ai Marx nunca falou de dialética, ele nunca entrou nesta área
2007-02-27 07:14:45
·
answer #1
·
answered by cecilia a 2
·
0⤊
1⤋
Ele não é pai da dialética.
Ele falou de materialismo dialético e recorreu à dialética ao formular a antítese do capitalismo.
2007-02-27 18:38:05
·
answer #2
·
answered by Superman 2
·
0⤊
0⤋
Você deve estar confundindo Dialética com Materialismo Dialético, esta sim uma filosofia marxista que liga uma concepção materialista do mundo, fundada essencialmente no progresso científico, e uma concepção crítica, a dialética, herdada da filosofia de Hegel.
Dialética(do. gr dialektike= discussão, pelo lat.dialectica)
1) A arte de argumentar e discutir.
2) Método de raciocínio que consiste em analisar a realidade, pondo em evidência suas contradições e buscando superá-las
3) Seqüência de raciocínios rigorosos destinados a provocar a adesão do interlocutor
2007-02-27 16:53:33
·
answer #3
·
answered by Penso; logo Descartes existe. 7
·
0⤊
0⤋
O conceito de dialética é utilizado por diferentes doutrinas filosóficas e, de acordo com cada uma, assume um significado distinto. Para Platão, a dialética é sinônimo de filosofia, o método mais eficaz de aproximação entre as idéias particulares e as idéias universais ou puras. É a técnica de perguntar, responder e refutar que ele teria aprendido com Sócrates (470 a.C.-399 a.C.). Platão considera que apenas através do diálogo o filósofo deve procurar atingir o verdadeiro conhecimento, partindo do mundo sensível e chegando ao mundo das idéias. Pela decomposição e investigação racional de um conceito, chega-se a uma síntese, que também deve ser examinada, num processo infinito que busca a verdade. Aristóteles define a dialética como a lógica do provável, do processo racional que não pode ser demonstrado. "Provável é o que parece aceitável a todos, ou à maioria, ou aos mais conhecidos e ilustres", diz o filósofo. O alemão Immanuel Kant retoma a noção aristotélica quando define a dialética como a "lógica da aparência". Para ele, a dialética é uma ilusão, pois baseia-se em princípios que, na verdade, são subjetivos.
O método dialético possui várias definições, tal como a hegeliana, a marxista entre outras. Para alguns, ela consiste em um modo esquemático de explicação da realidade que se baseia em oposições e em choques entre situações diversas ou opostas. Diferentemente do método causal, no qual se estabelecem relações de causa e efeito entre os fatos (ex: a evaporação da água causa a formação de nuvens, que, por sua vez, causa as chuvas), o modo dialético busca elementos conflitantes entre dois ou mais fatos para explicar uma nova situação decorrente desse conflito.
A dialética hegeliana é idealista, aborda o movimento do espírito. A dialética marxista é um método de análise da realidade, que vai do concreto ao abstrato e que oferece um papel fundamental para o processo de abstração. F. Engels retomou, em seu livro, "A Dialética da Natureza", alguns elementos de Hegel, concebendo a dialética como sendo formada por leis; esta tese será desenvolvida por Lênin e Stálin. Por outro lado, outros pensadores irão criticar ferrenhamente esta posição, qualificando-a de não-marxista. Assim, se instaurou uma polêmica em torno da dialética.
2007-02-27 16:15:08
·
answer #4
·
answered by Katte 6
·
0⤊
0⤋