English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tema central da Filosofia Oriental. Agora para você decidir...

2007-02-27 23:57:19 · 23 respostas · perguntado por . 5 em Artes e Humanidades Filosofia

23 respostas

Ñ fazer aos outros,o que ñ gostaria que fizessem com vc;
Ser fiel ao parceiro,amigos e familiares;
Ser honesto,ou seja,ñ roubar e pagar as contas em dia.
Ser solidário,ajudar ,que realmente precisa;
Bjks.

2007-02-28 07:16:41 · answer #1 · answered by Daniella YR 7 · 1 0

Dr. Divã,
Vou analisar sua pergunta de graça.
Primeiro você pergunta: Na sua concepção. Na minha concepção está se relacionando com a minha cultura, meu conhecimento. De fato cultura é relativa. Não pode existir um modo de vida correto universal. Existem diversas culturas. Cada uma com sua sabedoria e porques!
O mais correto é aquele que lhe convém, digno de seu povo de seu bem estar.
A filosofia Oriental é fascinante, mas longe de decidir o melhor pela humanidade. Cada ser humano deve buscar seu próprio caminho.

2007-02-28 12:55:38 · answer #2 · answered by Aninha 3 · 1 0

Gosto da frase do Abraão lincoln:"quando faço o bem me sinto bem ,quando faço o mal me sinto mal,heis a minha religião".Eu acho que não devemos seguir parâmetros ,tem que se fazer aquilo que nos apraz;porém,sempre lembrando que nossos direitos teminam onde começam o dos outros.

2007-02-28 12:44:15 · answer #3 · answered by nevermore 2 · 1 0

Viver sem me preocupar com a opinião alheia as minhas crenças

2007-02-28 08:05:28 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Cada qual tem sua filosofia. Para mim o correto e não cometer Excessos em nada do que fazemos e sentimos.

Abraços
@

2007-02-28 08:03:54 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

é aquele em que o o seu centro de gravidade está no coração.
Depois disso, é só ir pra galera!

2007-02-28 10:55:01 · answer #6 · answered by Satori 6 · 0 0

Bom... é uma pena eu estar respondendo esta pergunta somente agora. Acabei de passar por uma bateria de respostas e não posso ficar minha vida toda no YR. Portanto, serei breve, apesar da excelente pergunta exigir uma maior desdobramento.

Independentemente do que dizem as religiões, os costumes, as normas, ou as filosofias ocidental e oriental, so há uma única forma de se viver corretamente: vivermos sendo solidários. Explico.

A princípio, é bastante relativo dizer "o modo de vida correto". Mas, se existe um, seria: aquele que nos permite a nossa perpetuação no planeta, caso contrário não nos adiantaria termos um estilo de vida x ou y, já que não existiria a humanidade.

E a solidariedade o que é? É nos preocuparmos com outros indivíduos. É enxergarmos que somos apenas um numa rede mais complexa, chamada sociedade. E que sem ela não poderíamos existir.

Portanto, o "modo de vida correto" é sermos solidários com a sociedade e com o planeta para a nossa auto-preservação.

(Bela pergunta!!)

;)

2007-02-28 09:28:51 · answer #7 · answered by F. 2 · 0 0

Seguir os 10 mandamentos já é um bom começo e para ser melhor, uma boa alimentação livre de gorduras e açucar também ajuda muito.

2007-02-28 08:39:18 · answer #8 · answered by Ricardo 2 · 0 0

Como vivo no Ocidente, tento me adaptar ao sistema e entender o Cristianismo, seguindo o modo de vida daqui, sem entretanto, desprezar os princípios da Filosofia Oriental. Aqui sigo os preceitos contidos na Bíblia, mas os povos ocidentais pouco sabem de vocábulos sânscritos, isto é, da “língua perfeita e regular”, usada por orientais, indo-europeus do ramo indo-ariano na qual foram escritos os quatro Vedas (por volta de 1200-900 a.C.) e que entre os séculos VI a.C. a XI d.C. tornou-se a língua da literatura e da ciência hindu, a qual, por razões culturais, até hoje é mantida como o idioma constitucional na Índia. Descrita e codificada pelo gramático Panini por volta do século V a.C. a descoberta de semelhanças do sânscrito com o latim e o grego, colaborou nos estudos da filologia no Ocidente, principalmente em finais do século XVIII. Segundo o sânscrito, Veda é o conjunto dos textos sagrados, hinos, encantações, sacrifícios e receitas mágicas, contidas no Bramanismo e no Hinduísmo, fundamentos da tradição religiosa e filosófica da Índia. Para os Vedantas, adeptos da Darsana (escolas filosóficas ortodoxas que aceitam ou não a autoridade do Veda), há seis escolas ortodoxas da Darsana, que são:
Niaia - Sistema ortodoxo da filosofia, fundado por Siddhartha Gautama, o Buda, (563/483 a.C.), distinto principalmente pela reflexão em torno de assuntos de caráter lógico e metodológico, e a preparação de teorias do conhecimento geral e do universo físico, visando tal ciência à liberação final do indivíduo, ou seja, à Mocsa – finalidade máxima da vida humana - que é atingir um estado de perfeição, liberto de paixões e preocupações, cujo resultado é função específica do verdadeiro conhecimento);
Vaisesica – Sistema que vê a realidade constituída por dois grupos: o das coisas existentes (organizadas em categorias: substância, qualidade, particularidade, ação, inerência e generalidade) e as coisas inexistentes.
Sanquia – Do séc. IV a.C., de caráter dualista, criado em oposição ao Vedanta, cuja teoria atribui aos espíritos características inativas e atribui à natureza características dinâmicas, regidas pela lei do Carma.
Ioga – Sistema que constitui a prática do Sanquia para atingir o Mocsa, expondo os meios fisiológicos e psíquicos, desenvolvendo métodos de treinamento caracterizadores de cada uma de suas partes, como: a bacti-ioga (devoção), adiana-ioga (meditação), carma-ioga (trabalho), hata-ioga (posturas e exercícios respiratórios) e a japa-ioga (disciplina).
Mimansa - Sistema que constitui reflexão crítica sobre o ritual védico.
Vedanta - Sistema derivado do Mimansa, firmado nas escolas que afirmam a unidade essencial de todas as coisas, cujos fundamentos se orientam no sentido da obtenção da Mocsa.
Por outro lado, as duas principais escolas heterodoxas, sao:
O Budismo - Sistema filosófico, ético e religioso fundado por Buda e difundido no Leste asiático, cujo fundamento tem por base o ensino da conquista de elevados conhecimentos, capazes de libertar o homem da eterna roda do ciclo de nascimentos até alcançar o Nirvana (que, em sânscrito, significa “extinção” da chama vital). No Budismo, Nirvana é o estado de ausência total de sofrimento, estado de paz e plenitude que se alcança por evasão pessoal, traduzida na realização da sabedoria, e...
O Jainismo - Escola fundada por Maavira no séc. VI a.C., fundada no princípio de aceitação das doutrinas do Carma (conjunto de ações humanas e suas conseqüências) e do Ahinsa (princípio ético que consiste na rejeição constante da violência e respeito à vida de qualquer ser), cujos seguidores se conduzem de forma moral ascética e severa, e em oposição ao sistema de castas adotadas pelo Bramanismo.
No antigo sistema hindu de castas, a primeira classe era dos Brâmanes, seguida dos Xátrias e, no contexto social, são privilegiados tanto em relação aos Vaixás, da terceira classe, formada de criadores de gado, agricultores e comerciantes, como a dos Párias, que não se enquadram em nenhuma das castas. O modo de vida correto, é aquele que supõe o desapego, que pode estar em qualquer classe, o despreendimento, que eleva a alma pela ausência do egoísmo, a prática da "ahimsa", e a constante busca pela deidade (Deus).

2007-02-28 08:35:27 · answer #9 · answered by Origem9Ω 6 · 1 1

Seria possível enumerar uma série de fatores. Mas dois são fundamentais na minha concepção: quanto ao corpo (estado físico) - saudável. Quanto à conduta - honesto.

2007-02-28 08:23:09 · answer #10 · answered by Zigbry 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers