Quando você pensa num químico, que imagem lhe vem à mente? Um cientista descabelado, com enormes óculos, misturando líquidos das mais diferentes cores ao som de coisas borbulhando em tubos de ensaio?
Descabelado ou não, esse cientista, que preferimos chamar de profissional da química, não trabalha em porões escuros, mas em todos os tipos de indústria que você for capaz de listar. E por uma razão muito simples: todo o mundo material é formado por elementos e substâncias químicas. Isso inclui itens básicos como a água, o ar e a terra, e também produtos de consumo obtidos por processos industriais como o papel, as bebidas, os fertilizante e o mouse do seu computador.
Por isso, o químico pode trabalhar não só nos laboratórios, mas em todas as atividades que exigem o acompanhamento de um profissional. Estas atividades envolvem: projeto, planejamento e controle de produção; desenvolvimento de produtos; operações e controle de processos químicos; saneamento básico; tratamento de resíduos industriais; segurança; gestão de meio ambiente e, em alguns casos específicos, vendas, assistência técnica, planejamento industrial e até direção de empresas. Sem dizer que a chamada “química forense” tem sido uma grande aliada dos investigadores para a solução de crimes.
Como se nota, a Química é uma profissão que tem um vasto campo de trabalho. Em entrevista concedida em junho de 2005 ao Jornal da Educação e Cultura, o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis , falou sobre as diversas oportunidades que a química oferece a quem decide abraçá-la como profissão. A reprodução daquela entrevista está na relação abaixo, que inclui também a atuação do profissional da química em vários setores produtivos.
2007-02-28 05:19:32
·
answer #1
·
answered by ਏਓ Ruivinha ਏਓ 5
·
0⤊
0⤋