È "badio"
MAIS TAMBEM PARA QUEM NAO SABE
Republic of Cape Verde
Capital: Cidade da Praia.
Religião: Cristianismo (católicos 93,2%, protestantes e outras 6,8%) (1991).
Localização: oeste da África. Cabo Verde é um grupo de ilhas ao Norte do Oceâno Atlântico, oeste de Senegal. O arquipélago é formado por 10 ilhas (mais 5 ilhotas), sendo 9 delas habitadas e a Ilha de Santa Luzia desabitada.
Cidades principais: São Felipe.
Governo: O governo da Nação é composto pelo Presidente (que é como se fosse um rei, apenas representante do país em questões internacionais, etc), Primeiro Ministro (José Maria Neves), ministros e deputados da nação (lá não dizem "federal"). Em cada cidade tem a Câmara Municipal e quem governa a cidade é o Presidente da Câmara (não tem prefeitos) e existem os vereadores. Não há governador nem senador, também. Os cargos eletivos são cumulativos, ou seja, quem se candidata a um cargo de deputado pode, normalmente, concorrer à Câmara Municipal. Portanto pode haver um vereador/deputado, como o Hermes, que fica 15 dias em Mindelo e outros 15, na Cidade da Praia.
Moeda (numismática): Escudo de Cabo Verde ou como chamam por lá Escudo Cabo-verdiano. Código internacional ISO 4217: ? Cotação fixa com o Euro: 1 Euro = 110 Escudos, aproximadamente (12/2006). Cédulas: 5, 2 e 1 mil, também 500 e 200 Escudos. Moedas: 100, 50, 20, 5 e 1 Escudo. A cada mil escudos, tem-se um conto. Então, 10 mil escudos = 10 contos. A plavra "Escudo" deriva do latim "Scutum" que parece significar ou mostrar um domínio através do Brasão de Armas... Esse sistema monetário também foi utilizado em Portugal.
Divisão administrativa: 9 ilhas e 14 condados. A divisão postal do país têm 9 regiões com agências postais:
1. Ilha de Santo Antão
2. Ilha de São Vicente — com apenas uma cidade, Mindelo (pronuncia-se Mindêl), que tem cerca de 80 mil habitantes (2006), mas também existem algumas pequenas vilas e aldeias. Casario tipo colonial, com ruas e calçadas de pedra. O Centro Cultural fica na Rua da Praia, no antigo prédio da Alfândega. Distâncias aproximadas entre S.Vicente/Santantão (uma hora de barco) e S.Vicente/Santiago (45 minutos de avião). Baía das Gatas, onde acontece o Festival de Verão (julho ou agosto), com uma linda praia. É nesta ilha que não chove há décadas e tem seu interior coalhado de casas abandonadas...
3. Ilha de São Nicolau
4. Ilha do Sal — com Loja dos Correios no Aeroporto Internacional "Amilcar Cabral".
5. Ilha de Boa Vista
6. Ilha do Maio
7. Ilha de Santiago — com 5 cidades, sendo a principal e maior delas a capital, Cidade da Praia, com mais de 100 mil habitantes, Cidade Velha (quase destruída pelo pirata Drake)...
8. Ilha do Fogo
9. Ilha da Brava
Ex-colônia portuguesa, o arquipélago de Cabo Verde é formado por ilhas de origem vulcânica, com litoral rochoso, na zona equatorial do oceano Atlântico, a cerca de 500 quilômetros da costa da África.
Por sua posição geográfica, a meio caminho da América do Sul e da Europa, é importante escala em rotas aéreas e marítimas.
A seca, que atinge o país por prolongados períodos, já causou a morte de mais de 200 mil pessoas desde o início do século. Muitos habitantes optam pela emigração.
Também por não existir faculdade, ao término do Liceu (nosso ensino médio) quem pode, continua os estudos em outros países...
Brasil, Portugal e EUA são os destinos mais procurados. O dinheiro enviado pelos cabo-verdianos que vivem no exterior é um importante suporte econômico.
O povo continua saindo para estudar, mas a maioria volta... Por outro lado, como CV é considerado um país de grande cultura, tranqüilidade e próspero, muitos estão vindo da costa da África, principalmente das Guinés e do Senegal...
Em 1996, Cabo Verde participa da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, junto com Brasil, Portugal e cinco países lusófonos africanos.
As ilhas estão divididas em 2 grupos: Barlavento e Sotavento. Sotavento quer dizer o lado para onde vai o vento, bordo contrário àquele de onde sopra o vento. Seu antônimo é barlavento - direção de onde sopra o vento.
Abaixo, o Cartão Postal dos anos 20 mostra "Ilheu dos Pássaros", vista da cidade de Mindelo, na Ilha de São Vicente. O ilhéu é a imagem central e, ao fundo, vê-se a Ilha de Santo Antão.
"Santantão" é uma outra ilha, não faz parte de S.Vicente, acontece que é bem próxima e, quando a vemos, temos a impressão, realmente, de que se trata de outra parte da própria Ilha de São Vicente.
A música caboverdiana é da melhor qualidade. São vários os rítmos do país e o batuque tem um apelo que não dá pra ficar parado... A Lura, a Mayra, o Dudu... são todos incríveis. A sensação do momento é o Ferro Gaita, que toca um tipo de forró, com outro tempero...
Mas a eterna "diva" é a cantora Cesaria Evora (mostrada no bloco abaixo, emitido em 2003) que canta "mornas" e "coladeiras" como ninguém!
volta ao topo
História
Desabitado até meados do século XV, Cabo Verde foi descoberto em 1460 e é colonizado a partir de 1462 por Portugal.
Em 1466 passa a monopolizar o tráfico de escravos da Guiné e, até a metade do século XIX, abastece a economia do sul dos EUA, Caribe e Brasil.
O fim do tráfico negreiro provoca sua decadência econômica, que leva à emigração maciça dos habitantes no século XX.
Com o surgimento dos movimentos de libertação nacional na África, o país vincula-se à luta pela independência da Guiné Portuguesa, atual Guiné-Bissau, formando, em 1956, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), liderado pelo cabo-verdiano Amílcar Cabral.
"Sampadjudos e Badios"
No início todos os que chegavam em Cabo Verde desembarcavam na Ilha de Santiago, na Cidade Velha. Lá era o entreposto português e pra lá iam e partiam os navios transportando escravos, comidas e tudo mais.
Os portugueses povoaram todas as ilhas, de modo a manter sua posse. Com isso, enviaram pessoas às ilhas, para que as habitassem. Tais pessoas estavam, de certa forma, ajudando àqueles que ficavam na Cidade Velha e, a partir daí, foram apelidados de "sampadjudos", que quer dizer "sempre ajudam".
Outros dizem que em Santiago havia de tudo. Chovia e a agricultura era forte, havendo sempre excesso de produção. Então colhiam apenas o necessário e o restante deixavam na lavoura e permitiam aos que chegavam à ilha, que colhessem e utilizassem o que precisassem. Dessa maneira, diziam a eles que "sempre os ajudaram".
Já os ex-escravos que ficaram na Ilha de Santiago, após a abolição da escravatura, se recusavam a trabalhar para os antigos senhores. Viviam da pesca e alguma cultura.
Considerados "preguiçosos", eram chamados pelos portugueses de "vadios"... Como naquela época já começavam a falar o dialeto crioulo, transformaram o "vadio" em "badio". Assim, quem nasce na ilha de Santiago, é "badio".
De qualquer forma, todos os que nascem nas outras 8 ilhas, são denominados "sampadjudos".
Independência
A independência é proclamada em 1975 como conseqüência da Revolução dos Cravos, que derrubara a ditadura em Portugal. Cabo Verde e Guiné-Bissau constituem Estados separados, mas sob direção de um mesmo partido, o Paigc - de orientação marxista.
A unificação é interrompida em 1980 por um golpe de Estado na Guiné-Bissau, em que o presidente, Luis Cabral, cabo-verdiano, é deposto.
O governo de Cabo Verde condena o golpe; a ala cabo-verdiana do Paigc separa-se e passa a se chamar Partido Africano da Independência de Cabo Verde (Paicv).
Aristides Pereira é o primeiro presidente e exerce o poder até 1991. O regime de partido único é abolido em 1990 em virtude da pressão popular pela adoção do pluralismo político.
O oposicionista Movimento para a Democracia (MPD) elege presidente Antônio Mascarenhas Monteiro, em 1991. Seu líder, Carlos Veiga, assume como primeiro-ministro, com um programa de reformas liberalizantes e reforço da economia de mercado.
O MPD tem a maioria nas eleições legislativas de dezembro de 1995 e, nas presidenciais de fevereiro de 1996, Monteiro, candidato único, é reeleito.
volta ao topo
Rigobert Bonné (1727-1788) sucedeu Jacques Nicolas Bellin como Hydrographer at the Depôt de la Marine, em 1773. Seu mapa das ilhas de Cabo Verde foi publicado no "Atlas Encyclopédique" (1787-1788). The inset is titled Plan de la Rade de la Praya, "Plan of the Natural Harbor of Praya."
Selos de 1988 (acima - Scott: 527), abaixo Mapa do Capitão Roberts.
volta ao topo
História Postal
Os Correios do país constituem uma das instituições mais antigas do Arquipélago de Cabo Verde.
Existe desde 2 de Janeiro de 1849, quando o Governo Geral da província de Cabo Verde mandou publicar no Boletim Oficial o Regulamento para o serviço dos Correios das ilhas, rectificado pela Portaria nº 170 - A, de 1852.
A inspeção geral dos correios era da competência do governador geral e o cargo de administrador geral dos Correios do Arquipélago e das Praças de Bissau e Cacheu era exercido pelo chefe da Alfândega da Vila da Praia.
Num mundo em constante evolução, os Correios de Cabo Verde constituem a herdeira da Empresa Pública dos Correios e Telecomunicações, CTT, EP, criada em Julho de 1981, o que aconteceu em 1995 quando o Governo decidiu transformá-la em duas sociedades anônimas de capitais públicos: os Correios de Cabo Verde, SARL, e a Cabo Verde Telecom, SARL, na sequência da privatização.
Assim, atualmente, os CCV passam a ter como objeto a exploração do serviço público de correios em todo o território nacional e assegurar a execução das convenções, acordos e regulamentos internacionais ligados à área dos correios.
O primeiro selo postal de Cabo Verde foi emitido na época do colonialismo português, em 1877 (Scott: 1, SG: 1), com valor facial de 5 Réis (preto), ele mostra a Coroa Portuguesa.
Este selo foi utilizado na Guiné Portuguesa (atual Guiné Bissau), com sobrecarga vermelha "GUINÉ", em 1880. Página: "Selos Postais Tipo Coroa".
GIRAFAS
Crioulos 71%, grupos étnicos autóctones 28%, europeus ibéricos 1% (1996), compõem a população de nacionalidade cabo-verdiana.
A língua ou idioma oficial é o português, mas também é falado como idioma local (língua natural) o crioulo - uma mistura do português com palavras africanas ocidentais, com maneiras diferentes de pronúncia nas ilhas que compõem o arquipélago.
Não há o ensino do crioulo a não ser no convívio familiar e ainda não conseguiram acertar a grafia de algumas palavras, já que há divergência na forma de pronunciar em várias ilhas... Até que "sampadjudos" e "badios" cheguem num acordo, cada um escreve como quer...
Por exemplo: "você", em criolo de S.Vicente, é "bô". Em criolo de Santiago, é "bu".
Exemplo: "Cabo Verde nha cretcheu", que significa Cabo Verde é o meu amor, ou eu amo CV.
girafa (português) — ? (crioulo)
volta ao topo
Nota: Agradeço a correção e as informações desta página, recebidas de Júnia, em 31/12/2006...
Standard ISO: CV — Adesão UPU: 30/09/1976
CCV — Correios de Cabo Verde — Filatelia
2007-03-01 00:33:43
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