English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

elas funcionão mesmo?
existe alguma lei que proiba o uso delas no brasil?
e quanto a musica starway to heaven do led zeppelin,por que ela é tão polêmica?o que diz na sua letra?
ah quase eu esqueço,como fazem pra colocar aquelas coisas estranhas nos discos ,aquelas falas não seriam apenas coicidência?

2007-03-01 01:22:37 · 40 respostas · perguntado por wladdyx 3 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

40 respostas

Oi amigo, bom dia. Vejo que a sua pergunta sobre as mensagens subliminares ja foi bem respondida por algumas pessoas, tais mensagens realmente existem, principalmente no mundo da publicidade e sao proibidas por lei. A maioria dessas mensagens sao para induzir as pessoas a consumir algo ou a aderir a uma ideia. Todas essas mensagens so' sao captadas pelo nosso inconsciente, pois sao mensagens implicitas, o que vc consegue ver ou ouvir nao sao mensagens subliminares. Existe ate na internet programas que vc mesmo pode criar mensagens subliminares, eu mesmo baixei esse programa e utilizei para estudar ingles...'e serio, mensagem subliminar tambem pode ser usada para se fazer coisas boas. Espero que a explicacao sobre a musica do Led Zeppellin possa te ajudar, segue no fim do texto a fonte usada. O.K...

O próprio Rock registra, com maior velocidade porém, estas mesmas etapas em seu caminho. Tendo começado com músicas e letras sentimentais, logo chegou ao frenesi e ao abismo do mal. Não é por acaso que a canção considerada o "hino oficial" do Rock - "Stairway to Heaven" - passa também, por essas fases: sentimental, sensual, frenética. (Outras razões houve para designar-se essa canção como o "hino" do Rock.
Os adeptos do Rock consideram a canção "Stairway to Heaven", do conjunto Led Zeppelin, como o hino do Rock. Curiosamente ela é uma canção que principia muito lânguida, parecendo uma "complainte" medieval, com sons de queixume, um tanto melancólica. À medida que vai prosseguindo, ela vai tendo seu ritmo cada vez mais acentuado até atingir, no final, o ritmo frenético típico das canções de Rock. Desse modo ela resume, em sua execução, todo o caminho da história do Rock: do início sentimental até o ritmo alucinante e frenético.

Entretanto, não é só por ser uma síntese dos ritmos do Rock que essa canção é importante. Ela tem, de fato, um fascínio particular, que se diria mágico. Ela como que gruda na memória de quem a ouve, com um poder estranho.

Já as gravuras do álbum de apresentação são curiosas. Num quadro dependurado numa velha parede de reboco deteriorado, aparece um velho curvado sob o peso de um grande feixe de lenha amarrado às suas costas. Uma segunda gravura mostra uma aldeia ao longe e uma montanha pela qual sobe, rastejando, um homem em direção ao pico, onde se levanta uma figura fantasmagórica: uma espécie de monge de túnica e capuz, tendo numa das mãos um bordão, e na outra uma lanterna onde, em lugar da chama, brilha uma estrela hexagonal. Ele olha para baixo, em direção ao homem que sobe a vertente pedregosa, fascinado pelo brilho da estrela.

Ora, essa estrela hexagonal é a estrela alquímica, o hexagrama cósmico, o selo de Salomão, a estrela dos magos. Ela é formada por dois triângulos superpostos, indicando a união do divino e do humano, o abismo superior e o abismo inferior. O triângulo com vértice para baixo representa nos três ângulos os minerais, vegetais e animais; o triângulo de vértice para o alto, em seus ângulos, simboliza o rocio ou a chuva, o mar e a terra. Este hexagrama cósmico é cercado normalmente pelos símbolos dos metais e planetas e pela serpente ourobouros que come a própria cauda. Esse hexagrama cósmico aparece na Aurea Catena Homeri, famosa obra alquímica. (Cfe. Ronald B Gray, Goethe, The Alchimimist - Cambridge - University Press, Prancha I e Fulcanelli, Le Mystère des Cathédrales, Jean Jaques Pauvert, Paris, 1964, pag. 66)

A letra da canção vem estampada em caracteres góticos, e uma pequena gravura mostra um homem lendo, atento, um velho livro com fechos de metal. Conforme conta Luc Adrian no Artigo Hard-Rock, La Danza del Diablo (Jesus Cristus No. 26 - março/abril 1993 - pag. 8) num estojo do disco Stairway to Heaven havia a seguinte frase: "Pela audição do disco, os jovens estão sob um encantamento, são dominados, dirigidos por forças ocultas, demônios. Isto pode levar à possessão demoníaca".

