English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-27 06:15:16 · 3 respostas · perguntado por Simone A 1 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

3 respostas

Pigmentos vermelhos já eram aplicados nos lábios em 5000aC, potes de óxido de ferro vermelho foram encontrados no interior dos túmulos antigos sumerianos e egípcios. É no antigo Egito que vamos encontrar os primeiros testemunhos do uso de cosméticos. Acentuar o vermelho dos lábios é um dos hábitos mais antigos na história da vaidade feminina. O costume de colorir a boca tem suas raízes no Egito e, diferente do que se acredita, não foi instituído por Cleópatra. O busto de outra rainha egípcia, Nefertite, exposto no Museu de Berlim, prova que lábios femininos já eram pintados mil anos antes da era de Júlio César.
Para enfeitar a boca em busca da sensualidade, as mulheres do Mundo Antigo recorriam às alternativas naturais. No Egito as moças usavam "púrpura de Tyr", enquanto as gregas aplicavam uma raiz vermelha chamada "polderos" com cerato de mel para dar um aspecto mais saudável e úmido aos lábios.
Do mundo das rainhas egípcias até o avanço da publicidade de massa, o batom percorreu uma longa e rica trajetória. Os tons sofreram mudanças, mas a fina camada de cor nunca abandonou os lábios femininos.

2007-02-27 07:23:02 · answer #1 · answered by Ol@!! Virginia 6 · 0 0

O baton foi inventado na África, a tribo Knuiá-papu costumava pintar as jovens (virgens) com tinta vermelha nos lábios.

Isso representava a pureza, meta principal da tinta.

Por dar uma aparência especial e ter um significado importante para as mulheres da época, a moda passou a ser utilizada em todo mundo muito rápido.

Hoje, nao representa a pureza, mas dá um toque de beleza nas mulheres.

Fonte(s):
Indios do planeta Terra - Knuiá-papu

2007-02-27 06:20:19 · answer #2 · answered by elidarolim 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers