A palavra vírus tem sua origem no latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de automultiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias).
Exemplos de doenças humanas provocadas por vírus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varíola, AIDS, catapora...
No corpo humano, o vírus pode penetrar em um ferimento, atingir o cérebro, e se multiplicar causando danos irreversíveis aos sistema nervoso. Pode ocorrer, ainda, de atacar as vias respiratórias superiores, causando dores de cabeça. Provocar febres, dores musculares e hemorragias generalizas. Os vírus podem entrar no sangue, ir até o fígado, rins ou baço causando erupção na pele, náuseas e hemorragias nos órgãos. Chegam ao sistema nervoso pela corrente sangüínea afetando as células nervosas causando paralisia e atrofia da muculatura. Os vírus atacam as glândulas salivares que ficam inchadas, podendo haver agravamento da caxumba se os vírus atingirem os testículos, os ovários ou o cérebro. O vírus pode ser mortal.
2007-02-28 09:36:07
·
answer #1
·
answered by Dedê 3
·
0⤊
0⤋
Se for o VIRUS DE BRUÇUS, ele causa uma baitolite crônica incurável, a mesma que pegaram o Michael Jackson e o Clodovil.
2007-02-28 08:30:37
·
answer #2
·
answered by marcioaciolli 6
·
0⤊
0⤋