"Há uma Dama que tem certeza de que tudo
o que brilha é ouro.
E ela está comprando uma escada para o céu.
E quando ela chegar lá, ela sabe
que se as esferas (compartimentos) estiverem
fechadas,
Com uma palavra ela pode obter aquilo que veio
procurar.
Há um sinal na parede,
Mas ela quer estar certa,
porque, você sabe, muitas vezes as palavras têm
dois sentidos.
Numa árvore à beira do riacho há um pássaro
cantor que, por vezes, canta
Todos os nossos pensamentos estão enganados.
Há um sentimento que me domina quando eu
olho para o oeste,
E meu espírito está gritando para partir.
Em meus pensamentos eu tenho visto anéis de fumaça através das árvores.
E as vozes daqueles que estão de pé, olhando
E é sussurrado que logo, se todo nós
evocarmos a canção
então, o tocador de flauta nos conduzirá à razão
E um novo dia cairá para aqueles
que há tempos esperam
E as florestas ecoaram com risos
E isto me faz desejoso...
Se algo se mexer em seu canteiro
não se assuste
É apenas uma nascente límpida para a Rainha de Maio.
Sim, há dois caminhos que você pode seguir
mas na longa caminhada
há sempre tempo para deixar a estrada que você está percorrendo
Sua cabeça está zumbindo e o zumbido não quer passar - caso você não saiba -
é o apelo do flautista que está chamando para ir juntar-se a ele.
Cara dama, pode você ouvir o vento soprar
e você sabe
que sua escada se apóia no murmurante vento
E como o vento ao longo da estrada,
Nossas sombras vão ficando menores que nossa alma
Aí caminha a dama que todos conhecemos
que brilha com luz branca e quer mostrar
como todas as coisas ainda se transformam em ouro
E se você ouvir muito atentamente
o canto finalmente chegará até você
Quando todos são um e um é o tudo
para ser uma rocha e não rolar".

Estranha canção! Que significa essa letra misteriosa? É claro que poucos a entendem. Aqui e ali um verso deixa entrever algo. Apenas o suficiente para despertar curiosidade. Apenas o suficiente para perceber que nela há algo oculto. Algo que imediatamente se esconde nas brumas mais espessas do verso seguinte, ainda mais misterioso. Essa canção é como um véu que vela e revela. Ela clama por ser decifrada. Evidentemente, os que percebem que nela há algo misteriosamente oculto procurarão escalar sua montanha de mistério, onde no alto, alguém, ainda mais misterioso, faz brilhar um lanterna na noite...

Quem é essa dama de que fala a canção?

Dela se diz que quer comprar uma escada para o céu. Ela julga que tudo que reluz é ouro. Sua escada se apoia no vento. Diz-se ainda que todos a conhecemos e que ela quer demonstrar que é possível ainda mudar tudo em ouro.

Ora, a pretensão de transformar tudo em ouro é o sonho da Alquimia, ciência esotérica, fundada numa concepção gnóstica do mundo. Para a alquimia, todas as coisas teriam como substância fundamental e primeira o ouro. Por isso, tudo que existe tem um certo brilho. Até o carvão pode se transformar em luz ou em diamante brilhante. As matérias mais opacas podem, por atrito, começar a brilhar.

Para a Alquimia, contudo, o verdadeiro fruto da arte real não é a de transformar chumbo em ouro, mas sim de transforma o alquimista em Deus. O ouro que se supunha existir, como elemento fundamental de todas as coisas, era apenas símbolo do pneuma divino - de centelha divina - que jazia aprisionado no âmago de todo o ser. Mais que transformar tudo em ouro, seria preciso transformar tudo em Deus, libertando as centelhas divinas do cárcere da matéria, da razão e da moral.

