Eu faço pós em psicologia e particularmente ñ sou fã de FREUD mas....
Sigmund Freud (Příbor, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939). Médico neurologista e fundador da Psicanálise. Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre. Estes elementos tornaram-se bases da Psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.
Freud, suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas idéias são freqüentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.
2007-02-27 23:37:00
·
answer #1
·
answered by patpedagoga 5
·
1⤊
2⤋
Freud explica
Se milhares de pessoas hoje se sentem à vontade para discutir seus problemas mais íntimos com psicanalistas, elas devem esta conquista à ousadia de Sigmund Freud.
"Ele foi muito corajoso", avalia a terapeuta sexual Cristina Milanez Werner.
Começo do século 20. Numa época em que vislumbrar as coxas de uma mulher em público era missão quase impossível, Freud horrorizou a moral e os bons costumes.
"Freud desmontou uma série de preconceitos e estudou profundamente a sexualidade", diz a psicanalista Ivone Ponczek, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Freud passou a vida decifrando os traumas – e desejos – mais secretos da mente humana. Ele ouvia o que os pacientes deitados num divã lhe contavam. E fez uma grande descoberta: nós não temos controle total sobre nossa mente. O pensamento é movido, também, por uma força poderosa que foge ao nosso controle: o inconsciente.
"Eu acho que a idéia do inconsciente foi a grande revolução do pensamento dele", comenta Ivone.
"Nós não temos total domínio do nosso pensamento – da nossa psique, do nosso comportamento – porque não é o consciente que domina, mas sim o nosso inconsciente, ou seja, tudo aquilo que está guardado, recalcado, reprimido, escondido", esclarece Cristina.
Freud dizia que o inconsciente manda sinais através dos sonhos. Assim, interpretar os sonhos seria uma maneira de decifrar os segredos do inconsciente.
"Através da sua famosa obra 'A interpretação dos sonhos', Freud fez uma profunda análise do que seria o sonho", diz Ivone. "Os sonhos, segundo Freud, revelam desejos inconscientes".
"Tanto que, quando acordamos, esquecemos rapidamente o que sonhamos. Porque é muito proibitivo. No sonho nós estamos sem censura", completa Cristina.
Mas as mensagens que o inconsciente manda através dos sonhos não são tão óbvias.
"O paciente não vai contar o sonho e o psicanalista vai dizer: ‘você sonhou isso, por causa daquilo’. Isso seria uma picaretagem e não um trabalho analítico. Para entender um sonho, o paciente vai ter que fazer associações em torno desse sonho", diz Ivone.
A sexualidade
Imagine dizer que um bebê, ao mamar, já está despertando a própria sexualidade, sente prazer na sucção do leite.
"E ele foi mexer justamente nesse vespeiro", ressalta a terapeuta sexual Cristina Milanez Werner.
"Se até hoje as pessoas têm dificuldade e preconceito em relação à teoria de Freud, imagine o que representou isso há mais de cem anos", comenta a psicanalista Ivone Ponczek, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Nada intimidava Freud. Sexualidade foi um dos assuntos preferidos dos estudos do pai da psicanálise.
"Ele fala que a criança tem várias facetas que mostram que ela não é tão ingênua nem tão pura quanto a gente pensa, porque ela tem desejos sexuais", diz Cristina.
Um dos mais famosos conceitos de Freud é o Complexo de Édipo. Ivone Ponczek explica em linhas gerais: "Fala do menino que se apaixona numa determinada fase da vida pela figura da mãe e rivaliza com o pai".
"Ele fica com ciúme na hora de dormir. Quando a gente deita, ele quer deitar no meio. Quando vê o pai me dar um beijo, fica com um pouco de ciúme. É coisa de criança, principalmente de menino", conta a mãe de um menino.
Freud deixava claro que essa é uma fase esperada do desenvolvimento masculino. Os pais só não devem estimular esse comportamento.
"O parceiro do pai é a mãe. Por isso eu, como terapeuta de família e casal, não recomendo selinhos entre pais e filhos. Freud dizia que a gente sempre busca um pouco a imagem do pai nos homens com os quais nos relacionamos e a imagem da mãe. Quão mais próxima, mais facilidade haveria na adaptação conjugal", diz Cristina.
E os estudos do médico nessa área vão bem mais longe. "A base da teoria de Freud mostra que a origem de todas as neuroses está na repressão sexual", acrescenta Cristina.
Ninguém escapa das análises de Freud, nem o presidente Lula.
Ato falho
¶
Pouca gente percebe, mas as teorias de Sigmund Freud estão até nas notícias do dia-a-dia.
