English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sou cristã protestante,meus filhos tbm,no entanto,de um mes para cá,houve uma revira volta em nossas vidas,a do meio com 29 anos,simplesmente deixou o marido,os dois largaram a Igrejá,e atualmente moro com ela e minhas 2 netas menores.Até ai tudo bem.Só que ela está se procedendo estranho,tá querendo aparecer demais,está fazendo tudo que não fez com 15 anos,ela é muito bonita,sex,extrovertida,um estouro de mulher sinceramente não precisa se expor tanto,está agora apaixonada por um jovem de 17 anos,ainda não tiveram nada um com outro,só virtual,mas do jeito que as coisas estão vai haver.Ela e o marido estão curtindo a vida,dizem,saem juntos pro mesmos lugares,voltam juntos,enfim está tudo joia,como falam.Minha angustia é que ela parece está muito descansada com o que possam pensar dela,mesmo sem motivo,aqui é uma cidade muito pequena e preconceituosa ainda,tenho a ajudado dando apoio,moral,financeiro,e cuido das meninas o tempo inteiro.Estou certa?Ou deveria impor limites ?

2007-02-27 21:52:55 · 10 respostas · perguntado por Leilinha 2 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

10 respostas

Graça e paz, Leilinha! Em primeiro lugar, você deve impor limites mesmo. É muito cômodo para sua filha sair para "curtir" a vida e deixá-la tomando conta das filhas. Me perdoe, mas você está errada nesse ponto. A responsabilidade de cuidar das filhas é dela, ela quem é mãe. Você é vó e vó não é para cuidar. Dar apoio financeiro, você pode até dar, mas a responsabilidade de cuidar é dos pais e não só da mãe também. Segundo, você não deve ficar preocupada com que o povo da cidade vai pensar dela, porque ela quem tem de tomar conta da reputação dela também, isso não é problema seu. Quanto a ela ter saido da igreja também é problema dela, porque a salvação é individual, por mais que você a ame e queira que ela seja salva, se ela não quiser não vai adiantar, porque você só é responsável pela sua salvação, a dela, ela quem deve fazer por onde alcançar. A Verdade, ela conhece, que pelo que senti ao ler, ela foi criada no evangelho. Então ela tem consciência disso e não adianta você ficar falando, falando. Se falar muito você vai ser tachada de chata. Por outro lado, pensando humanamente, pelo lado da psicologia, sua filha descobriu o "mundo" agora. Ela nunca deve ter saído do jeito que está saindo agora. Agora que tem 29 anos, ela acha madura o suficiente para andar por onde quer e com o problema da separação ela ficou, digamos assim, "livre" para fazer o que bem entende. Esse comportamento dela pensando do lado humano, é completamente normal, só que pensando pelo lado espiritual, todas nós sabemos que não é, que ísso é péssimo para a vida espiritual dela. Deus fica muito triste com isso. Sobre o rapaz de 17 anos, isso também é como se fosse um "ciúme", mesmo que inconsciente que ela está querendo provar para o marido dela, que mesmo com 29 anos é capaz de namorar um garotinho de 17 anos. Isso também com o tempo ela vai ver que não tem nada a ver. Você não precisa ficar preocupada se eles vão chegar "nos finalmentes", porque se ela continuar com esse pensamento é muito provável que isso aconteça. Agora, Leilinha, quando você não dá conta de levar seu fardo, o que Jesus nos disse na sua palavra? Quando não pudermos mais levar nosso fardo, entrega a Ele. Só ele vai poder te ajudar. E, amiga, joelho no chão, jejum e oração. Não adianta você falar muito com ela. Tenha uma última conversa com ela, diga a ela tudo isso e depois entrega o problema para Jesus que Ele vai resolver e pense em Eclesiastes 3:1-8. Tudo no seu tempo. Tudo se resolverá. Não fique angustiada por isso. Peça as suas amigas sinceras para te ajudar a orar, mas não fique comentando seus problemas pra todo mundo. Infelizmente até dentro das igrejas têm aqueles que querem ver só a nossa derrota. Se quiser conversar mais me escreva. Tem meu e-mail aí. Você pode me escrever que conversamos mais. Tenha em mim uma amiga. Não foi por acaso que cliquei na sua pergunta. Concordas? E fique com a Graça e a Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Bjs.

2007-02-27 22:37:25 · answer #1 · answered by Lúcia Floripa 4 · 0 0

O único limite que vc deveria impor é colocar na cabeça dela que eles tem que ser responsáveis com os filhos, tenho 31 anos e me vejo incapaz de querer resgatar algo da minha adolescência jogando minhas peqs nas costas de quem seja, uma vez se tem filhos, a vida tem e deve ser vivida de outra forma

2007-02-28 06:05:31 · answer #2 · answered by elibethkel 7 · 1 0

Vigiai e Orai.

2007-02-28 06:00:54 · answer #3 · answered by Lord McLoud 7 · 1 0

para que ficar preucupada entregue tudo nas maos de deus
tudo ele pode fazer tudo ele pode resolver

2007-02-28 07:26:28 · answer #4 · answered by alex l 1 · 0 0

sr leilinhá acho que sua filha se descobri novamente deixe ela curtir uma hora ou outra ela ira se cansa disso tudo ira ver que ha vida não e só curtição ela tem 29 anos, e não e mais nenhuma criança creio que ela sabe o que faz e esta ciente de tudo, quanto ao fato de sua cidade ser pequena eu acho que cada um deve cuidar de sua vida, não de bola para que as outras pessoas falam ou deicham de falar o importante e que sua filha esta vivendo um momento de felicidade.

espero ter te ajudado em alguma coisa sr leilinha, um abraço.

2007-02-28 06:59:45 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

eu ate acho que limites sao interessantes, mas depois de uma certa idade nao se sabe ao certo que limites voce pode dar a uma filha divorciada e que more com voce.
Os limites nao podem ser mais os mesmos de quando ela tinha 15 anos, com toda certeza, o certo mesmo seria ela se deicidir oque ela quer com o ex-atual marido, se ata ou desata, ou se vai ficar so na sua casa por ser mais comodo, afinal ,eles saem juntos, fazem tudo juntos, e deixam as crianças com voce.
essa historia de virtual pra ela esta comoda demais, ja que nem ata ou desata, virtual vai ser prejudicial pra ela enquanto ela nao tiver uma decisao certa, ela deve se dicidir antes e nao depois de conhecer o cara do virtual.

2007-02-28 06:57:59 · answer #6 · answered by Marcos JGC 5 · 0 0

Olha, não quero julgar pois conheço muito pouco a vida de vocês.

Mas acho que essa euforia pós separação que ela esta passando é normal e tende a se estabilizar com o tempo.

Ela deve ter tido uma adolescência tranquila e pacata e saiu de casa direto para a casa nova com o marido quando se casou. Talvez tenha casado virgem e esse marido tenha sido o único em sua vida.

Ela está com vontade de viver e no começo se perde um pouco com a liberdade que tem. O marido não devia aceitar que usasse determinado tipo de roupa, e agora ela faz questão de usar. É como se ela tivesse que provar pra ela mesma que ela pode.

Converse com ela e oriente-a. Não adianta bater de frente. Alerte-a pra que ela pelo menos tenha prudência e deixe a poeira baixar para que veja o que ela realmente quer.

Acho que em breve as coisas se acertarão. Se o casamento era infeliz não há o que fazer a não ser apoia-la. Porém se foi uma briga passageira eles poderão voltar.

Espero ter ajudado.

2007-02-28 06:56:40 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

-Primeiro,Todos tem o Direito de se divertir,sair,conversar e se envolver com quem gosta.
-Segundo,Ela ja nao eh mais uma crianca e voce ja nao eh mais uma jovem mae,entao sua filha,como uma Mulher de 29 anos deveria estar estudando na Faculdade ou Trabalhando ou As duas coisas pois voce nao vivera para sempre para cuidar de sua filha,e como voce bem disse acreditar em Deus,o unico que nos pode julgar eh ele,entao se sua cidade nao eh Deus,nao se preocupe com o julgamento dela,por mais dificil que possa parecer,demonstre sua fe,CUIDE DE SUA FILHA E DO FUTURO DE SUAS NETAS!

2007-02-28 06:52:38 · answer #8 · answered by NoNe_Knows 1 · 0 0

Com certeza você deve impor limites, por um simples motivo: ela e as filhas estão na sua casa e na sua casa as regras são suas. E para mim, esse já é o primeiro "erro" da questão: o fato dela ter se separado não dá à ela o direito de "invadir" a casa dos pais e se "sentir dona do ambiente". Ela já tem 29 anos e já foi casada, por isso, tanto ela quanto o ex-marido têm obrigação de dar um lar para os filhos, e esse lar não é na casa dos avós. Apesar de separados, eles devem continuar sendo donos de suas vidas, porque nessa idade, voltar a depender dos pais, é um grande retrocesso. Isso inclui que devam continuar sendo responsáveis pelas filhas, dando comida, casa, educação e outros cuidados.
Dê à sua filha uns 2 ou 3 meses para resolver a situação e achar um lugar para morar e deixe isso muito claro. Não é obrigação de vocês, como pais e avós, "cuidar" de uma filha de 29 anos e das netas.
Essa volta para casa para depender dos pais, como falei, é um retrocesso. A pessoa pode, além de achar muito cômodo, voltar a se infantilizar, o que está provado uma vez que ela está voltando a ter comportamentos típicos de uma adolescente.
Sinceramente, se você quer ajudar a sua filha a ser madura e independente, o que seria um ótimo exemplo também para as meninas, deve fazer com que, mesmo separada, ela tenha vida própria. Como disse, fale com ela, estipulando um tempo para ela procurar um lugar para morar e conseguir um emprego, se não tiver. E vez por outra, claro, você pode cuidar das netas para que ela possa se divertir.
Todos precisam de limites em relação à gente, inclusive os familiares. Isso é bom para todos! Boa sorte e dê uma lida nos textos nos links abaixo.

2007-02-28 06:51:29 · answer #9 · answered by Luz 6 · 0 0

Amiga, não faz muito tempo que deixei de ser adolescente. E, com a voz da experiência que tive nessa fase, posso afirmar com certeza que, quanto mais se prende ou proíbe de fazer as coisas, pior é. É claro que devemos impor limites aos filhos, saber dizer não. Mas, quando tinha meus 15 anos, minha mãe deixava que eu fosse pra balada se eu quisesse, eu fui ao ginecologista pela primeira vez aos 13, e minha mãe também permitia que eu namorasse, ela só gostava de saber quem era. Resultado: Nunca me meti com drogas, hoje, aos 20 anos, quase não vou pra balada (faz mais de 6 meses que não vou) estou num relacionamento sério, e vou me casar. Temos que aproveitar cada fase das nossas vidas, senão quando chegamos à idade em que devíamos amadurecer, acontece o contrário, talvez por isso sua filha aja dessa maneira. É uma fase, ela precisa viver isso porque não teve na adolescência. Continue apoiando sem julgá-la, o que ela mais precisa é do seu colo.

2007-02-28 06:27:33 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers