Matheus,
Acho que você se refer à "importância" dos carboidratos para os seres vivos.
Os carboidratos são de extrema importância para todos os seres vivos.
Existem vários tipos de carboidratos, o importante é que todos eles têm átomos de carbono, de hidrogênio e de oxigênio em suas moléculas.
O principal carboidrato é a glicose. Faz parte, com a frutose, maltose, etc., dos açúcares. Ela é fonte de energia para todos os seres vivos.
A partir dela, podem ser formados muitos outros carboidratos, como o amido, que é a reserva de energia das plantas, ou o glicogênio, que é a reserva de energia dos animais. E também a celulose, que é importante constituinte estrutural das plantas.
A ribose e a d-ribose são constituintes dos ácidos nucléicos DNA e RNA, que são os armazenadores das informações genéticas e os transmissores destas informações para a síntese de proteínas.
A sacarose é o açúcar comum, que é sintetisado pelas plantas.
A frutose é o açúcar mais delicioso que existe. Ele também fornece energia para os seres vivos. Ela está presente em grande quantidade no mel e nas frutas.
A lactose é um dissacarídeo, assim como a sacarose, que é sintetisado pelas glândulas mamárias e é fonte de energia, no leite, para os mamíferos (só que a lactose é meio sem-graça, comparada com a sacarose).
Se você quiser, tem mais!
Boa sorte.
2007-02-28 07:55:17
·
answer #1
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
0⤊
0⤋