English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Bom, muita gente já me ajudou,mas ainda preciso mais.Obrigada à Luz e muita gente. Mas ainda preciso saber se o uniforme pode ser considerado patrimônio da empresa. Se vcs. acham que dá para manter a justa causa. O uniforme foi confiscado do funcionário e devidamente fotografado. Ele é cipeiro, daí que perderia a estabilidade provisória.Foi aplicada a justa causa e se ele for reintegrado,vai ser o "mártir" e herói da empresa. Preciso de ajuda. Abraços.

2007-03-01 05:15:16 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

4 respostas

Lia:
Parabéns!
Você acaba de criar um Mártir.
Dispensar por justa causa um empregado que danificou o próprio uniforme é punição severa demais, não cumpre o critério da razoabilidade.
Perceba que poderia ser solicitado ao funcionário o reembolso do valor do uniforme e caso houvesse a negativa, poderia ser dado andamento à sansões mais severas.
Infelizmente em algumas empresas confunde-se a função do CIPEIRO à do Delegado Sindical, onde o primeiro deve zelar pelas condições de trabalho de seus colegas e não "se valer" da estabilidade para exercer as funções sindicais do segundo.
CUIDADO com esse assunto pois se a reintegração demandar muito tempo, a empresa deverá pagar os salários retroativos!
Sugiro que o suplente desse funcionário tome posse, o funcionário seja readmitido e a seguir seja demitido, sem justa causa.
De todo modo, estude com carinho a situação e verifique se o ACT não prevê estabilidade, lembrando que se trata de readmissão, não cabendo período de experiência.
Você poderá também destitui-lo da função de cipeiro.
Inicie uma campanha buscando ações legais de obrigação da CIPA, principalmente quanto a elaboração do mapa de risco, treinamentos dos Grupos de Emergência e demais obrigações da CIPA.
Normalmente o presidente da CIPA é membro indicado pela empresa, assim você poderá ter controle das exigências a serem cumpridas por esse funcionário, ao ponto de não atende-las e a empresa desacreditar o 'Mártir".
Uma sugestão: não se envolva pessoalmente.

2007-03-01 05:45:19 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

todo tipo e especie de material que a empresa deixa a disposiçao do empregado é considerado como patrimonio historico da empresa , pois isso para chegar em suas maos teve um custo .

2007-03-06 16:26:13 · answer #2 · answered by MADRID 7 · 1 0

depende muito se esse uniforme foi comprado pelo funcionário ou cedido a ele.

2007-03-06 17:01:26 · answer #3 · answered by Kika 5 · 0 0

não se não vc vai se sair mal

2007-03-06 16:28:55 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers