English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Finalmente o mercado de capitais brasileiro está se tornando uma alternativa atraente de investimento p/ o cidadão comum?

De acordo com as recentes noticias - como o aumento dos investimentos externos por conta do baixo risco Brasil, aumento dos investimentos internos por conta do PAC, aumento da quantidade de aberturas de capitais (as IPOs) na bolsa, e perspectiva de maior crescimento econômico (com conseqüente maior movimentação na bolsa) – a opção parece estar se tornando um investimento a ser analisado com bons olhos.

Eu pergunto isto porque, até então, sempre ouvia dizer que Bolsa de Valores “é um jogo de cartas marcadas”, que não vale a pena o risco, onde só lucram os “macacos grandes”, e/ou o pior: (e essa muito mais comum entre os professores) que isso é uma ARMADILHA CAPITALISTA - onde muitos perdem o pouco que aplicam, e poucos ganham muito. Até confesso que considerei isso por um certo tempo, e custei a me desvencilhar dessa visão preconceituosa que só atrapalha.

2007-02-27 09:13:11 · 4 respostas · perguntado por ஃ panen et circenses ஃ 7 em Ciências Sociais Economia

Mas, observando o desempenho do meu cunhado, que usa parte do lucro de sua empresa (a Domínio Sistemas) em aplicações na bolsa (vem obtendo excelente retorno) e também ouvindo melhor as opiniões de quem realmente é antenado e aberto a falar sobre essas questões, aprendi que o mercado de ações é uma excelente iniciativa – tanto para pessoas, quanto para o país. Ele funciona como um motor, capaz de permitir as empresas recursos necessários para financiar sua expansão, e, por conseqüência, permitir novas alternativas de investimento ao cidadão comum por conta desse crescimento – um ciclo virtuoso, que pode sim, ser benéfico para a enorme maioria e não apenas para uma determinada elite.

Por isso, sempre tive essa idéia: “Será que não vale pena seguir por esse caminho?”. É uma dúvida de uns anos para cá, que me fez optar por Economia (ingressei na metade do ano passado) em detrimento a Arquitetura (que sempre foi o meu sonho, pois tenho dom e adoro desenhar).

2007-02-27 09:14:25 · update #1

Acredito que fiz uma aposta quem sabe para o futuro, meu pai já tem investimentos em imóveis e existe essa possibilidade de direcionar esses investimentos para carteiras de ações – que hoje estão em alta. Mas obviamente, antes, tenho que aprender muita coisa. Contudo, ele disse que me dá todo o apoio, e eu, portanto, vou trabalhando com ele e aprofundando os meus conhecimentos nessa área.

Enfim, opiniões são sempre bem vindas, e essa é a razão que me motivou a fazer essa pergunta.. Será que realmente investimento na bolsa tem futuro? O que você pensa sobre o mercado acionário? É melhor que aplicação em imóveis? Quem já tem, teve, ou pretende ter conhecimento, experiência ou idéias a cerca do referido tema, e/ou gostaria de passar ou aprender algo mais, eu agradeceria a discussão nesse espaço.

2007-02-27 09:15:40 · update #2

Barbosa, primeiramente, quero agradecer e deixar claro minha enorme satisfação em vê-lo participando aqui mais uma vez. Como sempre, dotado de uma visão ampla, uma opinião clara, e uma resposta altamente instrutiva – superou todas as expectativas.

Realmente acho muito gratificante interagir nesse nível, contar com a atenção de pessoas como você, como a Si, ou até mesmo como o doido do Eduardo(rsss), que sem dúvida são os que faz valer a pena esse Yahoo Respostas.

Discussões como estas - produtivas, livres, dinâmicas (já que permitem o interlúdio entre diferentes idades, visões e pontos de vistas) é que nos fazem engrandecer um pouco mais a cada dia. Não adianta ficar enfiado no sofá o dia inteiro assistindo ao BBB ou a Páginas da Vida... heuhaheh

Quanto ao suposto sentido “provocativo” da pergunta, confesso com toda sinceridade que se trata de uma TREMENDA coincidência !!

2007-03-01 13:12:39 · update #3

Parece até brincadeira... Mas para te ser bem franco, eu nem havia tomado conhecimento da queda nas bolsas quando fiz a pergunta, acho que setivesse, a pergunta seria exatamente a mesma porém com um significado totalmente diferente, no caso, o inverso. Na realidade, o que me deu mesmo a idéia foi a reportagem de capa da Exame desta semana “Onde Investir em 2007” que eu lia anteontem no carro quando viajava para Floripa - além também da conversa que tive com esse meu cunhado mencionado anteriormente, o Gúy.

Das notícias eu só fui saber à noite depois que voltei do clube - e aí eu até comecei a rir – “**** que pariu, logo hoje que resolvi perguntar sobre a viabilidade de se investir na bolsa?? Santa coincidência!!”

2007-03-01 13:13:38 · update #4

Se der para me passar pelo e-mail o cenário desenvolvido, demorou!

2007-03-01 13:22:03 · update #5

Você citou a gestora Hedgin-Griffo.

Pois no ranking das 20 instituições que mais deram retorno em fundos multimercados nos últimos três anos, ela ficou em 5º lugar geral com 82% de retorno. É considerada uma "butique" para investidores, visto que o investimento mínimo exigido é de 20.000 reais e os custos operacionais são altissimos. Não creio que seja o negócio para mim.

Eu ainda sou muito novo Barbosa (tenho apenas 20 anos), penso que o foco do meu interesse esteja no Home Broker.

Já conversei inclusive aqui em Criciuma com o Canela do BB-Próspera - que é um antigo amigo nosso da família - ele me deu ótimas indicações, além de ser mais um a me incentivar a prosseguir firme no me curso caso eu pretenda realmente aspirar uma entrada na bolsa no futuro.

É o que eu tenho feito, mais muitas dúvidas ainda permeiam a minha cabeça.

2007-03-01 13:56:01 · update #6

4 respostas

Essa pergunta no dia de hoje é uma provocação? (KKKK)

Só pode ser mesmo uma provocação, seria muita coincidência uma pergunta dessas justamente no dia em que o Ibovespa despencou 6,63% (maior queda desde 9/2001), Xangai -8,84% (maior queda desde 5/1997), Nasdac e Dow Jones -3,86 e -3,33 respectivamente e assim todas as principais Bolsas do Planeta.

Mas enfim, vamos lá vou entrar fundo em sua provocação.

Primeiramente nunca tive nenhum preconceito a nenhum tipo de investimento lícito e em relação à Bolsa de Valores confesso que sempre tive relativa admiração. Me lembro que em meu curso de Economia os professores falavam com certa pompa desse assunto o que me deixava ainda mais entusiasmado. Algumas faculdades aqui em Belo Horizonte tinham programas de visita à Bolsa de Valores local (que está a anos luz da de São Paulo, é óbvio), e até mesmo a Bolsa de São Paulo, para uma aula prática e ambientação.

Entrando um pouco no cerne de sua questão, aplicações em Ações, Mercados Futuros, Dólar, etc. Devem ser encaradas como possibilidades de aplicações assim como Fundos DI, Caderneta de Poupança, Imóveis, etc.

E como todo investimento, existem vários aspectos que DEVEM ser levados em consideração, como por exemplo: a) sua aversão ao risco, b) sua necessidade de liquidez, c) suas metas e objetivos, d) seus prazos, e é claro o mais importante, e) quanto tens para investir.

Em relação a compra e venda de ações a situação não é diferente. Um sujeito plenamente avesso ao risco, jamais entrará nesse mercado, tenderá a preferir investimentos seguros como a caderneta de poupança, mas em contrapartida, deverá arcar com rendimentos imensamente menores.

O Mesmo acontece com quem preza pela liquidez imediata. Já presenciei ações se valorizarem mais de 220% em um dia (Coelba em meados de 2002, acho), no entanto dada a baixíssima liquidez do referido título, seus detentores podem não ter sido capazes de vender seus títulos a essa valorização, diante disso, durantes as semanas que se sucederam a referida valorização, esses mesmos títulos tendem a cair e a venda acaba se concretizando a um nível bem mais baixo. Neste caso cito um exemplo mais recente a qual poderas pesquisar no site da Bovespa, as ações da Varig (VAGV4) tiveram grandes subidas e descidas durante 2005/2006, no entanto mesmo com grandes valorizações, quem compraria ações de uma empresa com futuro incerto? Logo sua liquidez era praticamente nula. Portanto quando começar a atuar no mercado, SEMPRE dê preferências para as ações Blue Ship, sua liquidez é quase que imediata (Petrobrás PETR4 e Itaú Banco ITAU3, são bons exemplos).

Se tens para investir uns R$800,00 certamente não é na compra de ações que ficará rico ou alcançará seus objetivos, mesmo porque os rendimentos, por maiores que sejam, não compensariam os custos inerentes de tal aplicação.

No mercado de ações poderás comprar uma ação na parte da manhã e vende-la a tarde e obter lucro (Operações Day Trade). Ou então comprar ações da Vale do Rio Doce (VALE4) hoje e negocia-la daqui a dez anos. Tudo ependerá de seu perfil, seu propósito. Assim como qualquer investimento.

Mas não se iluda, existe sim um lado muito pervesso neste mercado que é a expeculação, que gera instabilidade econômica e fragiliza mercados emergentes, alem de desviar recursos e investimentos da área produtiva e redireciona-los a ganhos fáceis e imediatos em mercados de todo o mundo (vide o exemplo do Brasil em 2000/2001). As quedas nas Bolsas hoje em todo mundo estão diretamente relacionada com a atitude do governo Chinês em controlar este capital volátil e reduzir a velocidade de seu crescimento. Era notório a pelo menos dois meses que as ações na Bolsa de Xangai estavam super valorizadas, ontem depois do record histórico de alta naquela bolsa, altoridades chinesas parecem ter agido em prol de uma sinalização adversa aos atuais acontecimentos, o que culminou na baixa expressiva de hoje.

Enfim respondendo suas perguntas: Sim, investimento na bolsa tem futuro e isso é parte de um elaborado programa de incentivos governamentais (iniciados no governo FHC), que visa estimular a população a entrar nesse novo mercado. Como exemplo sito o que aconteceu em 1998 quando o governo autorizou a transferência de recursos do FGTS para aquisição de ações da Petrobrás, quem aderiu a esse programa à época, até dezembro de 2006 obteve lucro de mais de 600% (é isso mesmo 600% - só lembrando que o FGTS rende o índice da caderneta de poupança).

O que você pensa sobre o mercado acionário? Apesar de hoje ter pertido 3/4 do que levei 5 meses para juntar, confesso que adoro brincar com meu Home Broker. Adoro correr riscos, isso para mim é na realidade um grande jogo, uma enorme diversão. Tenho como meta já para os dois meses a frente começar a pedir dinheiro emprestado para investir no mercado de ações, com a diferença espero dodrar minha renda mensal até meados de 2008, mas a queda de hoje me serviu como um alerta para estar mais atendo ao mercado e ter mais alto-confiança, haja visto, previ que algo ia acontecer e não tomei nenhuma atitude, achando que estava ficando doido. Outra dica, para entrar nesse mercado deve-se estar sempre atento a tudo no mundo, desde o mal humor de Alan Greenspan (que ainda é muito influente), até os ventos no deserto do Saara, que evitaram uma temporada de furacões nos EUA no ano passado e permitiram a continua queda dos preços do petróleo (e não é exagero).

É melhor que aplicação em imóveis? Isso é muito relativo depende do imóvel, do desempenho de sua carteira de ações, e a sua astúcia ao lidar com o mercado, vendendo e comprando no momento certo.

Quem já tem, teve, ou pretende ter conhecimento, experiência ou idéias a cerca do referido tema, e/ou gostaria de passar ou aprender algo mais, eu agradeceria a discussão nesse espaço.
Uai! Estamos aí em caso de dúvidas é só perguntar. Tenho uma planilha qua talvéz possa lhe ajudar, se tiver interesse... Se tiver conta no Banco do Brasil, sugiro conversar com seu gerente acerca desse assunto. O BB é o único banco a qual poderás comprar e vender ações de forma direta (através de conta corrente), via Home Broker. Apesar de o banco não disponibilizar todas as funcionalidades que o mercado de ações oferece, para se começar a "brincar" é excelente (visite http://www.bb.com.br/appbb/portal/on/cva2/index.jsp). Antes de entrar nesse mercado, se intere dos custos, que são muito altos e que podem comprometer sua lucratividade, o que a maioria das pessoas ignoram (Taxa de corretagem fixa e variável, taxa de ibovespa, taxa de custódia, IR - para investimentos acima de R$20.000,00, CPMF, etc). Para se ter uma idéia as melhores corretoras do pais chegam a cobrar quase R$100,00 por mês pela simples manutenção de sua conta (no BB paga-se R$9,00 ao mês apenas se tiver ações em custódia).

Existem ainda vários blogs, site, salas de bate-papo na internet apenas com esse tema, algo que não aconselho. Aqui mesmo no YR tem uma turminha que parece saber bastante.
Todos os grandes bancos trabalham com alguma corretora associada, informe-se.
Se não quiser aplicar diretamente em ações poderás aplicar em fundo de ações, normalmente são investimentos dito como agressivos, converse com seu gerente, qualquer banco oferece ao menos uma opção. Informe-se também quanto a carteira que compões o fundo. Se tiver conta no ABN AMRO Real procure informações sobre o FIA ETHICAL.
Poderás també se associar a um clube de investimento, como exemplo vide: www.investvale.com.br

O mais boa sorte e em caso de dúvidas... Valeu?

Barbosa.

Ps.: Se quiser posso lhe enviar um cenário desenvolvido por uma corretora de valores, é muito interessante vale a pena dar uma olhada, é muito útil para qualquer tipo de investimento e para a vida cotidiana. Caso tenha interesse é só pedir.

2007-02-27 13:48:31 · answer #1 · answered by BARBOSA® 7 · 2 0

vai lá, sem medo de ser feliz...arrisque-se!!!

2007-03-07 06:08:14 · answer #2 · answered by Kika 5 · 0 0

Quer uma dica? que tal Telefonia via IP voIP? vem aí com tudo. veja siteTelextreme.com.br

2007-02-27 17:19:09 · answer #3 · answered by Reginaldo- SKILLO 4 · 0 1

Alto índice de negociações não significa necessariamente ganhos para o investidor.
Se o valor de suas posições não se alterar, voce não ganha absolutamente nada.
Bolsa de valores não é lugar para apostas.
Lugar para apostas é no jockei.

2007-02-28 16:06:47 · answer #4 · answered by L.C.P. 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers