English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-28 14:48:13 · 1 respostas · perguntado por _-♥Paty_pem♥-_ 3 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

1 respostas

Em 13 de maio de 1777 Dona Maria I, com a morte do pai Dom José I, foi aclamada rainha.

Em 1779 ocupa o cargo de vice-rei Dom Luís de Vasconcelos e Souza. No final de sua gestão foram feitas as denúncias sobre a Conjuração Mineira, e foi ele que tomou as primeiras providências de repressão ao movimento. Também em sua gestão o Rio de Janeiro recebeu a visita do poeta português Bocage que ficou lisonjeado com a atenção recebida pelo vice-rei. Em função disto Bocage escreveu:

Eu, finalmente como respeito interno

Meus frouxos olhos nos teus olhos

pondo,

Teu amável governo

Tua justiça, teus costumes sondo

eu digo então: - Senhor, só tu podias

Tornar brilhantes os meus turvos dias.

Em 1786 morre o esposo de Dona Maria I, Dom Pedro III.

Em 1788 Dona Maria I perde dois dos seus filhos: Dom José e Dona Maria Ana.

Por essa época a Europa estava sofrendo enormes e definitivas mudanças, as Revoluções Burguesas ameaçavam os sistemas reais absolutistas, as guerras napoleônicas ameaçavam tudo, as colônias européias nas Américas começavam a ruir.

Logo após a morte do rei Dom José I, o Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo que também era o Conde de Oeiras), pediu demissão de ministros e de outros cargos, o que a Rainha Dona Maria I deferiu. Contra ele foi depois instaurado um processo que veio a terminar pela sua condenação. Mas a rainha perdoou-lhe parte dos castigos, limitando-se e determinar que se ausentasse para local distante da corte em vinte léguas. O Marquês partiu então para Pombal, onde viveu os últimos anos da sua vida..O Marques de Pombal governou por quase 30 anos com poderes enormes, fez várias reformas no Estado Português e nas Colônias, inclusive no Brasil. A Igreja e a nobreza foram alvos constantes de Pombal. Ela também perdoou os acusados de um atentado contra a vida de Dom Miguel, por esses e outros motivos, durante algum tempo ela foi apelidada de "A Piedosa" com a ascensão de Dona Maria, chegou a hora da revanche, num período que ficou conhecido como a "Viradeira".

Em Portugal, antes de ser declarada louca, ela fez muito pelo reino em detrimento das colônias:

Logo no início de seu reinado, assinou o Tratado de Santo Ildefonso, que restituiu à Espanha a colônia do Sacramento, encrave português no sul do Uruguai. Ainda no campo das relações exteriores, completou os ajustes fronteiriços entre o Brasil e as colônias espanholas do Prata, de acordo com as cláusulas do Tratado do Pardo.

Fundou a Academia Real das Ciências, a Biblioteca Nacional, a Academia Real da Marinha, a Academia Real da Fortificação e a Casa Pia de Lisboa. Criou ainda muitas escolas de instrução primária e de outros graus de ensino. Durante o seu reinado construiu-se a Basílica da Estrela, em Lisboa, principiaram-se as obras do Teatro de São Carlos e concluiu-se a Igreja da Memória em Belém. Deve-se a Dona Maria I e ao seu reinado, a inauguração da iluminação pública em Lisboa.

Portugal era muito dependente da economia inglesa, Dona Maria ficou numa situação delicada quando ocorreu a independência dos Estados Unidos, em 1776. Por um lado a situação de guerra favoreceu os cofres portugueses, pois Portugal passou a ser um dos poucos países envolvidos com comércio em larga distância que não estava em guerra, por outro, desagradava os ingleses perder um dependente econômico em virtude de estar perdendo uma colônia do tamanho dos Estados Unidos, mesmo enriquecendo as custas do drama inglês, o poderio da esquadra inglesa era insuperável naqueles tempos, ela consegui equilibrar essa situação com muita habilidade para quem mais tarde enlouqueceu.

O Brasil estava em franca recuperação econômica graças as empresas que o Marques de Pombal havia estabelecido com o intuito de fortalecer a economia das colônias, Dona Maria extinguiu diversas dessas companhias estabelecidas por Pombal, com o objetivo de desenvolver as atividades mercantis. Além disso, foi ela a Rainha que pressionou pela "derrama", a cobrança de uma cota mínima de ouro em Minas Gerais, independente da produção obtida. Foi este o gatilho que disparou a Inconfidência Mineira.

Ela era, digamos assim, uma retrógrada de marca maior e em 5 de janeiro de 1785, chegou a proibir a indústria (manufatura de bens) no Brasil promulgando o seguinte alvará sobre indústrias no Brasil:

Eu a rainha faço saber aos que este alvará virem:

Que sendo-me presente o grande número de fábricas e manufaturas que de alguns anos por esta parte se têm difundido em diferentes capitanias do Brasil, com grave prejuízo da cultura, e da lavoura, e da exploração de terras minerais daquele vasto continente; porque havendo nele uma grande, e conhecida, falta de população, é evidente que, quanto mais se multiplicar o número dos fabricantes, mais diminuirá o dos cultivadores; e menos braços haverá que se possam empregar no descobrimento, e rompimento de uma grande parte daqueles extensos domínios que ainda se acha inculta, e desconhecida.
Nem as sesmarias, que formam outra considerável parte desses mesmos domínios, poderão prosperar, nem florescer, por falta do benefício da cultura, não obstante ser esta a essencialíssima condição com que foram dadas aos proprietários delas. E até nas terras minerais ficará cessando de todo, como já tem consideravelmente diminuído, a extração de ouro, e diamantes, tudo procedido da falta de braços, que devendo-se empregar nestes úteis e vantajosos trabalhos, ao contrário os deixam, e abandonam, ocupando-se de outros totalmente diferentes, como são as referidas fábricas e manufaturas. E consistindo a verdadeira e sólida riqueza nos frutos e produções da terra, os quais somente se conseguem por meio de colonos e cultivadores, e não de artistas e fabricantes. E sendo além disso as produções do Brasil as que fazem todo fundo e base, não só das permutações mercantis, mas da navegação e comércio entre meus leais vassalos habitantes destes reinos, e daqueles domínios, que devo animar, sustentar em benefício comum de uns e outros, removendo na sua origem os obstáculos que lhes são prejudiciais e nocivos. Em consideração de todo o referido, hei por bem ordenar que todas as fábricas, manufaturas ou teares de galões, de tecidos, de bordados de ouro e prata, de veludos, brilhantes, cetins, tafetás, ou qualquer outra espécie de seda; de belbuts, chitas, bombazinas, fustões, ou de qualquer outra fazenda de linho, branca ou de cores; e de panos, droguetes, baetas, ou de qualquer outra espécie de tecido de lã; ou que os ditos tecidos sejam fabricados de um só dos referidos gêneros ou misturados, e tecidos uns com os outros; excetuando-se tão somente aqueles ditos teares ou manufaturas em que se tecem, ou manufaturam, fazendas grossas de algodão, que servem para o uso e vestuário de negros, para enfardar, para empacotar, e para outros ministérios semelhantes; todas as mais sejam extintas e abolidas por qualquer parte em que se acharem em meus domínios do Brasil, debaixo de pena de perdimento, em tresdobro, do valor de cada uma das ditas manufaturas, ou teares, e das fazendas que nelas houver e que se acharem existentes dois meses depois da publicação deste; repartindo-se a dita condenação metade a favor do denunciante, se houver, e outra metade pelos oficiais que fizerem a diligência; e não havendo denunciante, tudo pertencerá aos mesmos oficiais.

Em 1789 explodiu a Revolução Francesa, que espalhou pela Europa seu ideário liberal, e, alguns anos mais tarde, o terror da ocupação pelos exércitos napoleônicos.

Em 1790 assume no Rio de Janeiro o cargo de vice-rei do Brasil, Dom José Luís de Castro (2º conde de Resende), ele deu prosseguimento ao processo nos implicados na Conjuração Mineira, ameaçou com severas punições quem não acendesse luminárias na frente das casa,como apoio ao enforcamento e esquartejamento de Tiradentes.

Em 1792, Dona Maria foi declarada incapaz mentalmente

2007-02-28 14:59:51 · answer #1 · answered by Erica 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers