percebeu de imediato. E então pediu ao soldado para que não estragasse seus desenhos. A serenidade do sábio foi demais para o soldado. Com um golpe de espada terminava uma das mais brilhantes carreiras científicas.
2007-03-01 05:40:39
·
answer #1
·
answered by MeninadosOlhos 4
·
0⤊
0⤋
Um grande filosofo.
2007-03-04 15:58:08
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.) foi um matemático e inventor grego, que criou um método para calcular o número π (3,1415926535...; razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) com aproximação tão grande quanto se queira.
Acreditava que nada do que existe é tão grande que não possa ser medido.
2007-03-01 17:54:24
·
answer #3
·
answered by Dedê 3
·
0⤊
0⤋
ÎÏÏιμιδιÏ´´ ou Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.) foi um matemático e inventor grego, nascido na cidade-estado grega de Siracusa, na ilha da SicÃlia. Foi o mais importante matemático da Antiguidade. Filho do astrônomo Fidias, foi o maior cientista e matemático da antiguidade. Criou um método para calcular o número Ï (3,1415926535...; razão entre o perÃmetro de uma circunferência e seu diâmetro) com aproximação tão grande quanto se queira.
Sua produção inclui Geometria Plana e Sólida, Astronomia, Aritmética, Mecânica e Hidrostática.
Quando jovem, estudou em Alexandria, o templo do saber da época, com Cônon, um dos discÃpulos de Euclides. Embora na Antiguidade não houvesse clara distinção entre matemáticos (geômetras), fÃsicos (cientistas naturais) e filósofos, Arquimedes destacou-se principalmente como inventor e matemático, sendo considerado um dos maiores gênios de todos os tempos.
Acreditava que nada do que existe é tão grande que não possa ser medido. Aperfeiçoou, pois, o sistema grego de numeração, criando uma notação cômoda para os números muito grandes, semelhante ao atual sistema exponencial. Suas invenções engenhosas, suas máquinas de caráter utilitário e bélico o fizeram memorável através dos séculos.
Arquimedes, no entanto, considerava seus engenhos mecânicos como fator episódico e que, de certa forma, tiravam a dignidade da ciência pura. "Sua mentalidade não era a de um engenheiro, mas sim, a de um matemático".
Arquimedes.Em mecânica são atribuÃdas a ele algumas invenções tais como a rosca sem fim, a roda dentada, a roldana móvel, a alavanca. Alguns historiadores dizem que ele teria criado dispositivos como a máquina de Antikythera. Teria dito: “dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo”.
Foi morto acidentalmente por um soldado romano após a tomada de Siracusa durante a segunda guerra púnica. Dizem que, quando os soldados romanos invadiram a praia de Siracusa, encontraram um senhor - o próprio Arquimedes - desenhando cÃrculos na areia. Sem imaginar que esse era o Gênio responsável pela criação das poderosas armas sicilianas, assassinaram Arquimedes.
Um abraço!
2007-03-01 15:28:21
·
answer #4
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Alem de calcular o numero PI, Arquimedes defendia a seguinte teoria: ""Qualquer corpo mais denso que um fluído, ao ser mergulhado neste, perde peso correspondente ao volume do fluído deslocado.""
Espero ter ajudado
2007-03-01 13:43:03
·
answer #5
·
answered by Diogo 3
·
0⤊
0⤋
Arquimedes acreditava que nada do que existe é tão grande que não possa ser medido. Sua produção inclui Geometria Plana e Sólida, Astronomia, Aritmética, Mecânica e Hidrostática
2007-03-01 13:42:37
·
answer #6
·
answered by Yeda 2
·
0⤊
0⤋