Hindus...
Eles criaram "sem querer" o zero, ao criarem um sistema à base decimal por volta do século 5 depois de Cristo.
Antes disso, seu sistema numérico era formado por 9 símbolos independentes:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
1 = eka
2 = dvi
3 = tri
4 = catur
5 = panca
6 = sat
7 = sapta
8 = asta
9 = nava
Assim, o número 7 não era a união de 7 unidades, mas sim um símbolo independente dos outros.
Dessa forma ficava difícil expressão de grandes quantidades.
Então, eles deram nomes individuais também às dezenas, centenas, milhares e etc:
10 = dasa
100 = sata
1000 = sahasra
Então, para escrever 700:
700 = 7 centenas = 100 x 7 = sapta sata
MAS...
Como eles poderiam escrever 701?
Para isso eles criaram o "zero"...
Um símbolo que representava algo nulo, a ausência de qualquer valor: "sunya".
Então:
701 = 7 x 100 + 10 x ? + 1 = sapta sata dasa sunya eka
2007-03-01 02:39:34
·
answer #1
·
answered by Beakman 5
·
1⤊
0⤋
ta aqui uma resposta bem detalhada, diferente da que eu ja conhecia:
http://www.vestibular1.com.br/revisao/r201.htm
2007-03-04 11:50:02
·
answer #2
·
answered by rjor_vip 1
·
0⤊
0⤋
Não sei de onde as pessoas tiraram que os gregos já tinham a noção do número zero. Na concepção grega, número (aritmos) era uma pluralidade (conjunto) de unidades. Portanto, não poderia existir na concepção grega, uma pluralidade "vazia" de unidades, e assim eles não tinham a concepção do número 0. Há uma controvérsia se os gregos aceitavam também 1 como número, dado que 1 seria o substrato essencial do número (conjunto de unidades ou 1). O número 0, como número, é uma invenção, alguns diriam, ou uma descoberta , diriam outros, (pelos menos no ocidente) recente. Não sei precisar exatamente, mas é coisa do século XVIII ou XIX. Mas mesmo no século XIX, o número 0 não era totalmente aceito. Um exemplo cabal disto é Dedekind quem primeiro formulou os axiomas de Peano e quem não admitia o número 0. Para ele, os números naturais começavam a partir de 1. O mais famoso defensor do número 0, até onde sei, é Gottlob Frege quem escreveu um dos melhores livro de filosofia da matemática "Os Fundamentos da Aritmética" que tem uma tradução para o português na séria "Os Pensadores"
2007-03-02 22:15:44
·
answer #3
·
answered by dedekind_br 1
·
0⤊
0⤋
Cara Colega,
Por incrível que pareça, a origem do zero é ridícula. Nosso sistema de numeração baseia-se em posições. Essencialmente temos um conjunto de algarismos de 0 a 9 que podem ocupar cada posição. Passamos de um numero para outro, incrementando uma unidade. Quando chegamos ao número 9 em uma determinada posição, passa-se para a ordem imediatamente superior que começa novamente do número 1. Assim:
0
1
2
....
9
10
No início do uso desse sistema os algarismo eram de 1 a 9. O que ocorria é que ao pular para o próximo nível a esquerda, ficava um buraco no dígito anterior. Com o tempo algum gênio teve a idéia de tapar o "buraco". Imagino que devam ter surgido muitas idéias curiosas, como por exemplo, colocar um traço ou um x, ou um pé de galinha na posição vazia.
Porém a idéia que vingou foi um círculo (o nosso atual zero). Costumamos associar a introdução do zero aos árabes que fizeram uma melhoram no sistem Hindu. Mas é provável que as origens históricas dessa idéia sejam bem anteriores a esses povos.
2007-03-01 11:07:44
·
answer #4
·
answered by lucio_patrocinio 4
·
0⤊
0⤋
Na Grécia Antiga os Matemáticos criaram um número para substituir o nada, ou seja, se um numero era assim: 456 23, vai ficar assim: 456023
2007-03-01 11:25:40
·
answer #5
·
answered by Marcos 1
·
0⤊
1⤋
os romanos, tal como os gregos, nunca usaram qualquer sÃmbolo para denotar o zero. Esta é a razão por que não houve ano zero no nosso calendário, e fonte de tanto debate acerca da passagem do milénio.
A numeração romana, embora sofrendo várias alterações, sobreviveu até bastante tarde – o seu uso corrente na Itália durou até à Idade Média, quando a imprensa popularizou os números como os conhecemos hoje. O mesmo se passou com a numeração grega que, ao que parece, foi usada em Constatinopla até ao século XV. No entanto, esta evoluiu para um sistema decimal não posicional ao qual foi adicionado um sÃmbolo para o zero semelhante ao nosso h invertido. Tal nunca aconteceu com a numeração romana.
Quanto à origem do zero, haveria muito mais para dizer do que o espaço que me é aqui conferido permite. Tem tanto de incerta como de fascinante. Especula-se que Arquimedes poderá ter usado a letra grega omicró (inicial de "ouden" = lacuna, nada) para indicar a ausência de minutos ou segundos num arco. Mas parece mais verosÃmil que tenha tido origem nos sistemas de numeração posicional dos hindus, dos quais existem documentos de data incerta (talvez do século III) onde se regista o seu uso. Estes podem ter ido buscar o sÃmbolo ao mesmo "ouden" dos gregos. Já os Babilónios usavam um ponto com função de zero. Tal como fizeram os árabes, talvez para o distinguirem do sÃmbolo que usavam para o cinco.
O zero foi posteriormente introduzido no Ocidente, através da Espanha, pela numeração árabe "ghubar". Esta numeração era usada em Espanha já no século V, mas possivelmente ainda sem zero. Sabe-se que o Papa Silvestre II foi a Espanha aprendê-la no século IX, mas, uma vez mais, ainda sem zero. Terá pois sido entre os séculos X e XII que o zero se estabeleceu definitivamente na Europa ocidental. No seu "Liber Abaci", em 1202, Leonardo Fibonacci refere-se aos numerais árabes nos quais inclui já o "zephirum" (zero).
2007-03-01 10:49:30
·
answer #6
·
answered by ragranato 2
·
0⤊
1⤋
Acredito que a origem do número zero, começou do nada. Por exemplo: Quando se vai dar a partida de uma determinada situação de onde se começa? do nada. Outro exemplo: Uma partida de futebol começa com qual placar? 0 x 0, portanto do nada.
A verdadeira origem do número zero, começou quando lampião ao ser encurralado e ter a certeza que ia ser preso, ele preferiu morrer. E ele morreu do que? do nada.
Lembra quando os astronautas foram a lua? Pois é. Eles foram a lua do que? do nada.
Espero ter sido suscinto, porque essa sua pergunta surgiu do nada e minha resposta é um zero a esquerda, que significa o que? nada.
2007-03-01 10:44:56
·
answer #7
·
answered by GERARDO F 4
·
0⤊
1⤋
Pois para inventar os numeros teria que ter um referencial, deveria ter um numero onde tudo começa, por isso escolheram 0
2007-03-01 10:40:49
·
answer #8
·
answered by Diogo 3
·
0⤊
1⤋