Ora, a Alquimia era representada na Idade Média, por uma mulher segurando uma escada de nove degraus, que repousava sobre o solo, e no alto se apoiava em nada, isto é, atingia as nuvens tocadas pelo vento.

Essa representação da Alquimia pode ser vista esculpida no portal da catedral de Notre Dame, em Paris. A mais importante obra alquímica de nosso tempo - Le Mystère des Cathédrales -, de Fulcanelli, apresenta uma reprodução desse relevo. (Fulcanelli, Le Mystère des Cathedrales, ed. J. P. Pouvert, Paris, 1964 pag. 32-33 Pranche II) Logo após a apresentação da dama alquímica, se diz que ela está comprando uma escada para o céu, isto é, um meio para atingir a felicidade absoluta. Ela a adquire com suas forças, e a escada é um meio natural para alcançar a divindade. Está é a scala philosophorum, símbolo da paciência que devem ter os alquimistas ao longo das operações do trabalho hermético (cfe. Fulcanelli, op. cit., pag. 90). Explica-se a seguir que se os "stores" - os compartimentos, as esferas celestes, os ayon na linguagem gnóstica - estiverem fechados, ela, com uma palavra, poderia abri-los.

Ora, segundo vários mitos gnósticos, o deus criador - o deus do mal - teria prendido as partículas divinas no universo material, que seria guardado por um arconte, ou espírito diabólico. Quando o homem morre, seu espírito procura atravessar as esferas que circundam a terra, mas só conseguirá passar por elas, se conhecer a palavra mágica que as abre ou se souber usar o sinal que as marca. (Cfe. Hans Jonas, La Religion Gnostique, Flammarion - Paris, pag 63-64)

Entretanto, se o espírito se equivocar na palavra de passe ou na fórmula a usar, ele recairá na matéria, não atingindo o "céu", isto é, sua libertação e divinização, ele se reencarnará.

A canção alude, a seguir, a um pássaro numa árvore, o qual, por vezes, canta. Ora, no mesmo livro de Fulcanelli, se reproduz outro relevo dos portais de Notre Dame, de Paris, e que representa o alquimista junto a seu "laboratório". Aí se vê o alquimista sob a aparência de um velho apoiado num bordão, junto à caverna que representa o laboratório alquímico. A seus pés jorra a fonte "magnésia", de onde escorre o mercúrio necessário à obra alquímica. A essa fonte límpida que corre para a Rainha de Maio, é que faz menção um dos versos da canção. Numa árvore próxima, há um pássaro cantando, que, segundo alguns, representa a ave fênix, símbolo do espírito divino existente no fundo da alma humana.

Adverte ainda a canção que "todos os nossos pensamentos estão equivocados". De fato, para a gnose, a inteligência nos teria sido dada pelo deus do mal ao nos criar, para nos enganar. O demiurgo mau teria construído um mundo inteligível e nos teria feito inteligentes para que, compreendendo o mundo, o julgássemos bom, e já não quiséssemos sair dele. Por isso a inteligência sempre nos levaria ao erro. Depois, a canção afirma que, ao olhar para o oeste, isto é, para a direção em que morre o sol, a pessoa que canta fica dominada por um sentimento e seu espírito clama por deixar o corpo, isto é, para morrer. Porque, para a gnose e para a Alquimia a morte seria o único meio de o homem se libertar de seu corpo-cárcere.

E é preciso não esquecer que Oriente é um dos nomes que a Escritura dá a Cristo, e que, portanto, o Oeste é oposto a Cristo, isto é, o demônio e a morte.

E tudo isto deixa o cantor desejoso, maravilhado...

Fugiria do escopo deste trabalho fazer uma análise mais exaustiva dessa canção. Queremos apenas mostrar que ela, veladamente, propõe uma visão gnóstica do mundo. Por isto ela conclui dizendo que, ao final, nós todos seremos uma só coisa e que o "um" é o tudo. Quando então nos tornarmos o Um - o tudo - isto é, deus, então seremos "Rock" - fixos - e já não mais estaremos sujeitos à evolução. "To Be a Rock and not to roll ..."

