A fábula é uma narrativa alegórica cujos personagens são geralmente animais e cujo desenlace reflete uma lição moral. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de presunçosos.
Já entre assírios e babilônios a fábula era cultivada. Foi o grego Esopo, contudo, quem consagrou o gênero. La Fontaine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento. George Orwell, com sua Revolução dos Bichos (Animal Farm), compôs uma fábula (embora em um sentido mais amplo e de sátira política).
As literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com Sá de Miranda, Diogo Bernardes, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato e outros.
2007-02-28 23:29:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Fábula, por sua vez, também segundo definição de dicionário, é “narração alegórica cujas personagens são, por via de regra, animais, e que encerra lição moral; apólogo; narração de coisas imaginárias, ficção
2007-02-28 17:40:04
·
answer #2
·
answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7
·
0⤊
0⤋
Pequena narrativa, conto, apólogo, geralmente em verso, contendo lição moral sobre o véu da ficção. Narração de coisas imaginárias: ficção, mentiras. Entretecho de romance, poema ou drama. MENTIRA.
2007-02-28 15:50:44
·
answer #3
·
answered by silveira's 5
·
0⤊
0⤋