English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu tenho um trabalho pra fazer e não consegui achar isso em sites de busca,ajudem-me porfavor!

2007-02-28 09:07:54 · 3 respostas · perguntado por any_semmedo 1 em Ciências e Matemática Química

3 respostas

A palavra quiral vem do grego (kiros, mão, que gerou também palavras como quiromancia, estudo das linhas das mãos) e, em química, serve para designar moléculas cuja imagem especular (no espelho) é semelhante à molecula original, mas não idêntica, do mesmo modo que a imagem da mão esquerda é uma mão direita e vice-versa.

A molécula quiral e seu par especular são chamados de enanciômeros e os nomes de dois enanciômeros simples (com um só centro quiral) é o mesmo, mas precedidos de "L-" e "D-" (do inglês Left=esquerda e Right=direita), "+" ou "-" (através da resposta ótica destrógira ou levógira); enanciômeros com mais de um centro quiral são denominados através da regra de prioridade Cahn-Ingold-Prelog, que atribui "R" ou "S" a cada centro quiral. O conceito de centro quiral é amplamente utilizado em química orgânica, numa sub-disciplina conhecida como estereoquímica.

enanciômeros são isomeros que são a imagem especular um do outro.

2007-02-28 09:24:26 · answer #1 · answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7 · 0 0

A molécula quiral e seu par especular são chamados de enanciômeros e os nomes de dois enanciômeros simples (com um só centro quiral) é o mesmo, mas precedidos de "L-" e "D-" (do inglês Left=esquerda e Right=direita), "+" ou "-" (através da resposta ótica destrógira ou levógira); enanciômeros com mais de um centro quiral são denominados através da regra de prioridade Cahn-Ingold-Prelog, que atribui "R" ou "S" a cada centro quiral. O conceito de centro quiral é amplamente utilizado em química orgânica, numa sub-disciplina conhecida como estereoquímica.;

um abraço!

2007-02-28 17:16:21 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Vê se isto serve:
"Centro quiral é um ponto (átomo) que está ligado a quatro substituintes diferentes. Logo, realizando-se a operaçäo de simetria inversão (i ou S2) nesse ponto, obtém-se o enanciômero (imagem especular) da molécula original. No caso de moléculas com dois (ou mais) centros quirais, a inversão em cada um destes pontos não gera a imagem especular da molécula original, e sim um diastereoisômero. Moléculas com dois ou mais centros quirais podem ser aquirais, isto é, não apresentar atividade óptica."

Valeu?

2007-02-28 17:14:56 · answer #3 · answered by El 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers