Olá...
LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989.: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L7716.htm
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
Portanto, "Sim, é preconceito" e, se ocorrer, cabe processo: Ação de Danos Morais (Art. 5º, X da CF/88 e Artigos 186 e 927 do CC/02). Além do crime de preconceito (Lei 7.716/89) ou Ação Privada por Injúria (Art. 140 do CP), Calúnia (Art. 138 do CP) ou Difamação (Art. 139 do CP).
B-jos para todos.
2007-03-01 01:43:53
·
answer #1
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
O termo preconceito, na desinência da palavra significa Pre=antes / conceito = definir, estabeler, idealizar.
Logo, o perconceito nada mais é do que um idéia pre-estabelicida um conceito pre-concebido!! Porém, essas manifestações de raças étnicas que vc citou, sofrem com o preconceito definido de forma negativa, pejorativa, e degradante. Um exemplo é o período de segregação nos EUA (60,70), o Aphartheid na A. do Sul e o preconceito religioso contra os mulçumanos e o mas próximos de nós o preconceito contra o índio, negro e homossexual. O que eu acho, caro amigo. É, que algumas ações feitas para reparar o prejuízo causado por esses preconceitos negativos é válido. Mas o ideal é a conscientização popular para a TOLERÂNCIA e o convívio coletivo e pacífico entre as raças étnicas diferentes, as manifestações religiosas díspares e as opções sexuais de cada um.
um abrç
2007-02-28 04:18:27
·
answer #2
·
answered by Rafael Bertoldo. 3
·
1⤊
0⤋
Oi...Andre Jose!!!
Como vocêr mesmo já mencionou acima, existe uma abrangência grande sobre este assunto.
Preconceito é uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual. E podem ser divididos em dois segmentos: um segmento é maléfico à sociedade e o outro benéfico.
Quando se fala em preconceito racial, entende-se a priori que estamos falando de pessoas da cor negra. Este é o primeiro pensamento que nos vem a cabeça, o que é um preconceito pós-fixado. Na verdade, o comportamento preconceituoso está muito além de tudo isso. Se ficamos atentos a nosso comportamento diário, será possível entender que temos barreiras preconceituosas, que, se ao menos enxergamos ou entendemos como tal, preferimos classificá-las como preferência e não preconceito.
No Brasil, desde os ideais abolicionistas criou-se uma máscara, com a qual se disfarça o sentimento de preconceito em nossa sociedade.
O preconceito não se estende tão somente à cor negra, mas à branca, amarela, parda, azul, verde, marrom, aos orientais, aos menos providos financeiramente, aos deficientes, físicos e mentais, credos, naturalidade, às pessoas de opinião, aos homossexuais, aos bissexuais, e até mesmo, quem diria, aos heterossexuais! Por que não?
Não vejo motivos para se impor qualquer procedimento. Lembre-se que existe liberdade de expressão e não, libertinagem e banalização. Por que não se comportar de forma natural? E deixar que a lei, encarregue-se do restante? Talvez seja esse um dos motivos da marginalização de certos grupos. Não se impõe respeito, conquista-se. Cito Gandhi, grande pacifista, sem dar um tapa, libertou um país inteiro!
Bom... espero ter consiguido esclarecer alguma coisa...
Abraços!!!!!!!!!
2007-02-28 03:59:35
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Como tudo na vida existe os dois lados da moeda.
Por um lado realmente quando temos que adotar uma "lei" diferenciada para um grupo realmete parace q estamos confirmando a diferença entre eles.
Por outro lado as vezes exigir o direito de respeito e dignidade a um individuo, não é necessariamente trata-lo diferente e sim assegurar sua dignidade. Algo que deveriamos ter uns pelos outros independente de qualquer lei.
Mas como tudo na vida temos que tomar cuidado com os excessos. Quando qualquer um dos lados passa a receber mais benefícios que o outro voltamos ao problema inicial e o preconceito permanece, mesmo que seja invertido.
2007-02-28 03:54:03
·
answer #4
·
answered by Erika 2
·
1⤊
0⤋
Preconceito é o julgamento prévio de alguém ou algo.
Definição da palavra: PRECONCEITO = "Pré Conceito", ou seja, quando vc faz um conceito de alguém ou algo, antes de tomar conhecimento dos fatos ou da pessoa.
Enfim, nos exemplos q citou, é como julgar (condenando ou absolvendo) alguém sem conhecimento dos fatos e sem dar o direito de defesa a ela(e).
2007-02-28 03:47:18
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
resposta
resumo sobre O quê é preconceito=Preconceito é uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual.
2007-02-28 03:44:49
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sim..preconceito eh um conceito antecipado de alguma coisa...
2007-02-28 03:42:06
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
ecu não tenho preconceito... Nada contra... Podem andar sem nenhum problema perto de mim. Pra falar a verdade, o único problema é que eles conseguiram estragar o Rock... Isso me da nojo! E outra coisa que aquelas roupas, aqueles cabelos... Sinceramente são um nojo não é? E porque você disse que o rock brasileiro quase não se acha mais? Vai à *****! Mas vai mesmo! E não vem querer botar esses comentariosinhos defendendo esses coloridinhos não porque se não você vai ser xingado de monte! Seu... Deixa pra lá!
2016-12-18 12:23:53
·
answer #8
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
não!!!! Acho que preconceito é: nas nossas faculdades pouco mais de 4% dos alunos são afros brasileiros, um homem que não sabe falar a sua própria língua num pais tão rico como o Brasil!!! como podemos ter tantos analfabetos??? o racismo não impera mais no ranking do preconceito e sim o preconceito ao pobre!!!! não acha...
2007-02-28 03:45:38
·
answer #9
·
answered by Diogo Morgado 2
·
0⤊
1⤋