Aqui, mais se quiser mais vai no link abaixo...
A
* Ababelado - É o indivíduo que não consegue prosseguir com um grande projeto. O termo vem de "babélico", em referência aos que construíram a Torre de Babel.
* Ababocado - Bobo, palerma.
* Abaçaí - Origem na mitologia tupi: figura vil que perseguia as pessoas enlouquecendo-as.
* Abacaxi - Por ter uma casca difícil de ser descascada, dura e um pouco espinhosa, chama-se de "abacaxi" aquilo que é complicado, coisa ou pessoa. Abacaxi é o nome comum da fruta ananas comosus, que vem do tupi iba-cati.
* Abade - Molenga, pessoa lenta, preguiçosa, avessa ao trabalho.
* Abafador - Aquele que esconde, cúmplice, sonegador, larápio. Também usado para ladrão. Origem: de "bafo", que é asfixiar, sufocar.
* Abana-moscas - Sujeito parado, preguiçoso, que pouco se mexe, que não gosta de trabalhar.
* Abelha - Ladina, intrometida, abelhuda. O termo "abelha" faz alusão aos insetos como a apis mellifera, sobre o ruído produzido.
* Abelhudo - Intrometido, indiscreto.
* Abestado ou abestalhado - De besta: bobo, imbecil.
* Abichado - No sentido mais comum, com conotação sexual e origem em "*****", significa o sujeito que é afeminado. No sentido menos comum, com origem em "bicho", diz-se da pessoa, pouco sociável, caipira, que "fica em casa feito um bicho". Bicho-do-mato.
* Abicharado - Estilo de *****, afeminado.
* Abilolado - Sujeito que parece maluco. No nordeste brasileiro, é o mesmo que afeminado.
* Abitolado - Origem em bitola, aquela pessoa muito correta, que não sai dos trilhos, do padrão, do recomendado. Pessoa muito estudiosa, CDF, nerd.
* Abjeto - Pessoa com baixa moral ou moral desprezível. Escrota, malvada, vil, torpe, criminosa, que age de má-fé, mentirosa, enganadora, maquiavélica etc. Origem no latim abjectu.
[editar] B
* Bolsista - Preguiçoso, esperto, malandro, geralmente avesso ao trabalho braçal. O termo tem origem na pessoa que recebe alguma bolsa estudantil ou profissional para executar um serviço ou pesquisa.
[editar] P
* Parvo - Moleque, ou pessoa dotada de pouca inteligência, com idéias limitadas; coitado ou idiota. Origem: do latim parvulu, diminutivo de parvus, que é "pequeno".
[editar] V
* Expressões começadas por vai... ou vá... são geralmente empregadas num ataque ofensivo, desejando que o alvo vá ou faça alguma coisa constrangedora, difícil ou indelicada. Eis uma lista:
o Vai pra **** que o pariu - derivada da expressão "**** que o pariu" que denota impaciência, uma referência à expressão "filha da ****". Variações podem ser: vai pra **** que te pariu, vai pra **** que te partiu etc.
o Vai pro inferno - alusão ao inferno.
o Vai se danar - maneira mais sutil de dizer vai se *****.
o Vai se ***** (ou VSF) - referência a *****, veja Lista de gírias sexuais#Gírias para cópula ou posições sexuais.
o Vai tomar no ** (ou VTNC) - ver mais em Lista de gírias sexuais#Sentido ofensivo.
o Vai ver se eu estou na esquina (variação trocando "estou" por "tô")
2007-02-28 05:42:51
·
answer #8
·
answered by Darkme 3
·
0⤊
0⤋