Tradicionalmente, a Argentina é indicada como um dos países latino-americanos com melhor nível de vida. No entanto, devido à prolongada crise econômica, política e social que assolou o país recentemente, os indicadores sociais sofreram uma notável deterioração. A tradicional classe média argentina é hoje uma franja mais reduzida da população, dado o aumento no número de novos pobres.
Apesar da difícil conjuntura, a Argentina continua ostentando um bom sistema educativo (a educação primária, por exemplo, é gratuita e obrigatória para crianças entre 6 e 14 anos), uma baixa taxa de analfabetismo, entre outros indicadores favoráveis.
Gastronomia
A Argentina possui influência européia e indígena na sua gastronomia, mas devido ao pampa que faz fronteira com o Uruguai e Brasil que tradicionaliza a pecuária como atividade econômica, vários pratos típicos são baseados na carne bovina e nos derivados do leite. Nos restaurantes portenhos, são comuns os bifes de chouriço (a picanha do Brasil), filé mignon, entrecorte e costela. Além dos variados queijos e doces de leite, são comuns os alfajores, chocolates e trufas. O suco de pomelo (tipo de laranja-lima), é muito comum e pode ser encontrado na forma de refrigerante gasoso. Na panificação, a media-luna (originariamente o croissant francês) é uma boa pedida para acompanhar o chá com leite, nos vários cafés e restaurantes do país.
Principais Indicadores Sociais
Esperança de vida ao nascer: 75,24 anos (homens 71,56; mulheres 79,06) (2005)
Taxa de fertilidade: 2.3 filhos por mulher (2005)
Mortalidade Infantil: 14,4 por mil nascidos vivos (2004)
Taxa de analfabetismo: 3,1% (2006) (definição: pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever)
Universidades públicas: 37 (1999)
Universidades particulares: 49 (1999)
Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Argentina.
A Literatura Argentina tem nomes de expressão universal, sobressaindo-se os nomes de Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Domingo Faustino Sarmiento, Adolfo Bioy Casares, Ernesto Sabato, entre outros.
O futebol é o principal esporte da Argentina, seguido pelo tênis, o automobilismo e o rugby. O maior rival da seleção argentina de futebol (conhecida como "La Albiceleste") é o Brasil. Os clubes de futebol mais populares da Argentina são o Boca Juniors ou CABJ, o River Plate ou CARP, o Racing, o Argentino Juniors, o Independiente e o San Lorenzo.
O maior nome do futebol argentino é Diego Maradona, herói da seleção alviceleste na Copa do Mundo de 1986 no México, liderou a equipe ao bicampeonato mundial de futebol.
O maior nome do automobilismo argentino é Juan Manuel Fangio, piloto que foi por 5 vezes campeão mundial de Fórmula 1, numa época em que os pilotos eram mais habilidosos e menos dependentes dos carros.
2007-02-27 10:00:12
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tambem tenho alguma coisa para voce sobre os argentinos. Outro dia precisei sobre a Colômbia e encontrei no google. Tudo certinho, meu trabalho foi dez.
2007-02-27 15:44:03
·
answer #2
·
answered by geoneida 5
·
0⤊
0⤋
Para saber detalhes da vida dos argentinos ou todo o que vc quer saber me escreva a sergiopertutti@yahoo.it
Até breve,
Sergio
2007-02-27 11:41:29
·
answer #3
·
answered by Sergio 2
·
0⤊
0⤋