A CAIXA DE PANDORA
Sua origem se deu na mitologia grega, onde a primeira mulher Pandora, a qual por ordem dos deuses abriu um recipiente (que tem forma desconhecida).
Dentro deste recipiente havia todos os males que desde então abateram sobre a humanidade, restando apenas aquele que destruiria a esperança no fundo da caixa. E inevitável ver certas semelhanças com a história cristão-judaica, onde uma mulher foi à causadora da desgraça da humanidade.
Segundo a mitologia grega, Prometeu criou o homem de argila e surrupiou a chama sagrada do Deus Sol (Hélio) para lhe dar um sopro de vida. A intenção era dar origem a um ser que ajudaria sua mãe Gáia (terra).
Além de imortal o homem também era assexuado, o qual tinha uma reprodução rápida. Sob as ordens de Zeus, Prometeu foi retido e condenado a ficar acorrentado no alto de uma montanha, lugar o qual todos os dias um corvo gigante vinha comer-lhe as suas vísceras, que são regeneradas à noite, ficando assim condenado a sentir dores por toda a eternidade.
No entanto, antes de ser preso ele deixou com seu irmão Epmeteu uma caixa que continha todos os males que poderiam enlouquecer o homem, pedindo-lhe que não permitisse ninguém de se aproximar dela.
Quando os homens começaram a devastar a Terra e, com intuito de castigá-los, os deuses se reuniram e criaram a primeira mulher, a qual deram-lhe o nome de Pandora e a incumbiram de seduzir Epmeteu e abrir a caixa. (Neste período os deuses não moravam no Olimpo, mas em cavernas). Após ela ter Conseguindo seduzir Epmeteu, eles se amaram, depois disso ele caiu em sono profundo.
Quando então, Pandora foi até a caixa e a abriu: dela saiu males tais como, doenças, mentira, velhice, inveja, guerra, morte foi tão assustador que ela teve medo e fechou a caixa antes que saísse o último dos males (o mal que acabaria com a esperança).
2007-02-28 11:12:25
·
answer #1
·
answered by L U K E 7
·
3⤊
0⤋
Quem sou eu...Nome:... Pandora
A imortalidade nasceu quando o Homem corrompeu a perfeição.Momentos perfeitos são efémeros,quedam-se com o tempo,deixam saudades ao partir.O estado de satisfação permanente é próprio dos lunáticos.E esses buscam,insatisfeitos,a perfeição.A imortalidade é digna dos deuses, nascidos na imaginação dos atormentados com a perfeição.Tudo tem uma causa,nada acontece por acaso.Os deuses castigam-nos por atrocidades.Os deuses compensam-nos pela satisfação.Almeja-se a imortalidade em troca do piscar de olhos da efemeridade.Pandora,libertou as enfermidades conhecidas pelo Homem,ao abrir a mítica caixa.Fechou a caixa a tempo de guardar a esperança.Aquela força presente quando tudo é adverso
2007-03-04 09:46:16
·
answer #2
·
answered by Adri.pr 4
·
0⤊
0⤋
Nada vai mudar isso"
O meu amor partiu
Cansou dos meus vícios
E mesmo que amanhã ele volte com outro feitiço
Hoje meu amor partiu e nada vai
Nada vai mudar isso
Nada vai mudar minha cama grudada em mim
Nem meu rosto inchado de mágoa
O sol se escondeu lá fora
Atrás de uma nuvem de água
Nas paredes nossa história
E no teto a minha tela de cinema
E nela eu ainda vejo o nosso esgrima de línguas
Nossos raios, nossa antena
O meu amor se expulsou de mim
Cansou dos meus vícios
E mesmo que amanhã ele volte com outros feitiços
Mas hoje o meu amor partiu e nada vai
Nada vai mudar isso
Abraços
@
2007-02-28 11:15:51
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
"A pequena caixa de pandora, ...."
2007-02-28 11:12:57
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o que é a pequena caixa de pandora?
2007-02-28 11:12:49
·
answer #5
·
answered by morena feliz 3
·
0⤊
0⤋