"Tivemos um exemplo recente do Lula falando sobre reeleição. E até os jornais estamparam o ato falho dele", lembra a terapeuta sexual Cristina Milanez Werner.
"Para quem não sabe, ato falho são os erros que nós cometemos", esclarece a psicanalista Ivone Ponczek, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
O ato falho acontece, quando, por exemplo, trocamos um nome ou dizemos algo sem querer.
"Eu acho que o PT tem que ter mobilidade para saber a importância da reeleição. A importância da aliança política para o processo de reeleição", declarou Lula aos jornalistas.
"Freud vai mostrar que essas coisas não acontecem por acaso, não são um simples engano", diz Ivone.
"Provavelmente a reeleição de fato está nos planos de Lula. Então, ele nada mais disse que a verdade do que ele pensa", avalia Cristina.
"A troca de um nome ou um lapso sempre traz uma revelação de algo que estava oculto para a própria pessoa. Acontece com todos nós", assegura Ivone. "Pode ter vários motivos. A gente não pode taxar que o marido trocou o nome da mulher porque queria estar com outra". Coisas do inconsciente! Freud explica.
2007-02-27 23:41:21
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
7⤊
0⤋
Freud é o pai da Psicanálise, e como você deve saber, ela explica vários desvios comportamentais do ser humanos. É por isso que dizem que Freud explica. Um exemplo: uma pessoa que tem problemas sexuais na idade adulta (timidez ou vergonha) pode ter sofrido algum tipo de repressão dos pais na infância durante uma fase chamada de fase fálica. Então essa pessoa pode não lembrar o que houve com ela mas a psicanálise vai lá no fundo, no inconsciente para descobrir.
Por causa das explicações psicanalíticas acabou sendo criado pelo senso comum esse bordão "Freud explica" para comportamentos que não conseguimos entender.
2007-02-27 22:23:40
·
answer #3
·
answered by ***Mãe da Camila*** 5
·
4⤊
0⤋
explicação à forma de operar do inconsciente, propondo uma estrutura particular. Propôs um inconsciente dividido em três partes: o eu ou ego, o id e o superego.
O id representa os processos primitivos do pensamento e constitui, segundo Freud, o motor do pensamento e do comportamento humano. Contém nossos pensamentos e desejos de recompensa mais primitivos, de caráter sexual e perverso.
O superego, a parte que contra-age ao id, representa os pensamentos morais e éticos.
O ego permanece entre ambos, alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais. É a instância na que se inclui a consciência. Um eu saudável proporciona a habilidade para adaptar-se à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego.
ok
2007-02-27 22:29:54
·
answer #4
·
answered by M.M 7
·
4⤊
1⤋
Toda a tesede Freud é embasada na sexualidade, segundo ele, quando você observa o faz segundo parametros sexuais
2007-03-02 14:26:39
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Freud pode ser meio, mas nunca fim. Muitos param no tempo e tem Freud como resposta "Freud Explica". Ai param de pensar... Será mesmo que reud tem resposta pra tudo??? Ou você pode a partir dele melhorar conceitos???
Para e pense, não aceite a limitação de um único pensador, construa a partir de ideias, Não deixe que o FREUD EXPLICA se ja o limite de seus pensamentos e suas ações.
2014-02-07 03:00:56
·
answer #6
·
answered by Roberto B 1
·
0⤊
0⤋
Uzumaki,
Freud ajuda com suas teorias a você se conhecer emocionalmente e se ajudar quando existem problemas mentais que vc. supõe insolúveis.
Quando vc. se fere e tem que dar pontos, vc. procura um pronto socorro não é?
Quando suas emoções estão abaladas por algum problema grave de saúde ou na perda de um ente querido, os psiquiatras e psicólogos aplicam em vc. além de alguns medicamentos, as teorias de Freud, para que vc. consiga sair da depressão mais facilmente.
Um abraço!
Um abraço!!
2007-03-02 10:42:04
·
answer #7
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
é uma frase muito gostosa de se expressar,porque são coisas subjetivas que a gente não consegue definir e transfere pra freud,"pode freud?... "meu cachorro se chama froide,rsrsrs...
2007-02-27 22:45:28
·
answer #8
·
answered by kanseideilusoes 4
·
0⤊
1⤋
A expressão Freud Explica é simplesmente usada quando nos encontramos em certas situações inusitadas com pequena conotação sexual. A figura de Freud é muito ligada a sexualidade, devido aos seus estudos para psicanálise.
2007-02-28 00:22:25
·
answer #9
·
answered by Izabel Duarte 1
·
0⤊
2⤋
explica as burradas sexuais do home
2007-02-27 22:14:26
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
2⤊
5⤋