Salvador Dalí (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres, 23 de Janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos Mestres da Renascença, e foi um artista com grande talento e imaginação. Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito.
Salvador Domenec Felip Jacint Dalí Domenech nasceu às 8h45 da manhã de 11 de Maio de 1904, no número 20 do carrer (rua) Monturiolin da vila de Figueres, Catalunha, Espanha. O pai era o notário Salvador Dalí i Cusí (de remota origem árabe), confortavelmente instalado na classe média, figura popular da cidade e senhor de um carácter irascível e dominador. A mãe, Felipa Domenech (cuja família de longínquas origens judaicas era oriunda de Barcelona), era uma plácida e carinhosa dona de casa, um pouco dada ao catolicismo. Dalí frequentou a Escola de Desenho Municipal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, durante umas férias de verão em Cadaquès, passadas com a família de Ramon Pichot, descobriu a pintura impressionista. Pichot era um artista local que fazia viagens frequentes a Paris.
No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. Dali teve a sua primeira exposição pública no Teatro Municipal em Figueres em 1919. Em 1921, a sua mãe morreu de cancro e passado um ano o pai casou-se com "Tieta", a irmã de Felipa, o que de certo modo teria magoado o jovem Dalí.
Em 1922, Dalí foi viver em Madrid, onde estudou na academia de artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção nas ruas como um excêntrico, usando cabelo comprido e patilhas, casacos compridos, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho e meias altas, (num estilo reminescente de Oscar Wilde e dos seus seguidores estetas). O que lhe granjeou maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos cubistas ele provavelmente não compreendia por completo o movimento, dado que tudo o que sabia de arte cubista provinha de alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot lhe oferecera, visto não haver artistas cubistas, ao tempo, em Madrid).
Dalí fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se amigo íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel. Mais tarde tornar-se-ia amante de Lorca. Dalí foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar.
Foi nesse mesmo ano que Dalí fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso, que era reverenciado pelo jovem Dalí. ("Vim vê-lo antes de ir ao Louvre", disse-lhe Dalí. "Fez você muito bem", respondeu-lhe Picasso.) O artista mais velho já tinha ouvido falar bem de Dalí, através de Juan Miró. Nos anos seguintes, Dalí realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes nos anos 20, mas ele devorou influências de todos os estilos de arte que conseguiu encontrar e produziu trabalho do classicismo mais académico à vanguarda mais avançada, por vezes em obras separadas, por vezes combinados na mesma obra. As exposições dos seus trabalhos em Barcelona despertaram grande atenção e uma mistura de elogios e debate surpreendido por parte dos críticos.
1929 foi um ano importante para Dalí. Foi nesse ano que ele colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel na curta-metragem Un Chien Andalou e que conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (de seu nome verdadeiro, Elena Ivanovna Diakonova, nascida em 7 de Setembro de 1894, em Kazan, Tartária, Rússia), uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí que estava na época casada com o poeta surrealista Paul Éluard. No mesmo ano, Dalí teve exposições profissionais importantes e juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já há dois anos que vinha sendo fortemente influenciado pelo surrealismo).
Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos deste 1929, casaram-se numa cerimónia civil.
Em 1939 os membros do grupo surrealista expulsaram oficialmente Dalí do grupo por motivos políticos. O marxismo era a doutrina preferida no movimento, ao passo que Dalí se declarava "anarco-monárquico". Dalí respondeu à sua expulsão declarando "O surrealismo sou eu". Os outros surrealistas passaram então a referir-se a Dalí no passado, como se o pintor estivesse morto.
Depois de a guerra ter rebentado na Europa, Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos, em 1940, onde viveram durante oito anos. Em 1942, Dalí publicou a sua divertida autobiografia A Vida Secreta de Salvador Dalí
Foi na sua amada Catalunha que Dalí viveu o resto da vida. O facto de ter escolhido viver em Espanha enquanto o país era governado pelo ditador fascista Francisco Franco trouxe-lhe críticas dos progressistas e de muitos outros artistas. Alguns pensam que o desprezo comum pelo trabalho tardio de Dalí tem mais a ver com política do que com os verdadeiros méritos desse trabalho.
Em 1958, Dalí e Gala voltaram a casar numa cerimónia católica romana. Nos últimos anos de vida de Dalí, jovens artistas como Andy Warhol proclamaram-no como uma influência importante na pop art.
Cronologia de obras notáveis de Salvador Dalí
Dalí produziu mais de 1500 quadros ao longo da sua carreira, e também ilustrações para livros, litografias, desenhos para cenários e trajes de teatro, um grande número de desenhos, dezenas de esculturas e vários outros projectos. Segue-se abaixo uma amostra cronológica de trabalhos importantes e representativos.
* 1922 Cabaret Scene e Night Walking Dreams
* 1923 Self Portrait with L'Humanite e Cubist Self Portrait with La Publicitat
* 1924 Still Life (Syphon and Bottle of Rum) (para Federico García Lorca) e Retrato de Luis Buñuel
* 1925 Large Harlequin and Small Bottle of Rum, e uma série de belos retratos da sua irmã Ana Maria, especialmente Rapariga de pé à varanda
* 1926 Basket of Bread e Girl from Figueres
* 1927 Composition With Three Figures (Neo-Cubist Academy) e Honey is Sweeter Than Blood (his first important Surrealist work)
* 1929 O Grande Masturbador e Os Primeiros Dias da Primavera
* 1931 A Persistência da Memória (o seu trabalho mais famoso), A Velhice de Guilherme Tell, e Guilherme Tell e Gradiva
* 1932 O Espectro do Sex Appeal, O Nascimento dos Desejos Líquidos, Pão-antropomorfo catalão e Ovos Estrelados sem o Prato. The Invisible Man (começado em 1929) e completado em 32 (se bem que não satisfazendo Dalí).
* 1933 Retrospective Bust of a Woman (mixed media sculpture collage) e Gala Com Duas Costeletas de Carneiro em Equilíbrio Sobre o Seu Ombro
* 1936 Canibalismo de Outono e Construção Mole com Feijões Cozidos (Premonição da Guerra Civil).
* 1937 Metamorfose de Narciso e Girafa em Chamas
* 1940 A Face da Guerra
* 1943 Poesia das Américas ou Os Atletas Cósmicos e Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo
* 1944 Galarina e Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar
* 1945, A Cesta do Pão e Fountain of Milk Flowing Uselessly on Three Shoes Neste ano, Dalí colaborou com Alfred Hitchcock numa sequência onírica para o filme Spellbound, que resultou em insatisfação mútua.
* 1946 A Tentação de Santo Antônio
* 1949 Leda Atómica e A Madona de Portlligat. Neste ano, Dalí regressou à Catalunha.
* 1951 Cristo de São João da Cruz e Cabeça Rafaelesca Estalando
* 1954 Crucificação ("Corpus Hypercubus") e Young Virgin Auto-Sodomized by the Horns of Her Own Chastity
* 1955 The Sacrement of the Last Supper
* 1956 Natureza-Morta Viva
* 1958 Rosa Meditativa
* 1959 A Descoberta da América por Cristóvão Colombo
* 1960 Dalí iniciou o trabalho no Teatro-Museo Gala Salvador Dalí
* 1967 Tuna Fishing
* 1969 Chupa Chups logo
* 1970 Toureiro Alucinógeno
* 1972 La Toile Daligram
* 1976 Gala Contemplando o Mar
* 1977 Dalí Lifting the Skin of the Mediterranean Sea to Show Gala the Birth of Venus (par estereoscópico de quadros)
* 1983 Dalí concluiu o seu último quadro, The Swallow's Tail.
As duas maiores colecções de trabalhos de Dalí são o museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, Florida, EUA, e o Teatro Museo Gala Salvador Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha.
Espero ter ajudado...
Bjus =]
2007-03-01 05:43:21
·
answer #1
·
answered by cris 7
·
3⤊
0⤋
Foi um pintor catalão surrealista. Gosto de suas obras emblemáticas, que sempre escondem uma figura nas linhas gerais do quadro - especialmente duas: um "Narciso" que surge das formas de um ovo e que ele pintou, segundo consta, para Freud e uma escrava debruçada sobre a mesa que se transforma no crânio de Voltaire.
2007-03-01 05:33:44
·
answer #2
·
answered by Miss Blue Jeans 3
·
2⤊
0⤋
Não vou repetir o que já disseram. E vou discordar de quem disse que ele foi um criador menor. Pablo Picasso certamente foi um artista mais politizado. Mas nem de longe foi tão criador e perfeccionista como Dali.
A obra de Picasso tem qualquer coisa de primitivista em oposição ao acabamento refinado e de bom gosto de Dali.
2007-03-02 15:15:18
·
answer #3
·
answered by poeta 6
·
1⤊
0⤋
SALVADOR FOI UM criador menor ESPANHOL... que só é conhecido no mundo da arte porque teve a felicidade de PABLO PICASSO ter "morrido" e o reino de espanha ter necessidade de ter UM GRANDE PINTOR VIVO para manter a virtude... então promoveu DALI . DEVE PROCURAR OUTROS surrealistas PARA VERIFICAR QUE TENHO RAZÃO.
2007-03-02 04:13:56
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Salvador Dalí (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres, 23 de Janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista.
O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos Mestres da Renascença, e foi um artista com grande talento e imaginação.
Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito.
Dalí produziu mais de 1500 quadros ao longo da sua carreira, e também ilustrações para livros, litografias, desenhos para cenários e trajes de teatro, um grande número de desenhos, dezenas de esculturas e vários outros projectos.
Segue-se abaixo uma amostra cronológica de trabalhos importantes e representativos.
1922 Cabaret Scene e Night Walking Dreams
1923 Self Portrait with L'Humanite e Cubist Self Portrait with La Publicitat
1924 Still Life (Syphon and Bottle of Rum) (para Federico García Lorca) e Retrato de Luis Buñuel
1925 Large Harlequin and Small Bottle of Rum, e uma série de belos retratos da sua irmã Ana Maria, especialmente Rapariga de pé à varanda
1926 Basket of Bread e Girl from Figueres
1927 Composition With Three Figures (Neo-Cubist Academy) e Honey is Sweeter Than Blood (his first important Surrealist work)
1929 O Grande Masturbador e Os Primeiros Dias da Primavera
1931 A Persistência da Memória (o seu trabalho mais famoso), A Velhice de Guilherme Tell, e Guilherme Tell e Gradiva
1932 O Espectro do Sex Appeal, O Nascimento dos Desejos Líquidos, Pão-antropomorfo catalão e Ovos Estrelados sem o Prato. The Invisible Man (começado em 1929) e completado em 32 (se bem que não satisfazendo Dalí).
1933 Retrospective Bust of a Woman (mixed media sculpture collage) e Gala Com Duas Costeletas de Carneiro em Equilíbrio Sobre o Seu Ombro
1936 Canibalismo de Outono e Construção Mole com Feijões Cozidos (Premonição da Guerra Civil).
1937 Metamorfose de Narciso e Girafa em Chamas
1940 A Face da Guerra
1943 Poesia das Américas ou Os Atletas Cósmicos e Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo
1944 Galarina e Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar
1945, A Cesta do Pão e Fountain of Milk Flowing Uselessly on Three Shoes Neste ano, Dalí colaborou com Alfred Hitchcock numa sequência onírica para o filme Spellbound, que resultou em insatisfação mútua.
1946 A Tentação de Santo Antônio
1949 Leda Atómica e A Madona de Portlligat. Neste ano, Dalí regressou à Catalunha.
1951 Cristo de São João da Cruz e Cabeça Rafaelesca Estalando
1954 Crucificação ("Corpus Hypercubus") e Young Virgin Auto-Sodomized by the Horns of Her Own Chastity
1955 The Sacrement of the Last Supper
1956 Natureza-Morta Viva
1958 Rosa Meditativa
1959 A Descoberta da América por Cristóvão Colombo
1960 Dalí iniciou o trabalho no Teatro-Museo Gala Salvador Dalí
1967 Tuna Fishing
1969 Chupa Chups logo
1970 Toureiro Alucinógeno
1972 La Toile Daligram
1976 Gala Contemplando o Mar
1977 Dalí Lifting the Skin of the Mediterranean Sea to Show Gala the Birth of Venus (par estereoscópico de quadros)
1983 Dalí concluiu o seu último quadro, The Swallow's Tail.
As duas maiores colecções de trabalhos de Dalí são o museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, Florida, EUA, e o Teatro Museo Gala Salvador Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha.
♫ ♫ ♪ ♫ Bom domingo, Helda ♪ ♫ ♫ ♪ ♫
2007-03-03 01:28:55
·
answer #5
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Como o pessoal já respondeu seus dados biográficos, me abstenho somente a citar uma das obras que gosto de Dalì: a "Natureza Morta, : movimento veloz", de 56, como beleza estética, e somente por curiosidade, a obra "Girafas em Chamas" pela similaridade com a obra "O Grande Metafísico", do tbém surrealista Giorgio De Chirico.
2007-03-01 17:56:13
·
answer #6
·
answered by Fluoxx 3
·
0⤊
0⤋
O salvador dali, com certeza não é o salvador daqui...o tal de Lula...ele fez coisa melhor
2007-03-01 06:05:29
·
answer #7
·
answered by DETESTÁVEL DR. NUNCA 4
·
0⤊
0⤋
Não sei, mas sei q ele gosta de colocar em suas obras grilos, pois tem pavor.hehe
2007-03-01 05:51:05
·
answer #8
·
answered by Lucas SUD 3
·
0⤊
0⤋
Pintor surrealista catalão, perguntado o que pensava a respeito de Deus, respondera, pergunte o que Deus pensava a respeito de si, Salvador Dali...Dentre os quadros mais famosos estão aqueles dos relogios derretendo, alusão ao tempo que as pessoas costumam dedicar ao trabalho, na correria do dia-dia...
Alem da biografia, via link de trabalhos do artista:
2007-03-01 05:29:36
·
answer #9
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋
Salvador Dalí (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres, 23 de Janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos Mestres da Renascença, e foi um artista com grande talento e imaginação. Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito.
2007-03-01 05:23:53
·
answer #10
·
answered by deipe2004 5
·
0⤊
0⤋