*** yy cap. 14 pp. 99-101 Deve tomar bebidas alcoólicas? ***
O EFEITO DO ÁLCOOL
8 Considere os efeitos do álcool sobre o organismo humano. Dessemelhante de outras substâncias, não requer digestão. Começa a ser absorvido na corrente sangüínea assim que penetra no estômago, embora a maior parte da absorção ocorra no intestino delgado. Ele é levado prontamente para o seu cérebro, seu fígado e outras partes de seu corpo. Visto que o álcool contém calorias, o corpo se põe então a aplicar o processo do metabolismo, quer dizer, a transformar o álcool numa forma química que o corpo possa, a bem dizer, queimar como combustível. A maior parte deste trabalho é feita pelo fígado. Os pulmões e os rins aliviam a carga, ao expelirem parte do álcool pelo hálito e pela urina.
9 Uma vez dentro da corrente sangüínea, que efeito tem o álcool sobre a pessoa? Tomado em pequenas quantidades, o efeito é de um leve sedativo, calmante ou tranqüilizante. Tomado em grandes quantidades, deprime o 'painel de controle' do cérebro. De modo que, pelo menos no caso de algumas pessoas, pode fazer com que a pessoa fique muito tagarela, excessivamente ativa e até mesmo agressiva. Já viu isso acontecer às pessoas?
10 Em concentrações ainda maiores de álcool, o cérebro fica severamente deprimido. O sistema nervoso central fica afetado. E a pessoa começa a ter dificuldade em coordenar seus movimentos. É por isso que tem dificuldades em andar, enxergar e falar com clareza. Fica também confusa no raciocínio. O problema é agravado pelo efeito peculiar que o álcool tem em fazer a pessoa pensar que seus sentidos realmente funcionam melhor do que de costume. De modo que geralmente é a última pessoa a dar-se conta de que bebeu demais. E quando chega ao ponto da embriaguez, apenas o tempo pode trazer alívio.
11 Veja o seguinte quadro bastante exato dos perigos e do desconforto resultantes do excesso de bebidas alcoólicas. É encontrado na Bíblia em Provérbios 23:29-35: "Quem tem ais? Quem tem apreensão? Quem tem contendas? Quem tem preocupação? Quem tem ferimentos sem razão alguma? Quem tem embaciamento dos olhos? Os que ficam muito tempo com o vinho, os que entram para descobrir vinho misturado. . . . Teus próprios olhos verão coisas estranhas e teu próprio coração falará coisas perversas. E hás de tornar-te como quem se deita no coração do mar [sentindo-se confuso e incapaz, assim como alguém que se afoga], sim, como quem se deita no topo de um mastro [onde o balanço do navio é sentido mais fortemente]. 'Golpearam-me, mas não adoeci; surraram-me, mas eu não o sabia [porque o bêbado é insensível ao que acontece e amiúde só se apercebe de seus ferimentos depois de ficar sóbrio].'" Isso não parece agradável, não é verdade? Mas é o que acontece quando alguém se embriaga.
*** w81 1/8 pp. 10-12 Como deixar de fumar ***
Como deixar de fumar
Primeiro, o fumante precisa mesmo querer parar. Precisa ter forte motivação. Jacquelyn Rogers, fundadora dos Smokenders, organização para ajudar fumantes a deixar de fumar, diz que ela está no negócio da motivação. "Fazemos as pessoas crer que podem parar", diz ela. Muitos fumantes não conseguem parar por terem dúvidas - duvidam de poder conseguir isso.
Será que os diversos programas e preparativos químicos contra o fumo podem ajudar alguém a deixar de fumar? Parece que ajudaram a alguns. "Não conseguiria parar sem ajuda", disse um forte fumante. Mas, conforme admitiu o Dr. Neil Solomon, que deu a este fumante injeções de vitaminas, minerais e novocaína, a respeito do tratamento: "Não há nada de mágico nisso. Quando alguém não quer parar, então simplesmente não funciona."
A VONTADE DE PARAR
Sim, o bom êxito depende quase que exclusivamente da determinação e vontade do fumante de parar. Sem esta determinação, nenhum remédio contra o fumo é bem-sucedido. Mas, com ela, pode-se deixar de fumar sem pagar por algum dispendioso remédio contra o fumo. Noventa por cento dos ex-fumantes pararam sem qualquer ajuda assim. Conforme disse a revista World Health: "O principal elemento do sucesso ou do fracasso é e sempre será a força de vontade do fumante. O resto é apenas enfeite." Mas como pode alguém obter a vontade de parar?
Para muitos, a lembrança constante de que fumar é mortal lhes deu esta vontade. Conforme disse uma médica do sul de Miami, que admitiu que gostava de fumar: "O medo é o único motivo de eu não fumar." Alguns programas de combate ao fumo cultivam este medo, dando ênfase ao terrível dano que o fumo causa ao corpo. O psicólogo David M. Fineman descreveu o processo de imaginação negativa que ajudou a ele e a outros a deixar de fumar: "Eu costumava inalar um cigarro e imaginar o dano instantâneo que isso causava ao meu organismo. Procurava conscientemente criar tais imagens."
Tal método, porém, não fornece a motivação suficiente para alguns deixarem de fumar. Conforme explicou certa dona-de-casa de Nova Iorque: "Mesmo que tivesse ido a um médico e ele me dissesse que eu morreria de câncer se não deixasse de fumar, não teria parado. Fumar era a coisa principal da minha vida, mais importante para mim do que a comida. Eu fumava quase que constantemente. Andava até mesmo pela casa com um cinzeiro na mão." Pode haver motivação mais forte para ajudar os fumantes gravemente viciados a deixar de fumar?
Esta dona-de-casa nova-iorquina começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. No entanto, aprender que fumar era contrário à lei de Deus não lhe dava por si só a necessária determinação de parar. "Eu queria parar", disse ela, "mas estava muito viciada. Simplesmente não tinha a força necessária para isso".
Explicou o que finalmente a induziu a parar de fumar. "Meu marido aceitou as verdades bíblicas que aprendia, parou de fumar e foi batizado. Fiquei muito grata! Eu não queria que nada nos impedisse servirmos a Jeová Deus de maneira aceitável e ganharmos a vida no seu novo sistema de coisas, de modo que decidi parar também." E fez isso!
AJUDAS PARA DEIXAR DE FUMAR
Há ajudas disponíveis para reforçar a sua vontade de parar. A mais importante ajuda é a que Deus pode dar. A dona-de-casa nova-iorquina já mencionada explicou: "Eu orava a Jeová incessantemente, e com a sua ajuda apegava-me à minha resolução de nunca mais fumar." Mas alguns oram e ainda assim não conseguem parar. Qual é o problema?
Talvez seja quando fazem as suas orações. Um fumante orava de manhã e à noite pedindo força, e, depois de enfraquecer e fumar, orava a Jeová para lhe dizer que lamentava o que tinha feito. Um amigo cristão perguntou-lhe: "Não acha que a hora de realmente precisar da ajuda de Deus é o momento em que estende a mão para pegar o cigarro?" Quando o homem passou a orar em tais ocasiões, obteve a ajuda para deixar de fumar!
Amigos que dão apoio, especialmente aqueles que também venceram o hábito de fumar e que, por isso, podem afirmar que isso pode ser feito, são de ajuda valiosa. Portanto, procure tais amigos. Deixe-os saber sua decisão de parar de fumar e peça o apoio deles.
Qual é a melhor maneira de parar de fumar? É pela redução do número de cigarros fumados cada dia, parando assim gradualmente? Ou é por fixar um dia e parar abruptamente naquele dia?
Contrário ao que muitos pensam, um estudo cabal de ex-fumantes mostrou que os fumantes podem melhor vencer os sintomas da abstinência por pararem de repente. Os pesquisadores Saul M. Shiffman e Murray E. Jarvik, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, explicaram que a vagarosa redução, na realidade, pode "prolongar a agonia [dos fumantes] por intermitantemente reforçar seus sintomas e o comportamento no fumar. Tipicamente, este estado crônico de abstinência levará ao relapso e ao retorno à proporção inicial de quanto se fumava."
Os primeiros poucos dias logo após parar podem ser os mais difíceis. Para ajudá-lo, pense nos benefícios de não estar fumando. Um deles é o dinheiro economizado. Este pode ser uma soma bastante grande! "Ponho agora Cr$ 150,00 por dia num cofrinho - o dinheiro que anteriormente gastava com cigarros", escreveu um homem. "Acho que nos próximos 12 meses isso vai somar mais de Cr$ 50.000,00, bastante para comprar para minha esposa um casaco de peles ou outra coisa."
Com forte determinação, muitos fumantes deixaram de fumar por uma semana ou mais, suportando a agonia inicial da abstinência. Mas, conforme observou a revista World Health, com isso "começa uma fase difícil, usualmente entre a primeira e a terceira semana. É então que ocorrem os primeiros recuos". De modo que a luta precisa continuar!
Sempre que sente necessidade dum cigarro, respire fundo duas ou três vezes. Mantenha à mão substitutos orais. Ponha na boca coisas assim como passas, nozes e sementes de girassol, ou coma uma cenoura ou uma haste de aipo, ou masque um chiclete. Beba mais líquidos - bebidas sadias tais como sucos de frutas ou de vegetais, ou apenas água. Programe também uma alimentação mais equilibrada.
Fazer mais exercício pode ser de grande ajuda. Poderá experimentar atividades tais como corridas leves, tênis, andar de bicicleta ou nadar. Estique muitas vezes o corpo. Obtenha bastante descanso. Vá dormir cedo, para evitar o cansaço nervoso. Concentre-se em aprender a descontrair-se. Se realmente quiser poderá deixar de fumar!
POR QUE VALE A PENA DEIXAR DE FUMAR
São muitos os benefícios derivados de se deixar de fumar. Incluem melhor saúde e perspectiva de vida mais longa, mas há muitos outros. Um ex-fumante observou: "Descobri novamente todos os prazeres naturais e simples que existem, por exemplo, o do paladar. Passeando pelas florestas, noto que os odores não mais são todos iguais - há uma grande variedade deles; é como que entrar num ambiente totalmente novo."
O maior benefício, porém, é o reconhecimento de que, por deixar de fumar, você se livra dum hábito que desagrada a Deus, bem como a muitos dos com quem tem contato. Se quiser ter ajuda para deixar de fumar por desejar ter o favor de Jeová Deus, escreva à editora da Sentinela. Ela terá prazer em enviar ao seu lar um ministro qualificado, que terá prazer em fornecer-lhe informações bíblicas adicionais e apoio moral para ajudar-lhe a deixar de fumar.
2007-02-28 01:18:06
·
answer #10
·
answered by Marcelo Pinto 4
·
0⤊
2⤋