Bem, inicialmente quero te parabenizar pela iniciativa em "pegar" o negócio! É isso que falta ao Brasil, empreendedorismo. Agora, sobre o caso tenho alguns pts a comentar. Vms por partes:
1. Caso vc realmente queira tocar a empresa, antes de mais nd vc deve ir nos órgãos específicos e mudar a nomeação da razão social da empresa, pois, apesar de não ser mais mantida pelo seu tio, tds os valores (financeiros, tributários, lucros, dívidas, patrimônio líquido...) irão recair à ele caso haja algum problema. Melhor do que remediar, é prevenir. Portanto, passe-a para o seu nome. E tb vc pode colocá-la a supervisão do SuperSimples, uma nova lei tributária das MPE's (Micro e Pequenas Empresas) q facilitará as obrigações do assunto.
2. Se fosse foi realmente (como no mundo da adm é irônicamente chamado) "picado" pelo bichinho do Empreendedorismo, vc terá de ter uma visão positiva sobre o seu negócio. Por estar sendo não-bem administrada, não traz retornos financeiros. Elas não possuem o conhecimento técnico para tal. Mas, vc tá começando a ter. E o que está te faltando agora é um apoio de um administrador formado, atuante, que te ajude a começar a caminhar. Pense que a empresa é seu filho, aposte nela, dê o melhor de si á ela que terá o retorno esperado.
3. Ele irá apontar alguns desvios de visão (se a empresa não tiver, crie pq assim será mt + fácil guiar os caminhos) como por exemp: Não é pq vc mora no interior q não consolidarás um bom negócio. Dificuldades tds têm mas é aí que mora o diferencial de um empreendedor, ele sabe tirar os melhores pts de um ambiente turbulento. Tens que pensar oq é melhor p/ o seu negócio. Deves fazer uma análise dos mercados internos e externos do produto sim, pois só assim vc poderá ponderá os valores p/ ver se vale a pena continuar com o fornecedor atual ou partir p/ outros. Deves ver: Fora, vc terá um custo maior pois poderá pagar fretes mas talvez é de maior qualidade e portanto trará maiores retornos. Ou com o msmo fornecedor, terá de criar um diferencial (pois ele tb vendo o mesmo produto)p/ q haja dinheiro p/ pagá-lo além de retornos à vc. Mas isso só será confrontado por uma análise de mercado (ñ precisas ir mt longe, conheça os mercados + atuantes ao redor de sua cidade ou até msm só em MG) e por vc.
4. Outra coisa, ninguém nasce sabendo de td e nem conhecendo o mundo. Um bom empreendedor tb se utiliza da expressão Quem não arrisca, não petisca. Faça da falta de experiência a sua maior ambição pq terás mais vontade de conhecer oq ñ sabe e irás à luta. Com os passos certos na hora certa e no lugar certo, os contatos serão consequências. E mais além, faça dos mesmos seus melhores clientes pois eles serão a porta de entrada do seu negócio p/ o mundo. Se for bem tratado, serão fiés e fará comercial boca-a-boca.
5. Vc tem e muito a contribuir. Basta apenas que vc queira realmente pq obstáculos é que não vão faltar. Mas nd na vida vem do céu (tirando a chuva, claro rsrsrs). E uma coisa que vem fácil, vai embora fácil. Portanto, se é oq seu coração diz, agarre essa chance e vá atrás dos seus objetivos.
6. Se não tiveres como encontrar um adm profissional, tente contatar SEBRAE ou Incubadoras de Empresas, Universidades, via telef ou msm por e-mail. Mas como ainda estáis começando nas aulas é de fundamental importância que tenhas ajuda profissional ao teu lado.
7. No mais, desejo-te mt boa sorte e que, apesar de ainda ser uma acadêmica de Administração (4º ano, concluínte) deixo meu e-mail p/ qlqr outro contato, ok?
Bjuuuuuuuuus,
Bom dia,
Marcella K. (adm_marcella@yahoo.com.br)
2007-02-27 15:09:27
·
answer #1
·
answered by Marcella K. 2
·
1⤊
0⤋
Acho que será um laboratório para você essa empresa. Deve tentar sim continuar com ela, pois poderá aprender muito, se não dá prejuizo, não está endividade e paga em dia suas obrigações para com terceiros, deve continuar sim. Não dá lucro mas não dá prejuízo. é certo que toda a empresa é criada para dar lucro.
Primeiro deveria buscar outros fornecedores sim, ou seja, uma empresa não pode nunca ficar na mão de um único fornecedor, ainda meis se ele é seu concorrente. Isso é agravante, pois seu fornecedor jamais pode ser seu concorrente, isso infrige uma regra da comercialização em geral, que é a concorrência desleal, se ele fabrica tem melhor preço e fica impraticável concorrer assim no mercado. Deverá cortar esse fornecedor e buscar um. Tens contador? Se é daquele que só faz o basicão, sai fora, o contador tem que não só fazer a contabilidade básica mas te dar diretrizes para alvancar teus lucros,. Já pensou em procurar a consultoria do SEBRAE? Eles são ótimos para lhes oferecer ferramentas para melhoria de comercialização, produção, compra e negociação no mercado. Além disso dão cursos rápidos para leigos, como seus parentes. Outra coisa, propaganda é a alma do negócio, já dizia um velho professor meu. Tens que fazer o produto chegar até seu cliente e ele elogiá-lo e dizer pra outros que ele ´ebom, por isso instale ou faça um projeto de marketing, os seus professores podem ajudá-lo nisso, ou até colegas que estão em períodos superior, qun sabe monta uma equipe de força-tarefa. Pode ser interessante para eles, evocê pode montar até um empresa júnior para gerenciamento de outras empresa na sua cidade, com a ajuda de sua faculdade. Bem, sou formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em auditoria e contabilidade financeira, professor de auditoria contábil em cursos de pós-graduação e também de matemática financeira. Se quizer conversar mais entre no meu perfil e mande um mensagem, terei o maior prazer de "tentar" contribuir com algo mais para sua empresa. Também sou do interior de Minas, mas atualmente moro na capital. Abraços do Rocha e boa sorte.@
2007-02-27 22:23:19
·
answer #2
·
answered by Rocha 5
·
1⤊
0⤋
Informe-se no
www.sebrae.com.br.
Lá, eles podem lhe sugerir, caso lhe interesse, um outro tipo de comércio, menos competitivo, com todas as orientações que você está precisando.
Boa sorte.
2007-02-27 22:16:04
·
answer #3
·
answered by Naonda do YR 7
·
1⤊
1⤋