English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O mundo só acaba para quem morre, e surge para quem nasce.
Você concorda ou discorda, por quê?

2007-02-28 04:28:02 · 8 respostas · perguntado por britotarcisio 6 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

8 respostas

Acredito q o mundo ñ acabará desta maneira, apesar do fato de existir asteróides em órbita pelo espaço acho q não é tão provavel q ele caia inesperadamene.Às vezes pode passar de uma resposta surreal para alertar as pessoas. O maior problema atualmente do mundo se acabar é pelo fato do aquecimento global, falta de água, ambição, esse são os mais graves. E não a preucupação da suposta indicação de um asteróide em direção a Terra.Pois a única vez q dizem q um asteróide na Terra foi na época Jurássica e nenhum humano esteve lá para realmente ter certeza disto. Caso isso aconteça futuramente (q eu não acredito), nós cidadãos não poderemos fazer nada, só analisar para ver se o mundo acaba mesmo.

2007-02-28 05:35:00 · answer #1 · answered by Maíra F 1 · 0 0

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Existem asteróides orbitando o Sol, próximos à Terra. Qualquer astrônomo amador, com um telescópio no fundo do quintal pode encontrar asteróides. E eles o fazem desde a época de Galileu. Foi assim que encontraram Ceres, por exemplo. Gauss, o grande matemático, bolou um método para encontrar a órbita de qualquer corpo celeste a partir de poucas observações, e é isto o que os astrônomos vêm fazendo desde então, em relação aos planetas e asteróides.

Qualquer um que observe a Lua com atenção, vai encontrar marcas de impactos de asteróides, mas o grande choque veio quando algumas formações aqui na Terra se revelaram como sendo crateras de impactos. De repente se descobriu que a Terra também participava do tiro-ao-alvo espacial, só que no desagradável papel de alvo.

Hoje a NASA mantém um programa de busca e rastreamento de asteróides que estejam perto da órbita terrestre, que são os asteróides com maior probabilidade de cruza a órbita terrestre e, se a gente tiver muito azar, fazer isto no momento que a Terra se encontra no ponto do cruzamento.

Só que existe um problema aí. Quem examina as três leis de Kepler acha que é fácil calcular uma órbita. O problema é que o Sistema Solar não é uma coisa simples. Todo corpo tem atração gravitacional, e quanto maior o corpo, maior a atração. Se você calcula a órbita de um asteróide e descobre que ele vai passar perto da Terra, de Marte, ou de Júpiter, é bom não fazer cálculos para a órbita depois do encontro, por que o encontro irá perturbar a órbita do asteróide.

Mas este não é o único problema. Com poucas observações, o método que Gauss bolou ajuda a descobrir a distância e a órbita do asteróide, mas o erro na medida (e toda medida tem erro) é muito grande. Quanto mais observações você acumular, menor o erro no cálculo da órbita e da posição do asteróide. E hoje em dia os astrônomos não contam apenas com a observação via telescópios, eles usam também radares.

Quem acompanhou a história da descoberta do Apophis viu exatamente isto: os primeiros cálculos da órbita apontaram que haviam grandes chances do Apophis atingir a Terra. Só que o erro da medida era muito grande. O que os astrônomos fizeram? Mais observações. E o erro foi diminuindo. Até eles terem uma certeza razoável sobre onde o Apophis irá passar em 2029.

No desenho que pode ser visto em http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/e/e1/2004mn4d5_s.gif/180px-2004mn4d5_s.gif , o risco branco, transversal à trajetória em verde, marca o erro estimado na órbita determinada para o Apophis. Em outras palavras, os astrônomos ainda não tem certeza absoluta de onde vai passar o Apophis, mas o erro da estimativa deles já é pequeno o suficiente para que eles possam dizer com segurança que o Apophis não irá atingir a Terra em 2029. A órbita calculada passa, no ponto mais próximo da Terra, a pouco mais de 36.000 km no dia 29 de abril de 2029. É a distância em que se encontram muitos satélites de comunicação, em órbita geossíncrona. Em áreas rurais e subúrbios com pouca iluminação ele será visível a olho nu, e quem tiver um binóculos vai poder ver ele também, sem precisar procurar algum lugar privilegiado.

A NASA preparou um show de slides mostrando como é calculada a órbita de um asteróide, e como o erro é grande no início e vai diminuindo com a quantidade de observações:

http://neo.jpl.nasa.gov/gif/mea-orbit-big.gif

Agora, sobre o mundo acabar, a conversa é outra. O Apophis, segundo cálculos da NASA, vai liberar cerca de 880 megatons de energia em um impacto direto. O vulcão Cracatoa, que explodiu no século XIX, e coloriu o por do Sol por vários meses, liberou cerca de 200 megatons. Com certeza vai ser um evento que vai repercutir no planeta inteiro, mas não vai ser o fim do mundo. Vai criar uma cratera, ou, se cair no mar, uma tsunami de respeito, vai jogar muito material na atmosfera, provavelmente vai fazer baixar a temperatura global por algumas décadas, mas é só. Ah, e vai matar quem estiver próximo da área de impacto.

2007-02-28 15:09:45 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 1 0

De fato há sempre um exagero sobre queda de asteróide e no final sempre dizem que passou perto, tipo assim alguns milhões de quilômetros. E quanto ao mundo acabar para quem morre é óbvio. Todavia o planeta Terra, pode sim, ser totalmente destruído por um asteróide. Todos os corpos de tamanhos significativos que orbitam o sol estão catalogados e são constantemente observados por cientistas no mundo todo.

2007-03-01 13:43:49 · answer #3 · answered by jp 7 · 0 0

Olha o q tenho para lhe dizer é o seguinte: se esse asteroide vier mesmo(pois as chances são de 1 a cada aproximadamente 45 mil) então até lá eles ja inventaram uma forma de conter esse asteroide(como aconteceu em 2005 quando um asteroide menor foi dividido em pequenos pedaços graças a uma colisão realizada pela NASA)então n se preoculpe, se tiver d cair q venha.
Ja para essa questção q vc colocou eu n concordo pois acredito fielmente em Deus, e acredito em vida apos a morte.
abraço

2007-02-28 17:13:50 · answer #4 · answered by Yaziger M 1 · 0 0

Pode até cair, mas as chances são remotas.

abraços

2007-02-28 13:57:34 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Bem ... é por estas e por outras que somos abençoados ...
A probalidade de um acontecimento destes ter lugar é sensivelmente de 10%.
No entanto gostava de lhe fazer uma pergunta, que o fará pensar ... Qual a probalidade de sair de casa de carro e não acordar no hospital ?
A questão dos asteroides não é muito diferente. Veja : Há cerca de 4 ou 5 anos passou um asteroide com uma tangente à Terra de 1000000 de km durante o dia no Hemisferio Norte e ninguem o viu, ... porquê ??? ... foi durante o DIA !!!!

2007-02-28 12:41:41 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

ECLESIASTES 1:4
UMA GERAÇÃO VAI E OUTRA VEM, MAS A TERRA PERMANECE PARA SEMPRE.

2007-02-28 15:08:11 · answer #7 · answered by Wagner A 4 · 0 2

Meu caro (a), você sabia que a Bíblia fala que cairão pelo menos dois objetos "como grande montanha ardendo em chamas" isso foi escrito a + ou - 2000 anos, como eles saberiam naquele tempo que um objeto ao entrar na atmosfera terrestre, o atrito com o ar o tornaria incandescente? Pois é já viu os filmes: Impacto Profundo; Asteróide, etc, eles são baseados nisso que a Bíblia diz. Lei Apocalipse 8:8 a 11. outra coisa, v sabia que o aquecimento da terra esta dito também na Bíblia? Ap 16:8,9; é isso. Abraço...

2007-02-28 12:56:53 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers