Chama-se princípio da correspondência o conceito formulado por Niels Bohr atendendo a necessidade de por em paralelo as realidades, aparentemente contraditórias, do mundo quântico (usualmente microscópico) por um lado e do mundo clássico, por outro.
Este princípio afirma que as grandezas quantizadas dos observáveis tendem ao limite clássico quando os números quânticos associados ao sistema em questão tendem a infinito.
É necessário dizer que nem todas as grandezas tem sua correspondência no mundo clássico. Pode-se invocar como exemplo os vários números quânticos encontrados na física de partículas, tais como o isospin, a estranheza, a hipercarga, o número leptônico e o número bariônico. Todos estes são números quânticos aditivos.
Um exemplo tomado como clássico é o do spin, que é um momento angular, mas não pode ser posto em correspondência no mundo clássico, pois só admite um número relativamente pequeno de valores projetados sobre o eixo de quantização. Contudo, há autores que afirmam que existem sistemas clássicos com spin, razão pela qual nesse caso não há um ponto pacífico.1
2007-02-27 22:51:50
·
answer #1
·
answered by JR 2
·
0⤊
0⤋
Em que sentido?
Matemático, fisico, sociologico, economico?
2007-02-27 22:49:38
·
answer #3
·
answered by hillrivero 3
·
0⤊
0⤋