PROLOG E BANCO DE DADOS
Discutir métodos para melhorar o uso de uma base de dados num programa para aumentar eficiência e velocidade. Algumas dessas melhorias precisam ser feitas pelo próprio sistema Prolog. Outras podem ser feitas pelas aplicações de uso dos métodos de armazenamento e acesso .
Como uma aplicação se torna mais complexa, isso requer uma grande base de dados. Então, uma maneira óbvia de aumentar o poder de Prolog é aumentar ao máximo o tamanho do banco de dados. Quando escolhemos qual sistema Prolog usar, nós checamos se o banco de dados é grande o suficiente para nossas necessidades.
Um tipo de design de banco de dados, chamado de "virtual database", permite que a base de dados vá para o disco quando a memória está cheia. Outro chamdo "worlds", permite que a base de dados seja particionada em áreas separadas, cada qual pode ter no máximo o tamanho do banco de dados. Worlds precisam ser fornecidos pelo sistema Prolog.
Se o tempo para procurar um termo entre vinte e cinco é insignificante, a procura entre centenas de termos pode diminuir a perfomance. Quando você tem grandes bancos de dados,velocidade de acesso da informação se torna um item importante. Você pode usar métodos alternativos de busca e armazenamento para aumentar a perfomance do programa. Esses métodos como tabelas hash, árvores binárias e balanceadas fazem você acessar informação no banco de dados mais eficientemente.
MODELOS DE BANCO DE DADOS
As primeiras bases de dados em Prolog estão localizadas na memória. O tamanho da base de dados foi delimitada pelo tamanho da memória. Em grandes máquinas, onde há uma grande quantidade de memória , esse modelo é adequado. Quando Prolog migrou para pequenas máquinas, o tamanho da memória foi insuficiente. Foi necessário desenvolver outros modelos em que grandes bancos de dados pudessem ser manuseados. Um desses modelos é o "virtual database".
No "virtual data base", o espaço em disco suplementa a memória. Os termos em Prolog são armazenados em seções , chamadas páginas. Quando páginas em memórias se tornam cheias, Prolog troca páginas com o disco. Quando a informação é necessitada da página do disco, Prolog troca uma página da memória para o disco, então com isso pode-se trocar a página do disco para a memória. Termos com a mesma chave são armazenados na mesma página, se possível, para minimizar as trocas que ocorrem num num sistema de "virtual database", o tamanho do banco de dados é limitado pela quantidade de armazenamento em disco na máquina. Todo gerenciamento da memória virtual pode ser realizado pelo sistema Prolog , sem intervenção do programa ou do programador.
fonte:http://www.cos.ufrj.br/~ines/courses/LP/98-1/prolog.htm
um abraço!
2007-02-27 21:40:58
·
answer #1
·
answered by Gregorio 7
·
0⤊
1⤋
Caro amigo, listei alguns links que vão ser úteis para vc tirar suas dúvidas.
Fundamentos da Linguagem PROLOG:
http://www.dcc.fua.br/~dcc_lp/p_logica/prolog/lp_prolog.html
Processamento e Representação de Listas:
http://www.din.uem.br/ia/ferramen/prolog/procdelistas.html
Aprender a manipular listas no Prolog:
http://www.inf.furb.rct-sc.br/~jomi/logica/exercicios/listas/index.html
O que é Prolog, definições:
http://www.criarweb.com/artigos/239.php
Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prolog
Operadores Numéricos:
http://pucrs.campus2.br/~annes/prolog2.html
Espero ter ajudado :)
P.S:
Caso não tenha sido solucionada sua dúvida, me mande um e-mail (clique no Avatar), com o maior número possível de informações, tipo marca e modelo do PC ou placa mãe, on ou offboard, processador, memória, sistema operacional, qual software está usando, janelas de aviso, etc. Bem como um e-mail para a resposta.
2007-02-28 08:20:32
·
answer #2
·
answered by Vinicius Feio 7
·
0⤊
0⤋