Pérolas
Diz uma lenda árabe que as pérolas representam a luz da lua nas profundezas do oceano. Deve existir uma lenda árabe para cada criação da fantasia humana mas o fato é que as pérolas realmente estão ligadas a lua e associam-se a noite, muito mais do que ao dia. Amadas, veneradas, desejadas durante toda a história da civilização as pérolas representaram poder e riqueza. Quando se fala em tesouro, lembramos logo de ouro, diamante, rubi, esmeraldas e pérolas. E o que difere as pérolas desses minerais? Ela simplesmente não é uma pedra encontrada na natureza. A pé**** é produzida por um animal muito estranho e feio: a ostra.
Pérolas - perfeição rara
A pé**** é fruto do sofrimento. A ostra deixa-se penetrar por um simples grão de areia que passa a irritar o seu corpo. Para proteger-se, começa a envolver aquele corpo estranho com uma substancia chamada nácar, camada após camada durante um tempo que varia de um ano e meio em criações artificiais, até 8 anos em situações naturais. O sofrimento da ostra transforma-se nessa obra de arte que conhecemos como pé**** e que ganha destaque mundo afora no desenho de jóias de todo tipo, incluindo aí, peças extremamente sofisticadas, acessível apenas a bolsos muito recheados. As pérolas cultivadas no Taiti fogem da cor tradicional, variando do cinza até o completamente negro, passando por tons azulados e esverdeados e distinguem-se de um modo todo especial.
Pérolas negras - jóias sofisticadas para poucas pessoas
Marcas famosas como Prada, Chanel, Cartier e outras mais, colocam as pérolas na vida de celebridades ao custo de muito dinheiro e tornam as pérolas um segmento milionário no sempre fantástico mundo dos negócios. O cultivo das pérolas acontece especialmente no Taiti e na Austrália, onde verdadeiras fazendas submersas funcionam com um processo bem interessante. As ostras são inoculadas com uma partícula que as irrita e em conseqüência disso começam a fazer a gestação da pé****. O processo pode levar até 8 anos mas normalmente esse tempo situa-se entre os 18 até 24 meses e a pé**** perfeita é raríssima. A maior parte das pérolas produzidas são ovaladas ou em formato de pêra e o tamanho vaia de 6 até 18 milímetors. Nada é perdido. Há uma utilidade para cada tipo de pé**** produzido.
Pérolas negras produzidas em fazendas submarinas - perfeição rara
Existe registro de pérolas desde 3.300 a.C. pela região do Rio Indo. A Rainha Achamenid possuiu um colar de pérolas que hoje está no Museu do Cairo. Ela viveu em 2.300 a.C. e já naquela época as pérolas simbolizavam a nobreza, o poder e a riqueza. Hoje a produção de pérolas mede-se em toneladas - 70 toneladas só no Japão - e os resultados dependem desde o tipo de ostra que é utilizado até a substancia e o formato do grão que se coloca na ostra para irritá-la e começar a gestação da gema. O processo envolve alta tecnologia como em tudo onde se mete o bicho homem. Na Austrália o crescimento das pérolas é mais lento mas a qualidade, a perfeição e o tamanho do produto é muito maior, algumas pérolas chegando a atingir 18mm e um formato perfeito.
Ostras - artistas com obsessão por formas arredondadas
Só em alguns lugares do mundo as ostras produzem as substancias que tornam as pérolas negras. O Atol de Manihi, na Polinésia Francesa é o maior produtor desse tipo de pé****, de altíssimo valor comercial. Mesmo lá, apenas um pequeno percentual das ostras faz o trabalho certinho e essa raridade é que torna as pérolas negras tão valiosas e selecionadas para a confecção de jóias extremamente caras.
Jóias - destaque da nobreza
A produção natural ocorre quando um grão de areia ou outro corpo sólido qualquer invade o corpo da ostra. No processo artificial coloca-se no corpo da ostra uma partícula propositalmente esférica, fabricada com osso de um determinado molusco, provocando assim a reação de defesa do animal. Todo o processo de criação é bastante complexo, envolvendo a produção de ostras, multiplicação dos animais, inoculação por processos manuais que interferem até no metabolismo do animal na tentativa de obtenção da pé**** perfeita. A maior parte da produção é de pérolas de ma qualidade e apenas um pequeno percentual é considerado de boa qualidade. A pé**** perfeita é muito rara.
Mesmo as pérolas deformadas são utilizadas na fabricação de jóias - nada se perde
Os chineses tem inoculado pequenas imagens de Buda em ostras especiais e essas imagens são envolvidas pelo nácar, produzindo pérolas com a imagem dentro. Não é um bom resultado mas nos faz pensar que, mediante pesquisa e uso de tecnologia, futuramente teremos pérolas coloridas artificialmente em qualquer cor desejada e em qualquer tamanho. Atualmente, mesmo as pérolas produzidas artificialmente são pérolas naturais pois de artificial tem somente a produção das ostras e a inoculação do corpo estranho. Todo o processo de produção é feito realmente pela natureza.
Variedade de formas e cores - o que nos aguarda o futuro?
A ostra é uma artista com obsessão por formas arredondadas e trabalhos em tons monocromáticos, com poucas variações de tonalidade. É também uma artista extremamente paciente, capaz de esperar anos para concluir a sua obra de arte, buscando sempre a perfeição mas quase nunca atingindo-a. Nessa sua labuta incansável vem brindando a humanidade com verdadeiras obras de arte ao longo dos séculos e séculos. Modesta, jamais cobrou tributo. O verdadeiro artista é mesmo assim. Será?
2007-02-27 05:53:02
·
answer #1
·
answered by נα¢qυєℓιиє 3
·
0⤊
1⤋
Quando algum corpo estranho invade o organismo da ostra, o mesmo começa a elvolvê-lo com uma substância que se solidifica e se transforma na pé****.
2007-02-27 05:54:37
·
answer #2
·
answered by Marcio Rockfeller 4
·
0⤊
0⤋