O autor da letra da canção "Stairway to Heaven", Robert Plant, declarou: "as palavras (da canção) foram recebidas por mim instantaneamente, não mudei nenhuma. Estou orgulhoso delas. Penso que alguém me soprou essas palavras". (Cfe. Luc Adrian - art. cit. in Jesus Cristus No. 26 pag. 8) Há pois, no Rock and Roll, uma religião oculta, a gnose, que no fundo adora Satã.

Segundo alguns, essa mesma canção tocada em sentido inverso, permitiria ouvir frases satânicas, exatamente no trecho em que se diz que o espírito humano clama por partir, quando olha para o oeste, símbolo da morte. Nesse ponto, se ouvem as seguintes palavras: "I've got live for Satan". (Eu decidi viver para Satã)

Isto coloca o problema das mensagens subliminares ou secretas no Rock.

Fedeli, Orlando - "Rock: revolução e satanismo"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cadernos&subsecao=arte&artigo=rock〈=bra
Online, 02/03/2007 às 08:59h

2007-03-01 23:27:40 · answer #1 · answered by andrei c 2 · 1 0

Existem alguns temas nas pseudociências que são como aqueles vilões de filmes de terror dos anos 80. Não interessa de quantas maneiras diferentes os mocinhos os matam, no final eles sempre reaparecem. Assim são as mensagens subliminares. Há algum tempo uma marca de cerveja foi denunciada à Justiça do Consumidor pela ONG Mensagem Subliminar por incluir num comercial palavrões que só podem ser ouvidos quando a gravação é tocada ao contrário. E lá vem de novo a história do cinema de Vicary para nos lembrar de como são poderosas as mensagens escondidas.

Enquanto isso pessoas ganham dinheiro e projeção com livros, palestras e sites sobre o que pensam ser mensagens subliminares. Fitas de auto-ajuda movimentam um comércio milionário, a despeito das fartas evidências científicas de que não funcionam. Grupos religiosos alimentam a paranóia, denunciando o uso das mensagens subliminares na divulgação da palavra de satã. Amparando tudo isso não há nenhum estudo realmente científico, apenas livros populares escritos pelos leitores de outros livros populares. É... não há dúvida de que estamos no terreno pantanoso de uma legítima pseudociência.

Por isso da próxima vez que alguém tentar lhe vender a paranóia das mensagens subliminares, responda de volta que:

(1) A história do cinema, da coca-cola e da pipoca é uma farsa, admitida pelo próprio autor em uma entrevista publicada em 1962. E ninguém, nem mesmo o próprio James Vicary, conseguiu reproduzir a experiência até hoje. (Aqui cabe um pensamento: tudo bem que lendas urbanas são extremamente resistentes e costumam sobreviver a todas as evidências contrárias, mas se a própria confissão do autor que fabricou o mito não é capaz de enterrá-lo, o que será?)

(2) Repita como um mantra: subliminar não é subentendido. Subliminar é o que não é visto conscientemente; se viu, deixou de ser subliminar. Uma imagem ou uma idéia sugerida, nas entrelinhas, sutil ou periférica não é subliminar.

(3) Estímulos sensoriais abaixo do limiar de percepção objetivo, ou seja, fora do alcance dos sentidos, como um som fraco demais para ser captado pelo ouvido ou ininteligível como uma mensagem reversa, ou uma imagem rápida demais que não possa ser captada pelo olho, não causam absolutamente nenhum efeito em quem é sujeito a eles.

(4) Percepção subliminar é um tema amplamente estudado há mais de 100 anos pela psicologia. Embora muitos pontos permaneçam controversos, não há nenhuma evidência científica de que alguém possa ser persuadido por uma mensagem subliminar a iniciar uma ação complexa como consumir um determinado produto ou se suicidar.

(5) Fitas de auto-ajuda com mensagens subliminares não funcionam, a não ser que você considere o efeito placebo. As mensagens subliminares em algumas delas não podem ser detectadas nem por aparelhos, que dirá pelos seus ouvidos.

(6) Procurar mensagens subliminares escondidas em propagandas, como mulheres nuas em copos de vodca e orgias em pratos de moluscos é a mesma coisa que procurar formas familiares em nuvens ou manchas (como bem sabem aqueles que já fizeram exames psicotécnicos que incluíam o teste de Rorschach). Com alguma paciência algumas pessoas são capazes de enxergar animais ou objetos caseiros enquanto outras provavelmente conseguem distinguir diabos chifrudos ou órgãos sexuais. Cada um enxerga o que está acostumado ou predisposto a ver (e se você pensa que esta é apenas uma metáfora, veja o que algumas pessoas conseguem ver nas nuvens da tela de abertura do Windows 95...

Para uma informação mais detalhada e científica do assunto acesse http://projetoockham.org/pseudo_entrada.html

2007-03-01 07:01:39 · answer #2 · answered by sandrostj 1 · 3 0

Depende de quem decifra ou pensa que decifrou. Funciona mais ou menos assim, um babaca acha que uma certa musica tem mensagens ocultas, ele "decifra" e vende a idéia e como existem pessoas leigas acabam comprando a idéia e assim vai...

2007-03-01 11:19:09 · answer #3 · answered by Selma A 2 · 1 0

existem sim, são tipo, códigos pra induzir ou ressaltar algo, como por exemplo, em um comercial de algum produto pra vender, eles podem colocar algo lá sutilmente pra incentivar a compra..............mensagem subliminar, é aquilo que não é perceptivel a nossa visão na hora, mas o inconsciênte registra tudo.

2007-03-01 04:18:36 · answer #4 · answered by Mariana.... 4 · 4 3

As mensagens subliminares (ao pé da letra: por baixo das linhas, às escondidas, despistadas) trabalham com a emoção.
Propaganda de cerveja, já reparou, mostra alegria, mulheres e homens bonitos e saudáveis, sempre se divertindo. Propaganda de cerveja não fala que uma é melhor porque tem isto, tem aquilo, tem aquilo outro. Pode até falar, mas na presença de boazudas e bombados.
É proibido no Brasil o uso da indução ao sexo nas propagandas, mas como no Brasil nada funciona, essa aí também caiu em desuso. Mas você se quiser, pode denunciar ao Conar.
Então vc assiste aquilo e dá vontade de tomar cerveja, poque a mensagem subliminar te remete ao clima de alegria, de sexo, de prazer.
Dei um exemplo bem simples, mas significativo
Qtos às peguntas sobre Led Zeppelin, nunca ouvi falar.
O Conar é a instituição que fiscaliza a ética da propaganda comercial veiculada no Brasil, norteando-se pelas disposições contidas no Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária.
Se quiser reclamar, acesse aqui:
http://www.conar.org.br/

2007-03-01 02:06:58 · answer #5 · answered by Marcio A 3 · 4 3

A pura verdade é de que para além do mundo que conhecemos e que é simplesmente material, existe um mundo espiritual e que ultrapassa nossa capacidade intelectual.

2007-03-01 19:28:25 · answer #6 · answered by Reedém 1 · 0 0

Depende do quê, exatamente, você quer saber.
Se elas funcionam? Quantas pessoas você conhece que bebem Coca-cola sem saber dizer o porquê?
A música a qual você se refere, eu não conheço, mas pode ser uma, sobre a qual contam que, tocada ao contrário, poderiam ser ouvidas, claramente, mensagens de exaltação ao diabo e outras coisas assim.
Pesquisadores dizem que algumas saem por acaso, mas a maioria é colocada mesmo, utilizando várias técnicas de gravação por camada, paralelismo, e sincronia.

=B-§D

2007-03-01 11:30:09 · answer #7 · answered by Lex Maximum Vignex 3 · 0 0

veja bem, mensagens subliminares são informações que invadem nosso subconsciente e nos obriga inconcientemente a sentir ou fazer determinada coisa. as mensagens subliminares existem sim e são frequentemente encontradas em propagandas. geralmente as mensagens subliminares em popagandas agem em nosso subconsciente para nos incentivar a fazer algo relativo ao produto.

saiba de uma curiosidade que aprendi na aula de biologia: é cientificamente comprovado que as cores AMARELAS, E VERMELHAS despertam sentimentos biológicos de fome e sede, ou seja essas cores almentam a probabilidade de uma pessoa ter fome, isso é CIENTIFICAMENTE COMPROVADO, a cor vermelha da mais sede. mas é claro que não percebemos isso, e nuca perseberiamos, ja que essas cores tem uma ação inconsciente no nosso cérebro causando o desejo de fazer um lanxinho.

veja o caso do mec donalds: não é brincadeira, é verdade, como ja disse é cientificamente comprovado, mas veja o caso, qual a cor do símbolo do mec donalds? RESPOSTA: AMARELO. a cor do seu símbolo é amarela, VC ACHA QUE O CARA FEZ ISSO DE PROPÓSITO? NÃO É CLARO QUE NÃO, ISSO É PROPOSITAL, E É A MAIS PURA VERDADE, SOBRE MENSAGENS SUBLIMINARES, É SÓ OBSERVAR, ALGUNS TESTES, SE TIVER UMA BARRACA DE CACHORO QUENTE, NA RUA E O MEC DONALDES BEM AO LADO, VC VAI VISITAR QUAL ? MEC DONALDS CLARO.

OU SEJA, MENSAGENS SUBLIMINARES AGEM DE FORMA INCONCIENTE, E É IMPOSSIVEL VC TENTAR RESISTIR A ELAS, SEU ORGANISMO SEMPRE VAI AGIR DESSA FORMA.

CASO: BIOLÓGICAMENTE, SÓ DE PENSAR EM COMIDA, SEU ESTOMAGO JA COMEÇA A PRODUZIR ACIDOS GÁSTRICOS PARA FAZER A DIGESTÃO, ISSO MESMO A MENSAGEM PARA SEU ESTOMAGO É APENAS DE PENSAR, DEPOIS COM A PROPRIEDADE DE ESTIMULAR O APETITE QUE A COR AMARELA TEM, A LAVEGEM CEREBRAL É PERFEITA.

AGROA É MUITO DIFICIL DESCOBRIR MENSAGENS SUBLIMINARES, JÁ QUE MUITAS DELES FICAM ESCONDIDAS DENTRO DE TEXTOS, FORMAS DE EXPRESSÃO, PROPAGANDAS, ETC.. E DIGO MAIS NEM ADIANTA TENTAR ACHAR UMA SEM UM CONHECIMENTO DOQUE OCORRE NO ORGANISMO EM DETERMINADA CITUAÇÃO, POIS ELAS AGEM DE FORMA EMOCIONAL.

2007-03-01 08:11:44 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Não acho que elas sejam proibidas aki no Brasil ñ...

Tb não acredito que elas tenham tantooo poder como o pessoal diz...


Uma vez ouvi falar que a maionese Hellman's é uma mensagem subiliminar do mal...hehehe se for levada ao pé da letra ela é mesmo... traduzindo:
hell= inferno
man= homem...
ou seja... HOMEM DO INFERNO.....Ohhhh
rsrsrs q coisa do mall...

2007-03-01 06:49:22 · answer #9 · answered by 000 2 · 0 0

Não são coincidências, e nem é uma coisa nova isso, é usada desde há muito pelos poder vigente, desde que descobriram que a propaganda é uma arma a ser utilizada, é amplamente usada pela midia atual mais do que pensamos ou percebemos, aliás são chamadas "mensagens subliminares" justamente por que só é percebida pelo nosso inconsciente.

Para quem se interessar: Usar qualquer motor de busca colocando as palavras:

"Mensagens subliminares"..........e terão uma enorme quantidade de páginas com o assunto, mas prepare-se porque ficamos mesmo abismados com as coisas absurdas que "engolimos" misturada com propagandas.

2007-03-01 06:26:07 · answer #10 · answered by Roger Abe 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers